Construção de megaporto no Espírito Santo gera revisão de plano diretor

Prefeitura de Presidente Kennedy, onde será erguido o porto da Ferrous Resources, estima que a população da cidade praticamente dobre até o fim das obras 

O fundo de investimento Ferrous Resources vai construir um grande porto privado para serviços de mineração, siderurgia e exportação na cidade de Presidente Kennedy, litoral sul do Espírito Santo. A obra, avaliada em R$ 2,3 bilhões, deve ser iniciada no primeiro semestre de 2011 e concluída em dezembro de 2013. 

Por conta da obra, a prefeitura da cidade está desenvolvendo um novo Plano Diretor para setembro deste ano. A perspectiva é de que, com o novo complexo, a população local passe de 11 mil para 20 mil habitantes. “Fechamos alguns compromissos com o governo estadual e o município para a realização de algumas alterações nos acessos viários ao porto. Por isso, a necessidade de se revisar o Plano Diretor de Presidente Kennedy”, explica Braga. 

“O projeto experimental prevê a construção de uma ponte de acesso com 5,2km de extensão que ligará o píer ao continente, uma estrutura em forma de 'L' com 1,5 km, um píer para minério com 600 m de comprimento, além de áreas de estocagem, estruturas de equipamentos, linhas de transportadoras e sistema de filtragem”, conta Marco Aurélio de Azevedo Braga, gerente de operações portuárias do grupo. 

A Ferrous também planeja a construção de um mineroduto com 420 km de extensão, que sairá das minas da empresa, no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, e terminará no porto. 

A Ferrous está desenvolvendo o projeto de engenharia do novo porto e trabalhando para a obtenção de todas as licenças ambientas. “Para a construção do projeto, vamos selecionar as empresas pelo seu histórico e expertise em obras portuárias. Podem ser até empresas internacionais. Mas isso é uma decisão só para 2010”, afirma o gerente. A Ferrous Resources é formada por investidores do Brasil, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos.

Autor: Porto de Santos