VII Jornadas luso-brasileiras de pavimentos: desenvolvimento e responsabilidade social, segundo dia

Dando continuidade a VII Jornadas luso-brasileiras de pavimentos: desenvolvimento e responsabilidade social, a sexta sessão teve início na manhã do dia 5 de dezembro com a moderação de Edemar Amorim, do Instituto de Engenharia. Os trabalhos expostos foram “A mega diversidade biológica e o rodoviarismo”, por Alfredo Mário Savelli, e “A influência da ingestão de álcool no transporte rodoviário”, por Creso de Franco Peixoto. 

Para finalizar a sessão, Douglas Fadul Villibor, da Lenc, palestrou sobre aplicação da sistemática MCT na pavimentação com solos tropicais. 

Carlos Yukio Suzuki, da Planservi Engenharia, foi intermediador da sétima plenária, em que houve a apresentação do trabalho “Estudo da aderência entre o revestimento e o tabuleiro em pont de concreto”, por João Virgílio Merighi, e da palestra de Ronaldo Vizzoni, da ABCP e da Andit, com o tema da duplicação da BR 101/NE – parceria ABCP e Exército Brasileiro. 

Carlos Henrique Siqueira, consultor, foi palestrante do oitavo painel e falou sobre Ponte Rio-Niterói: 35 anos de história. A moderação foi de Liedi Légi Bariani Bernucci, da Politécnica da USP – Universidade de São Paulo. 

A nona plenária teve a participação de André Felipe Vale como moderador; de João Virgílio Merighi, do Mackenzie, como palestrante do tema “Pista experimental para aeroportos no Brasil, e de Rita Moura Fortes, também do Mackenzie, como apresentadora do trabalho “Modelagem molecular como ferramenta de avaliação do pavimento asfáltico”. 

A décima sessão contou com a moderação de João Virgílio Merighi, palestra de Dario Rais Lopes, do Instituto de Engenharia, sobre “Perspectiva da desestatização de aeroportos no Brasil” e exposição dos trabalhos “Monitorando temperatura e deformações em placas de concreto com instrumentos de baixo custo”, por Fábio Raia, e “Avaliação crítica dos critérios de controle dos pavimentos das vias concessionadas no Estado de São Paulo”, por Francisco Maranho.

No último painel, com a intermediação de Rui Micaelo, da FEUP, Maria da Conceição Azevedo, da CAeMD, discorreu sobre “A cal no tratamento de solos”.

No encerramento, participaram Edemar Amorim, do Instituto de Engenharia, Rui Margarido, da Andit, e Maria da Conceição Azevedo, da CAeMD, que informou a realização da VIII Jornadas em Angola, nos dias 8 e 9 de outubro de 2009.

Autor: Fernanda Nagatomi