Imóveis para a baixa renda terão aquecimento solar

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz) assinaram um Protocolo de Cooperação para implementar projetos e ações de uso eficiente de energia elétrica em conjuntos habitacionais. 

Pelo acordo assinado em 5 de novembro, a CPFL Energia vai doar e instalar sistema de aquecimento solar para água do chuveiro em seis mil moradias construídas pela CDHU em 300 municípios de São Paulo. A CPFL também substituirá as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de alta eficiência energética. O projeto será concluído em 2010. A CDHU assinou em março protocolo semelhante com a Bandeirante Energia para beneficiar 4.800 moradias em 28 municípios. 

Segundo o Gestor do Programa de Eficiência Energética da CDHU, Eduardo Baldacci, a ação privilegiará os municípios que aderirem ao Programa de Regularização Fundiária Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação. Criado em agosto do ano passado, o programa tem como objetivo assessorar e auxiliar as prefeituras na regularização e averbação de parcelamentos de solo e de núcleos habitacionais já existentes, sejam públicos ou privados. 

A parceria também inclui ações e eventos sociais para promover a conscientização e orientar a população sobre o uso eficaz e seguro da energia elétrica. Outra medida prevista no documento é a atualização do cadastro dos consumidores para constatar se estão enquadrados na Tarifa Residencial de Baixa Renda.

Autor: PINEWeb