Desoneração fiscal para materiais de construção deverá estimular a economia, diz Fiesp

A lista contempla 30 itens, por 90 dias, e terá início a partir de 1º de abril, após publicação do Diário Oficial da União 

O pacote de incentivos fiscais que reduz alíquotas para materiais de construção, anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governo federal, foi recebido com otimismo pelo Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp.

A medida faz parte do pacote habitacional divulgado pelo governo na semana passada. Produtos como cimento, tintas, argamassa, pias, dobradiças e chuveiros foram alguns dos produtos com redução do IPI a zero.

De acordo com o diretor do Deconcic, José Carlos de Oliveira Lima, o período de 90 dias de incentivo e a redução temporária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deveriam ser maiores, “pois o ciclo de atividade de uma obra é maior do que em outros setores”, mas são necessárias para estimular o setor.

“A indústria da Construção tem um importante efeito multiplicador, e espera-se que com essas medidas seja possível garantir os níveis de crescimento alcançados no mesmo período de 2008, após estagnação de 20 anos do setor”, afirmou Oliveira Lima.

O diretor da Fiesp ressaltou ainda que as medidas podem aumentar a demanda por materiais de construção e estimular criação de novos postos de trabalho. Estudo da FGV/Abramat mostra que o segmento mantém uma carência de 1,5 milhão de profissionais qualificados.

Na divulgação dos dados, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que as medidas para o setor buscam fomentar o segmento da construção. Mantega explicou que, além da redução do imposto, haverá disponibilidade de financiamento direto para o consumidor, conforme medidas anunciadas no Pacote Habitacional.

Autor: Fiesp