Estudo Uma Base de Conhecimento para a Estratégia Nacional de Bioeconomias
Faça o download da íntegra, do resumo do estudo e do resumo executivo trilíngue
Objetivo
Promover e realizar ações em benefício do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da sociedade.
História
A história do GT é fruto da compreensão do Instituto de Engenharia quanto aos impactos do clima global e da devastação da Amazônia no desenvolvimento e qualidade de vida da sociedade, aliado ao reconhecimento da potencialidade da bioeconomia como estratégia para reverter esta situação. A urgência dessa temática levou à indicação do cientista brasileiro Carlos Nobre como Eminente Engenheiro do ano de 2020 e a aproximação do IE com a temática. Neste mesmo ano, sob coordenação do Carlos Nobre, o GT deu início à sua atuação com a publicação “Amazônia e Bioeconomia – Sustentada em ciência, tecnologia e inovação”, contribuindo à discussão sobre as oportunidades e desafios do Brasil na Bioeconomia. A partir das principais pautas para debate e ação resultantes da publicação supracitada, foram estruturadas três iniciativas que hoje sustentam a atuação do GT. Para conhecer mais, acesse “iniciativas” e participe do nosso próximo encontro aberto.
Visão a longo prazo
A longo prazo, o objetivo do GT é oferecer o IE como curador e promotor da construção de um espaço onde todos protagonistas podem construir soluções conjuntas, propor políticas, integrar academia, governos, iniciativa privada, fundos de investimentos internacionais e verdes e ainda oferecer network para pessoas físicas interessadas no tema e para empresas que têm interesse em negócios e no desenvolvimento do conhecimento em relação à bioeconomia. A exposição para empresas apoiadoras é ter visibilidade e até participar deste espaço como protagonistas, ter benefícios de novas oportunidades de negócios, exposição de cases, a associação de sua marca com uma instituição técnica, apolítica, isenta, uma das mais prestigiadas no mundo, com 105 anos de história.
Dinâmica de Atuação
Encontros abertos periódicos, workshops, visitas e viagens técnicas, webinars, pesquisas e levantamentos.
Eventos
–
Iniciativas
–
Projeto #1: Expedição Amazônia
Projeto realizado em parceria com a Academia Amazônia Ensina, a Expedição Amazônia 21 visa a partir da vivência experimental na região amazônica, despertar o interesse de estudantes, engenheiras e engenheiros e demais profissionais em atuar em defesa do desenvolvimento sustentável da região. A primeira expedição irá ocorrer entre os dias 10 e 17 de julho de 2022.
Projeto #2: Consolidação de uma base de conhecimento para estratégia nacional de bioeconomia
Organizar um corpo de conhecimento que possa suportar o processo de construção de uma Estratégia Nacional para Bioeconomia e indicar caminhos e condições para que o Brasil amplie seu protagonismo na nova bioeconomia. Reconhecemos que a bioeconomia futura é uma oportunidade de desenvolvimento que as nações mais ágeis aproveitarão melhor. Assim, busca-se com este estudo estabelecer com prioridade os caminhos para a economia de base biológica, para que na sequência se desdobrem políticas públicas em todo o país. O projeto conta com levantamento e análise de dados, pesquisa bibliográfica e diálogos com atores estratégicos de diferentes temáticas que interseccionam a bioeconomia.
Projeto #3: Sustentabilidade no ensino de engenharia
Até pouco tempo, a sustentabilidade não era vista como uma função empresarial essencial. Como consequência, o ensino de engenharia deixou à margem as discussões sobre essa temática no âmbito profissional. Essa iniciativa visa disseminar a sustentabilidade de forma transversal no ensino de engenharia, onde os diferentes conteúdos são ensinados com o viés social, econômico e ambiental.
Notícias
–
TXAI Amazônia 2025: a bioeconomia saiu da teoria e entrou em campo
Instituto de Engenharia fecha Acordo de Cooperação para Desenvolvimento Sustentável no Acre
GT Bioeconomia Nacional apresentará projeto no Txai Amazônia, em Rio Branco
IE prestigia palestra com Izabella Teixeira na ACSP
GT Bioeconomia Nacional realiza evento em parceria com a Embrapa
Acesse o Material
–
Pessoas
–