Rodoanel terá camada porosa de atrito para reduzir poluição sonora

Solução asfáltica desenvolvida pelo IPT será aplicada no trecho Oeste, junto com barreiras acústicas

O Trecho Oeste do Rodoanel de São Paulo recebeu uma camada porosa de atrito (CPA) desenvolvida pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) especialmente para reduzir o som entre o pneu e o pavimento rodoviário. O instituto estima que a solução gere uma diminuição de ruído de 5 decibéis.

Segundo a pesquisadora Márcia Aps, doutora em infraestrutura de transportes, essa é a primeira vez que a solução asfáltica foi executada com tal finalidade no Brasil. O CPA tem um grande volume de vazios interligados para que haja a propagação das ondas sonoras na própria camada. A pesquisadora do IPT explica que foram desenvolvidas duas misturas asfálticas para mitigar os ruídos. “Em uma mistura, o ligante modificado tem polímeros e, na outra, borracha de pneu”, afirma, salientando que foram incorporadas fibras nas duas soluções para aumentar a durabilidade.

As duas misturas serão aplicadas no Trecho Oeste, uma em cada sentido da via, na região de Tamboré-SP. Complementarmente, serão instaladas barreiras acústicas. A camada desenvolvida pelo IPT foi aplicada sobre pavimento de concreto no caso do Rodoanel, mas também pode ser utilizada em pavimentos executados com outros materiais. O IPT trabalha há dois anos no projeto.

Autor: PiniWeb