Universidades representam o Brasil em competição para habitação sustentável

Equipe brasileira, que participa pela primeira vez do Solar Decathlon Europe, deve apresentar em abril projeto comercializável de 70m²

O Brasil é representado por seis universidades na competição Solar Decathlon Europe (SDE), que têm o desafio de projetar e construir uma casa de 70 m² energeticamente sustentável . Os competidores deverão entregar neste mês um projeto básico e maquete da casa solar. 

A equipe brasileira é formada por integrantes das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFCS), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo(USP). 

O Solar Decathlon Europe faz parte de um convênio entre os Estados Unidos, que organiza o evento bienalmente, e a Espanha. Apenas 20 equipes de todo o mundo foram escolhidas pelo SDE para participar da competição. As faculdades brasileiras prepararam uma proposta técnica e submeteram à aprovação do Comitê Organizador da Universidade Politécnica de Madri. Para montar o projeto, o consórcio realizou um pequeno concurso interno, em que estudantes de arquitetura das seis universidades entregaram seus próprios projetos. 

As especificações do projeto são mantidas em sigilo pela equipe, já que a competição ainda está em andamento. Um protótipo da casa será montado em tamanho real para a realização de ensaios. Como o próprio nome da SDE sugere, há dez critérios de avaliação com pontuações diferenciadas para as questões arquitetônica, de engenharia, instalações, consumo de energia, conforto, funcionamento de equipamentos, inovação e sustentabilidade. A industrialização e a comercialização também são pontos importantes, pois a proposta deve ser viável. A fase final acontecerá em Madri (Espanha) entre maio e julho de 2010. 

As casas projetadas para a competição serão expostas em Madri e a brasileira deverá participar de eventos no País. Atualmente, a maior dificuldade do projeto brasileiro é a falta de patrocínio para materiais de construção, equipamentos, passagens aéreas e hotel.
Para mais informações sobre o Solar Decathlon Europe, acesse www.sdeurope.org/

Autor: PINIWeb