Estado poderá ter mais seis termelétricas a gás (ES)

Dos 16 novos projetos de usinas termelétricas com os quais a Petrobras firmou compromisso para fornecer gás natural no país, sete estão localizados no Espírito Santo. 

Dos 16 novos projetos de usinas termelétricas com os quais a Petrobras firmou compromisso para fornecer gás natural no país, sete estão localizados no Espírito Santo. Esses projetos poderão ser construídos aqui caso sejam vencedores no leilão de energia nova, marcado para agosto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Na verdade, 21 projetos foram inscritos junto à EPE para participarem do leilão, mas nem todos eles teriam condições. Para participar, os empreendedores responsáveis têm que não só apresentar o termo de compromisso firmado com a Petrobras – que garanta o fornecimento de gás natural ou óleo combustível – como também licença ambiental prévia. 

As informações sobre o número de empresas que apresentaram o termo de compromisso com a Petrobras foram dadas pelo secretário de Desenvolvimento, Guilherme Dias, durante visita às obras da Termelétrica Viana (Tevisa), primeira usina térmica construída no Estado, que terá capacidade de gerar 174,6 MW. 

A usina, que está sendo construída pela finlandesa Wärtsilä, foi a primeira a ter o projeto aprovado no leilão de energia nova de 2007 e deverá estar pronta para entrar em operação em janeiro de 2010. Ela está na lista, no entanto, das empresas que serão acionadas se houver problemas no sistema de geração do país, como seca em alguma região, que mereça o acionamento das usinas térmicas. 

O governador Paulo Hartung, que também esteve na visita à Tevisa junto com a prefeita de Viana, Angela Sias, destacou a importância da termelétrica, cujo investimento é de R$ 300 milhões. “Esse é o primeiro projeto. Temos mais oito já contratados, com investimento que supera a R$ 1,5 bilhão para os próximos dois anos, sem contar o que poderá vir do leilão de agosto”, destacou ele. (Denise Zandonadi) 

“O Espírito Santo vai ser quase uma Bolívia por dia, em relação ao fornecimento de gás para o Brasil”
Paulo Hartung – Governador do Estado

Autor: Gazeta On Line