Pesquisas e programas ampliam e melhoram o mercado de etanol e energias renováveis

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um software para obter mais eficiência na produção do etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar.

O projeto do Departamento de Engenharia Química (DEQ) conta com recursos do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia e conta com várias frentes de pesquisa, entre elas o Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos, o Laboratório de Engenharia de Processos Enzimáticos, o grupo de pesquisa na área de Engenharia Bioquímica e Simulação, além de um grupo de pesquisadores que trabalham com Agroenergia na Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos.

O software poderá ser utilizado para diversas aplicações dentro das refinarias, possibilitando uma visão do impacto geral da produção. Será possível avaliar a eficiência dos processos, os impactos e até a possibilidade de sequestro de carbono.

Programas Única

Foi encerrado ontem, 3, em São Paulo o encontro Ethanol Summit -2009. A União da Indústria Canavieira (Unica), lançou durante o evento os projetos “Agora” e “Renovação”, com objetivo de divulgar a importância do uso das energias renováveis com ações específicas de comunicação e capacitar os trabalhadores para a mecanização do setor, evitando assim o desemprego.

O programa “Agora” pretende esclarecer a população sobre as mudanças climáticas e a contribuição do etanol e outras fontes renováveis de energia para o meio ambiente, de acordo com o presidente da Unica, Marcos Jank.

O projeto “Renovação” vai preparar e qualificar cerca de sete mil pessoas por ano para atuar como operadores de máquinas, mecânicos, eletricistas, soldadores, técnicos em reflorestamento, na construção civil, computação e agricultura.

Autor: Ambiente Brasil