Volks investe em construção de central hidrelétrica em São Paulo

A Volkswagen do Brasil anuncia hoje a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) em parceria com outras duas empresas. A montadora investe R$ 50 milhões no projeto, metade do valor total. Trata-se da primeira iniciativa desta natureza da empresa em todo o mundo. 

A usina, em construção no rio Sapucaí, entre Guará e São Joaquim da Barra (SP), começa a operar em janeiro de 2010 com capacidade instalada de 22,68 MWh. A energia gerada corresponderá a 18% do total consumido pela montadora no Brasil. 

O presidente da Volks, Thomas Schmall, afirmou que o objetivo do empreendimento é reduzir os custos da empresa com energia e garantir o fornecimento futuro.
A Volks tem 40% do capital social da central, ao lado da Seband (Sociedade de Energia Bandeirantes), que possui 33%, e da Pleuston, com 27%. As três controlam a Central Elétrica Anhanguera, que vai administrar a PCH. 

Schmall afirmou que a Seban deve administrar a central e não descartou que a Volks possa ampliar sua participação nessa ou em outras centrais. Outras quatro pequenas centrais estão em construção no mesmo rio. 

“Todos devem ter preocupação em investir em energia limpa e com a oferta de energia no futuro. Com essa sociedade, a Volks pagará preço fixo”, afirmou. 

IPI 

O presidente da montadora alemã defendeu a prorrogação da redução do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) para veículos por parte do governo. O benefício termina no final deste mês, mas o setor quer sua continuação por mais três meses. 

Schmall afirmou que o estímulo para compras, depois da prorrogação, deveria ser transformado em incentivo ao financiamento.

Autor: Folha On Line