Consórcio descobre nova cumulação de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

O consórcio formado por Petrobras (66%, operadora), Shell (20%) e Galp Energia (14%) comprovou a presença de petróleo nos reservatórios do pré-sal, no bloco BM-S-8, em águas ultra-profundas na Bacia de Santos, com a perfuração do poço 1-BRSA-532A-SPS (1-SPS-52A). Análises preliminares indicam que a densidade do petróleo está entre 25 e 28º API, comparável à de outras descobertas do pré-sal da Bacia de Santos. 

O poço pioneiro está localizado a cerca de 250 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, na profundidade de 2.139 metros. A perfuração foi concluída no último dia 18, na profundidade de 6.773 metros e a descoberta comprovada pela análise de amostras de petróleo por meio de teste de formação em reservatórios situados a cerca de 6.000 metros de profundidade. 

O consórcio prepara Plano de Avaliação de Descoberta a ser encaminhado à ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão, dando continuidade às atividades e investimentos no Bloco BM-S-8. 

O petróleo descoberto na área conhecida como Bem-Ti-Vi é leve – portanto de melhor qualidade –, o que aumento a importância da descoberta, uma vez que o país é auto-suficiente em petróleo pesado, mas ainda é obrigado a importar petróleo leve para fazer a mistura durante o processo de refino. 

O poço encontra-se a uma profundidade de 6.773 metros e foi foi comprovado pela análise de amostras do petróleo por meio de teste de formação em reservatórios situados a cerca de 6.000 metros de profundidade.
A quarta-feira (21), encerrou com as ações da Petrobras subindo na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa): 1,6% as preferenciais e 1,3% as ordinárias.

Autor: Fator Brasil