Alberto Hernandez apresenta a ferramenta Energy Plus

Com promoção do Departamento de Arquitetura e da Divisão Técnica de Construção Sustentável, o eng. Alberto Hernandez, Prof. Dr. da Escola Politécnica no Departamento de Engenharia Mecânica, ministrou a palestra sobre o “Uso de ferramentas de simulação na avaliação de edificações energeticamente eficientes” no dia 3 de junho. 

Em sua explanação, disse que, para iniciar um projeto de edificação climatizada, é necessário observar objetivo final, custo e funções; focalizar projeto, operação e manutenção; e fazer uma avaliação energética, que são dados climáticos, equipamentos, iluminação, ocupação, condição de projeto e envoltória. 

Segundo ele, há aproximadamente 47 programas disponíveis de ferramentas de simulação. Para a palestra, trouxe o Energy Plus (E+), que é um software gratuito. 

Este programa foi desenvolvido pela Universidade de Illinois e Lawrence Berkeley National Laboratory, ambos dos Estados Unidos, e é também validado para uso em certificação LEED (edifícios verdes).
O palestrante mostrou detalhadamente a ferramenta e suas funções. “O grande problema é saber colocar as informações corretamente”, alertou. “Energy Plus é uma ferramenta muito boa, mas não resolve todos os problemas”, acrescentou. 

Orientou para alguns pré-requisitos necessários para o uso da ferramenta, como qualificação do usuário, conhecimento dos modelos de ferramenta e conhecimento de desempenho térmico de edificações e de sistemas de climatização e ventilação. 

Para finalizar, explicou três casos: um shopping center, a nova reitoria da USP e um prédio administrativo em Atibaia.

Autor: Fernanda Nagatomi