Terças

Terças de BIM

A partir do dia 7 de maio, o Departamento de Engenharia de Produção e a Divisão Técnica de Informática, realizarão todas as semanas as “Terças de BIM”, com o objetivo de disseminar o assunto que, por meio da publicação do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, o governo federal oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM), ou Estratégia BIM BR, cuja finalidade é promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão no Brasil.

ATENÇÃO: Confira ao final da página os materiais técnicos das palestras!

AGENDA

BIM, como planejar e criar sua biblioteca

20h - 21h

A palestra terá como objetivo principal abordar os principais pontos e boas práticas na criação de componentes e bibliotecas BIM, explanando conceitos fundamentais e exemplificando-os através da exposição casos práticos de sucesso (como o da FDE, Deca entre outros).

Fernanda Cruz

Arquiteta e Urbanista, formada em 2010 pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e certificada pelo PMI em 2017. Trabalha com Autodesk Revit desde 2012, na concepção de projetos de arquitetura (Conceitual, AnteProjeto e Executivo), em empresas de engenharia e arquitetura (LM Engenharia e Athie Wohnrath). Atualmente é sócia da quattroD (empresa prestadora de projetos e serviços de tecnologia para construção civil, pioneira e especializada no uso do BIM). Responsável pela confecção das famílias da FDE. Membro do corpo docente da ISITEC no curso de pós-graduação BIM Master Modelador, professora da disciplina BIM 03 – Modelagem de Componentes.

BIM e os quantitativos “precisos, automáticos e rápidos”

20h - 21h

Apresentar como de fato se dá a extração de quantitativos de serviços para o orçamento de obras, à luz da Engenharia de Custos.

Rosângela Castanheira

Proprietária da TRÍADE Engenharia de Custos Ltda., empresa com 30 anos de atividades completados em maio de 2018. Profissional com sólidos conhecimentos em Orçamento de Obras, certificada em 2015 por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo International Cost Engineering Council (ICEC). Docente na pós-graduação Máster BIM Especialista, do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), ministrando a parte teórica da disciplina BIM Modelagem para a Quantificação e Estimativa de Custo desde 2016 e do MBA em Plataforma BIM do INBEC, ministrando as disciplinas Orçamento e Controle de Custos e Ferramentas BIM para o Orçamento de Obras. Docente em cursos de curta duração na YCON, TI Lab, e em várias Associações de Engenheiros e Arquitetos (Cursos de Curta Duração), desde 2017. Docente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) na Pós-Graduação e Curta Duração, de 2011 até 2016. Participante dos Comitês Técnicos da ABNT CEE-162 “Elaboração de Orçamentos e Formação de Preços de Empreendimentos de Infraestrutura, de 2013 até 2016 (ABNT NBR 16.633/2016) e do CEE-134 “Modelagem de Informação da Construção” em 2014, retornando em 2018 4 (ABNT NBR 15.965/2014). Profissional Especialista do INMETRO acompanhando e testemunhando os processos de Certificação OPC para profissionais da Engenharia de Custos, desde 2016.

BIM em Projetos de Iluminação

20h - 21h

Explicar como a metodologia BIM pode ser aplicada em projetos de iluminação utilizando a ferramenta de análise de projetos de iluminação ElumTools® que trabalha integrada com o Autodesk Revit®.

Ari Monteiro

Proprietário da Dharma Sistemas, Cientista da Computação e Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Profissional com grande experiência na implantação e customização de ferramentas CAD/BIM. É pesquisador e consultor BIM, desde 2008. Membro da comissão de estudo ABNT/CEE-134 para elaboração da norma BIM nacional. Docente convidado em programas de pós-graduação relacionados ao tema BIM. Atualmente, presta serviços de consultoria em BIM e em outras tecnologias relacionadas para várias empresas de Engenharia, Arquitetura e Construção.

José Luiz Pimenta

Consultor em Iluminação, Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, membro do Computer Committee da Illumination Engineering Society (IES), de comitês técnicos da Commission Internationale de l´Éclairage (CIE), e da Comissão de Estudos CEE-134 da ABNT – Modelagem da Informação da Construção, para elaboração da norma BIM nacional. É titular da LEUKOM – Sistemas Informatizados para Iluminação, representante no Brasil da empresa norte-americana Lighting Analysts Inc., que desenvolve e distribui os softwares para iluminação AGI32, Photometric Toolbox, ElumTools e Licaso.

ISO 19650, o presente e o futuro BIM

20h - 21h

Lançada em dezembro de 2018, a nova ISO 19650 abre um novo capítulo na normatização do BIM globalmente, e impacta diretamente mesmo as mais avançadas organizações que já possuem este conjunto de tecnologias, processos e políticas bem implementadas, sendo o impacto grande globalmente, como isto impactará os negócios no Brasil? Nesta palestra apresentaremos os conceitos colocados pela nova norma, a forma de trabalho proposta e as adaptações necessárias para o mercado brasileiro que estão em discussão na ABNT 15.965.

Tiago Ricotta

Arquiteto e Urbanista. Possui Mestrado em Planejamento e Tecnologia (BIM) pelo IPT-SP, MBA pela FAAP-SP, além de ser um profissional PMP. Recebeu o prêmio de Destaque Técnico por Criatividade e Inovação da Autodesk Brasil em 2016, e foi o líder técnico dos projetos vencedores do prêmio BIM Sinduscon-SP nas categorias construtora (2016) e fabricante (2017). Atualmente é líder de Desenvolvimento de Negócios na Brasoftware, sendo responsável pela estratégia de transformação digital e indústria 4.0 dos clientes da empresa para AEC. É cofundador do podcast falaBIM, focado na divulgação do BIM em língua portuguesa e professor na pós-graduação Master BIM do IPOG.

BIM para Análise de Construtibilidade

20h - 21h

Uso do Modelo BIM visando à análise de construtibilidade, a partir da revisão de processos e métodos de construção durante a etapa de desenvolvimento do projeto, tendo como objetivo a identificação de possíveis obstáculos, erros e falhas de projeto, atrasos no cronograma e diferenças de orçamento.

Paula Mota

Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2017); engenheira Civil pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2010); arquiteta e urbanista pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2011); professora do curso de especialização Master BIM Modelador – ISITEC; Certificada Autodesk Revit Associate; diretora BIM da SIPPRO Engenharia – Soluções de Planejamento da Produção; finalista do Prêmio BIM Sinduscon-SP 2018 – Categoria Academia; e ganhadora do Prêmio Destaque BIM Sinduscon-CE 2018 – Categoria Construtora.

MATERIAL TÉCNICO

Como resolver problemas complexos com Dynamo para Revit (07/05/2019)

  • Realização:

  • Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
  • Engª. Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção
  • Arqta. Nilce Meire Garcia – Coordenadora da Divisão Técnica de Informática
  • Apoio Institucional:

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X