Engenharia precisa fazer acontecer

Na cerimônia de encerramento do 3º Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers’ Convention) – WEC 2008, realizado em Brasília/DF, de 2 a 6 de dezembro, o atual presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), eng. Barry Grear, resumiu o sentimento dos mais de 5.200 profissionais de 40 países presentes ao evento. 

“Make it happen!” (Façam acontecer!) – foi a frase utilizada pelo engenheiro para concluir seu discurso e expressa os esforços dos profissionais da área tecnológica reunidos para apresentar soluções que permitam à engenharia atual promover inovação com responsabilidade social, de acordo com o tema do evento. 

Os mais de 100 trabalhos apresentados durante a WEC 2008 convergem ao apontar para a necessidade das profissões da engenharia trazerem soluções com sustentabilidade, atrair maior contingente feminino para a profissão, conquistar maior universalidade e eficácia e, já a partir de sua formação, trazer uma atitude crítica e responsável diante de suas dimensões éticas e implicações sociais. 

Ao todo, a WEC 2008 contou com uma infra-estrutura de apoio que mobilizou mais de 2,3 mil pessoas, em aproximadamente 7.500m² de área construída. Somente na ExpoWEC, foram mais de mais de 3 mil visitas dinâmicas/dia. 

Relatório da Unesco 

Compuseram a mesa de encerramento o presidente da FMOI, eng. Barry Grear; o ex-presidente da FMOI, senador Kamel Ayadi; o presidente do Conselho Mundial de Engenheiros, eng. Jose Medem; o embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Méier; o presidente da Febrae, eng. Carlos Moura; o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Rodrigo Rocha Loures; o presidente da Mútua, eng. Anjelo da Costa Neto; a presidente do Crea-DF; eng. Lia Sá; o presidente do Crea-AM e coordenador do Colégio Nacional de Presidentes, eng. Afonso Luiz Jr.; e o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, eng. agr. José Geraldo Vasconcelos. 

O senador tunisiano Kamel Ayadi e o chefe do setor de Ciências e Engenharia da Unesco Tony Marjoram apresentaram o relatório da “Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura” que destaca os principais desafios enfrentados pela Engenharia no mundo de hoje e sua contribuição para minimizar a pobreza no mundo. A publicação foi editada em parceria com as três maiores organizações de Engenharia do Mundo (WFEO, CAETS e FIDIC), conta com 250 páginas e teve seu lançamento prévio realizado durante a WEC. O lançamento oficial ocorrerá em abril de 2009. 

Entre outros aspectos, o relatório aponta a necessidade dos estudantes de engenharia receberem a melhor educação nas universidades e estas, por sua vez, atrairem os melhores talentos, além de desenvolver aspectos de liderança e influência política em seus alunos. 

Declaração de Brasília 

Representantes das delegações do Kuwait, Alemanha, Espanha, Zimbabwe e Brasil foram os responsáveis pela leitura da “Declaração de Brasília”, documento oficial elaborado como resultado da WEC 2008. 

Pelo Brasil, procederam a leitura do documento os engenheiros Lia Sá e Marcos Túlio. Entre outros pontos, a declaração destaca a atividade da engenharia como “vetor da inovação tecnológica” e como sendo de “vital importância para o desenvolvimento sustentável do planeta”.

Autor: CREA-SP