Alterados prazos para implantação de duas hidrelétricas em Goiás

A Gerdau Aços Longos S/A, responsável pela construção das usinas hidrelétricas Caçu e Barra dos Coqueiros, terá novo cronograma de implantação e operação dos empreendimentos, que juntos totalizam 155 megawatts (MW) de potência. O novo prazo estabelece para junho de 2010 a operação total das usinas. Veja o novo cronograma http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/cronograma%202.pdf.

O pleito da empresa foi acatado esta semana pela diretoria da Aneel com a justificativa de que o atraso na obtenção dos licenciamentos ambientais comprometeu o cronograma estabelecido anteriormente (dezembro de 2007). A possibilidade de alteração do cronograma em virtude de atrasos nos licenciamentos está prevista tanto no edital de leilão como no contrato de concessão dos empreendimentos. A usina Caçu terá 65 megawatts de capacidade instalada e Barra dos Coqueiros, 90 MW. Ambas estão localizadas no rio Claro, entre os municípios de Caçu e Cachoeira Alta, no estado de Goiás. As concessões dos empreendimentos foram licitadas em 2002.

A decisão da Agência também envolveu a alteração do número de unidades geradoras das usinas, reduzindo de três para duas. A mudança foi aprovada uma vez que a redução do número de máquinas atende aos requisitos estabelecidos no contrato de concessão: as potências e as energias asseguradas parciais serão recalculadas, porém serão mantidos os valores finais, após a completa motorização das hidrelétricas.

Por fim, a diretoria da Agência acatou também o pleito da Gerdau em relação à alteração do valor final da energia assegurada da hidrelétrica Barra dos Coqueiros em função do rebaixamento do nível d’água previsto para o empreendimento a jusante (abaixo) da usina. Nesse sentido, a Aneel, via área técnica, tomará as providências necessárias junto ao Ministério de Minas e Energia para a publicação dos novos valores finais de energia assegurada da hidrelétrica Barra dos Coqueiros.

Autor: Site Aneel