Usiminas e Usiminas Mecânica apresentam novas soluções para o setor de petróleo e gás

Na 5ª edição da Brasil Offshore, a Usiminas e a Usiminas Mecânica anunciam a ampliação do atendimento ao setor de petróleo e gás com o desenvolvimento dos aços CLC (Continuous on Line Control). Tecnologia inédita no País e resultado de uma parceria com a siderúrgica Nippon Steel, os aços deste grupo apresentam alta resistência e menor peso e oferecem ótima soldabilidade e produtividade operacional. 

Outro diferencial apresentado pelas empresas para os aços CLC será a presença de um grupo de especialistas atuando diretamente no cliente e desenvolvendo, em conjunto, as melhores aplicações do produto. O foco de atuação está na indústria naval, de plataformas, tubos, equipamentos montagens e estruturas industriais, construção civil e vasos de pressão. 

A produção dos aços CLC no Brasil será possível com o investimento da Usiminas em um processo de Resfriamento Acelerado na linha de Laminação de Chapas Grossas, localizada na Usina de Ipatinga (MG). O resfriamento acelerado é realizado, por meio de tratamento térmico, com menor adição de ligas na composição. As obras para instalação do novo equipamento começaram em fevereiro deste ano e a previsão da siderúrgica é que entre em operação no 3º trimestre de 2010. 

Inovação – Os aços CLC também ampliam a atuação da Usiminas Mecânica. Com o desenvolvimento desse novo grupo de aços, a empresa, produtora de bens de capital da Usiminas, ganha competitividade para fornecer produtos e serviços ao setor de petróleo e gás com tecnologia mundial. 

A Usiminas Mecânica, que já forneceu estruturas metálicas para a construção das plataformas da Petrobras P51, P52, P53, P54, P55, P56 e PRA1, está investindo em processos mais modernos para oferecer novas soluções para o setor. Entre outros benefícios, a empresa passa a fornecer projetos completos, o que inclui a estrutura necessária para o fornecimento de toda a plataforma, e não mais de partes do projeto, como a empresa atuava anteriormente.

Para ampliar o atendimento ao setor naval e de energia eólica, atualmente a Usiminas Mecânica tem em curso um investimento de R$ 24 milhões para aumentar a capacidade produtiva de blanks de 60 mil para 120 mil toneladas por ano na sua unidade localizada na Usina de Cubatão. 

A Brasil Offshore 2009 acontece em Macaé, entre 16 e 19 de junho.

Autor: Assessoria de imprensa Usiminas