Como demolir um arranha-céu, andar por andar, sem o barulho e a poeira de explosões

Quando edifícios ficam velhos demais, seu destino geralmente acaba em demolição: uma bagunça poeirenta e ruidosa através da explosão por dinamite. É um espetáculo de destruição. Mas talvez não tenha que ser assim. Talvez possa ser sutil, quieto e tranquilo. Talvez possa ser uma demolição estratégica, feita andar por andar, como no arranha-céu do vídeo acima. 

Fique atento, senão você perde a destruição de um andar. Ver um edifício ficando menor de cima para baixo é como limpar linha após linha após linha de Tetris. Parece que o prédio está sendo photoshopado para ficar menor, pixel por pixel. Mas tudo isso aconteceu na vida real: não sobrou nada do Grand Prince Hotel Akasaka, em Tóquio (Japão). 

Ele tinha 139 m de altura. A Tasei Corporation, uma empresa de construção japonesa, está usando um novo e esperto método para demolir edifícios. Em vez de usar explosivos ou bolas de demolição, a Tasei destrói o prédio por dentro. Eles começam retirando o piso de cada andar. O entulho (concreto e vigas) é transportado para o térreo usando um guindaste, que fica dentro do prédio. 

E o guindaste gera eletricidade ao levar os materiais para baixo – é como carros híbridos, que geram energia quando você pisa no freio. Dessa forma, o guindaste fornece energia para outros equipamentos usados no desmonte do prédio. Ou seja, não só a demolição é limpa – ela é ecologicamente correta. No entanto, tudo isso mantém a estrutura externa do edifício, com a ajuda de colunas temporárias.

 Então como ele some de cima para baixo? É que essas colunas – e o que restou de cada andar – são removidas aos poucos, dando a impressão de que o edifício está encolhendo. A Tasei ainda usa uma cobertura no topo, para minimizar o ruído e a poeira. Este método reduz as emissões de carbono em 85%, os níveis de poeira em 90%, e o ruído em 17-23 decibéis. Além disso, é inegavelmente legal só de ver.

Autor: GizModo