Quattor estreia na Brasilplast 2009

Nova planta de PE com tecnologia Chevron Phillips®, Propeno Verde e nanotecnologia são destaques da companhia no evento. 

A Quattor participa pela 1ª vez da Brasilplast 2009, Feira Internacional da Indústria do Plástico, que acontece de 4 a 8 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A empresa, fundada em junho de 2008, produz químicos básicos e plásticos do tipo polietileno e polipropileno, ambos 100% recicláveis. 

“Participar da Brasilplast é sempre muito importante, mas esta edição é especial, pois teremos a oportunidade de mostrar aos nossos clientes, fornecedores e aos visitantes do evento, todas as soluções e serviços que passamos a oferecer de forma integrada”, afirma Vítor Mallmann, presidente da Quattor. 

A feira, que já está na sua 12ª edição, é considerada a maior do setor na América Latina e espera receber 65 mil compradores de mais de 60 países. Em um estande de 1120 m², a Quattor irá expor vários produtos inovadores, como os nanocompósitos de polipropileno e o Propeno Verde. Durante a feira, a companhia também irá celebrar a inauguração de sua terceira unidade de produção de polietilenos, localizada no ABC paulista. 

Com esta nova unidade a Quattor aumentará sua capacidade de produção de polietileno em 230 mil toneladas/ano no Pólo Petroquímico do ABC, São Paulo. A empresa é a única no Brasil que utilizará a tecnologia Chevron Phillips®, referência mundial em produtos soprados. As novas resinas produzidas com esta tecnologia apresentam melhor balanço de propriedades em relação as já existentes no mercado brasileiro. 

Na linha de resinas especiais de polipropileno baseadas em nanotecnologia, a empresa tem desenvolvido produtos inovadores visando novas funcionalidades, tais como: bactericida, resistência ao risco, proteção à radiação ultravioleta e resistência à propagação de chamas. A Quattor levará para o evento a resina com efeito bactericida destinada ao mercado de injeção, chamada comercialmente de Diya 721. 

Já o Propeno Verde é resultado de um trabalho desenvolvido em parceria com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Produzido através da glicerina, um subproduto da produção do biodiesel, o Propeno Verde servirá de matéria-prima para a fabricação do Polipropileno Verde – que tem as mesmas características do polipropileno derivado da nafta e ao mesmo tempo suporta o crescimento da produção de biodiesel. 

A expectativa é que em 2012 a Quattor já possua o Propeno e o Polipropileno Verde para comercialização. Este processo foi patenteado conjuntamente pela Quattor e a UFRJ, com apoio financeiro da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, com recursos do FNDCT. O público da Brasilplast ainda poderá conhecer toda a linha de produtos da Quattor da Família Luzz – composta por produtos que aliam excelente transparência e brilho. Com estas características, a Família Luzz permite possibilidades quase ilimitadas de design e efeitos com textura e cores. A versatilidade dessa família é marcante, pois vai do freezer ao micro-ondas, obtém alta transparência para espessuras em torno de 2mm e permite o envase a alta temperatura. Também apresenta a menor densidade dentre os termoplásticos, não absorve água, tem excelente balanço na relação entre rigidez e impacto, é reciclável, de baixo custo e de fácil processabilidade. 

Essas características garantem vantagem à Família Luzz em relação a outros materiais usados na fabricação de copos de liquidificador, corpo de eletrodomésticos, frascos transparentes e galões de água, entre outras aplicações.

Autor: Fator Brasil