Rodízio de caminhão não reflete no Itaim

As medidas adotadas pela Prefeitura desde o ano passado para melhorar o trânsito praticamente não surtiram efeito no Itaim Bibi, na zona sul. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), enquanto a cidade registrou queda de 30% no índice de lentidão ao longo dos últimos oito meses, o tráfego na região não melhorou nem 10%. A principal medida foi a restrição aos caminhões. Por isso, a partir de amanhã começa a vigorar um pacote de medidas em 17 vias, entre elas a Faria Lima e a Hélio Pellegrino. 

O bairro vai perder 208 vagas de Zona Azul para evitar gargalos que prejudiquem vias importantes, como o corredor São Gabriel/9 de Julho/Cidade Jardim e a Av. Juscelino Kubitschek. O número de vagas de Zona Azul passará de 1.465 para 1.257 – ao mesmo tempo que serão extintas 296 vagas, outras 88 serão criadas. “A restrição de circulação a caminhões adotada no ano passado não teve tanto impacto nesse bairro quanto no restante da cidade, por isso vamos agir pontualmente”, explicou Irineu Gnecco, diretor de desenvolvimento da CET. 

A ideia de restringir estacionamento para melhorar o trânsito foi aplicada em 2008 em outros quatro bairros – Jardins, Vila Olímpia, Moema e Pinheiros. “Essa é uma tendência que vai avançar”, disse Gnecco. Outras regiões, segundo ele, já estão em estudo. 

Dez das 17 vias que fazem parte do programa terão a proibição do estacionamento estendida ao sábado, entre 7 e 14 horas. Entre elas estão trechos das avenidas Faria Lima e Hélio Pellegrino, além das ruas Tabapuã e Renato Paes de Barros. A medida, segundo a CET, teve que ser tomada por conta do congestionamento que já avançar nos finais de semana. O diretor da CET não descarta a possibilidade de que as vagas de estacionamento cortadas no Itaim sejam remanejadas e criadas em outros pontos do bairro. Os resultados da medida podem acarretar ajustes no futuro. 

Nos bairros onde a restrição de vagas vigora desde 2008, a lentidão teve queda de 20% a 30%. Além da proibição de estacionamento, o pacote previsto para o Itaim prevê o remanejamento de pontos de ônibus e de táxi e o reajuste do tempo dos semáforos. 

Moradora do Itaim há 20 anos, a diretora do Conselho de Segurança da região, Leila Melhado, aprova as medidas. Ela aponta dois fatores que prejudicam a mobilidade no Itaim: o número de carros por habitante e a região ter se tornado um polo gastronômico. 

As mudanças também preveem um bolsão de estacionamento para motos, com 464 vagas. A Zona Azul para caminhões e a para pessoas com deficiência serão ampliadas de 6 para 31 vagas. A CET começa a multar a partir de amanhã os infratores.

Autor: Jornal da Tarde