Alstom desembarca primeira peça da usina Santo Antonio

A primeira peça para Santo Antonio, usina em construção no rio Madeira, chegou no último final de semana ao Estado de Rondônia. O tubo de sucção, projetado e construído pela Alstom, é o primeiro equipamento eletromecânico da obra, que terá um reservatório de 271 km² e será a terceira maior usina do País em energia assegurada (quantidade que pode ser contratada), com uma potência instalada de 3.150 megawatts.

O equipamento foi produzido na fábrica de Taubaté, que representa a maior unidade fabril da área de hidrelétricas da Alstom em todo o mundo. A unidade é capaz de produzir uma gama completa de produtos, como turbinas de todos os tamanhos, geradores para diversas aplicações, equipamentos hidromecânicos e pequenas centrais hidrelétricas. Taubaté supre o mercado hidrelétrico do Brasil e da América Latina, além de utilizar sua capacidade e longa experiência para exportar projetos.

A produção do equipamento acompanhou o adiantamento das obras e foi concluída seis meses antes do previsto inicialmente. “Nosso objetivo é adiantar ao máximo a entrega das peças, para que a usina entre em funcionamento o quanto antes e leve seus benefícios aos brasileiros no menor prazo possível”, afirma Marcos Costa, vice-presidente do Setor Power da Alstom Brasil e América Latina.

O tubo de sucção é uma das principais partes da turbina e fica na saída de água do equipamento. O modelo entregue em Santo Antonio é ideal para turbinas do tipo Bulbo, que são próprias para concepção de reservatórios com baixas quedas e fortes vazões, característica da região do rio Madeira. As turbinas a serem instaladas nessas usinas serão as maiores do tipo Bulbo do mundo. Centenas dessas unidades, fabricadas pela Alstom, estão em operação em outros locais. Alguns exemplos são Canoas I e II, em São Paulo, Igarapava, em Minas Gerais, Rock Island, nos Estados Unidos, Chautagne/Belley, na França, Qiao Gong e Tong wan, na China. As outras principais referências da Alstom no Brasil incluem as usinas de Itaipu, Tucuruí e Porto Primavera.

A segunda peça eletromecânica para Santo Antonio, que também será entregue pela Alstom, sairá da fábrica ainda no final deste mês. A empresa é responsável por 19 turbinas do projeto, 22 geradores, além dos equipamentos hidromecânicos e de levantamento, que serão fornecidos a partir de uma nova fábrica em construção em Porto Velho, denominada Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA). A IMMA é uma joint venture formada entre a Alstom Hydro e a Bardella, empresa brasileira de bens de capital. Dedicada principalmente a projetos na região da Amazônia, deve entrar em operação completa no fim de 2009 e vai abrir aproximadamente 300 postos de trabalho.

Perfil da Alstom – A Alstom é líder mundial em geração de energia e infraestrutura ferroviária e é referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia, além de serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica. O Grupo emprega 81.500 pessoas em 70 países e registrou encomendas de 24,6 bilhões de Euros em 2008/2009.

Autor: Portal Fator Brasil