Rodoanel Sul: Lote 2 tem quase 70% das obras concluídas

O trecho fará a ligação entre as rodovias Anchieta e Imigrantes. Sua principal obra é o trevo da Via Anchieta com uma interligação de 1,8 km de extensão. Essa ligação será de grande importância, pois dará acesso ao Porto de Santos. 

São 6,9 km de via expressa, com duas pistas de três faixas de rodagem cada uma, cortando o município de São Bernardo do Campo, com início na Estrada do Montanhão e término na Estrada Galvão Bueno (junto à rodovia dos Imigrantes). 

Estão sendo construídas 25 obras de arte especiais, sendo 14 passagens inferiores (incluindo seis túneis falsos), sete pontes e quatro viadutos. O viaduto sobre a Anchieta possui 622 metros de pista interna (98% da obra concluída) e 637 metros de pista externa (85% concluída) e cruza a rodovia na altura do Km 28. Outras obras em destaque são: ponte sobre o Rio Grande, com pista interna de 284 metros de extensão (77% concluída) e pista externa com 400 metros de extensão (52% concluída) e o viaduto do ramo APN-R sobre a Via Anchieta de 376 metros de extensão com 91% concluído. 

Um dos maiores desafios da engenharia, neste trecho, é a construção dos viadutos, alguns com mais de 50 metros de altura cujas vigas pré-moldadas de 40 metros de comprimento, pesando 90 toneladas cada uma, são lançadas por treliças. Outra dificuldade resulta da topografia da região, bastante acidentada e com grande movimentação de terra, por meio de escavações e aterros. 

O sistema de drenagem merece destaque, pois garantirá a conservação da estrada e a segurança dos usuários. Estão sendo instalados cerca de 6.000 metros de bueiros e 70 quilômetros de canais e valetas de escoamento de água, além dos dispositivos de proteção ambiental. 

Como atravessa a região de preservação e de mananciais próximo à represa Billings, foram adotadas diversas medidas para causar o menor impacto possível, entre as quais a implantação de barreiras para a retenção de sedimentos a jusante das obras. 

A fauna e flora também foram objeto de atenção

Cada um dos cinco canteiros de obras tem uma equipe de supervisão ambiental (inovação implantada pela Dersa no trecho sul), que atua no acompanhamento, planejamento e propostas de soluções para eventuais problemas e adoção de medidas de controle. Cada uma dessas unidades está equipada para prestar atendimento aos animais encontrados. 

No Lote 2, por sua proximidade com o Parque do Pedroso e por isso faz uma ligação com a Mata Atlântica da Serra do Mar, o trabalho desenvolvido é intenso, como explica Plínio Aiub, veterinário responsável pelo projeto de preservação da fauna.

 “Ele é um importante corredor ecológico no sentido do afugentamento que a gente proporciona ali para os animais. Tem bastante captura lá. É um lote com características mais para répteis e para aves, por isso contempla também uma passagem de fauna (abertura por baixo da rodovia para os animais passarem por baixo dela, evitando atropelamentos) num dos braços mais importantes da represa que faz presença ali no traçado”. 

Um trabalho emocionante feito pela equipe foi salvar um veado catingueiro encontrado nas imediações das obras. “Ele tinha sido atacado por cães e a gente fez um procedimento de reparo cirúrgico, ele se recuperou foi encaminhado para o Parque Ecológico do Tietê”, comemora Plínio Aiub. 

Outro que deu trabalho foi um ninho de passarinho removido do alto de uma árvore, mas não da forma convencional, cortando o tronco. “Os funcionários foram tirando a árvore por pedaços com um guindaste e aí lá nós fizemos mais algumas capturas. Inclusive de uma corujinha do mato”, conclui o veterinário, que no total já resgatou mais de 400 animais. 

A Flora
Plantas da família das orquídeas e das bromélias foram constatadas como os grupos vegetais de maior interesse e maior número de espécies resgatadas. Outras foram realocadas para a conservação. 

O replantio das plantas arbóreas foi um importante ganho ambiental por conservar as espécies e até a carga genética delas. No Lote 2, duas áreas foram selecionadas para replantio: uma aproximadamente de 1.697,5 m² com 181 mudas e outra de 1.897,5 m² com o replantio de 425 mudas.

Autor: Dersa