Áreas nobres de São Paulo serão desapropriadas para construção de metrô

Começa em março a desapropriação de 114 imóveis de bairros nobres da zona sul de São Paulo para a expansão da linha 5 – Lilás do metrô. A área de intervenção compreende 68,8 mil m² nos bairros Campo Belo, Itaim Bibi e Santo Amaro. O decreto do governador em exercício, Alberto Goldman (PSDB), que listou a nova região de “interesse público” a ser desapropriada “por via amigável ou judicial” foi publicado no dia 28 de janeiro no “Diário Oficial”. 

As primeiras desapropriações para as obras foram definidas em abril de 2008, quando seriam atingidos 147 imóveis distribuídos em 32 mil m², principalmente para a construção da futura estação Adolfo Pinheiro. A medida provocou protestos de comerciantes que seriam desalojados da galeria Borba Gato e que conseguiram reverter parte dos planos. 

A linha 5 do metrô, inaugurada em 2002, tem hoje 8,4 km e liga o Capão Redondo ao Largo Treze. O governo José Serra (PSDB) pretende finalizar duas estações até 2010 (Adolfo Pinheiro e Campo Belo) e outras nove até 2012.

Autor: PINIWeb