dezembro, 2018

2018qui06dez08:0018:30Workshop Técnico Soluções em eficiência energética e hídrica dos edifícios - Apoio Institucional08:00 - 18:30 Auditório do SindusCon-SP – Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo/SPTipo de evento:Agenda,Apoio Institucional

Detalhes do evento

O SindusCon-SP, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, por meio do Comitê do Meio Ambiente (COMASP) e do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizará o Workshop Técnico “Soluções em Eficiência Energética e Hídrica dos Edifícios”, das 08h00 às 18h30 do dia 06 de dezembro de  2018, na Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília, São Paulo.

O evento tem como objetivo promover a construção sustentável e apresentar para o setor as tendências, soluções e tecnologias, e também realizar o lançamento do “Guia e do Vídeo: Esquadrias com foco em Eficiência Energética”.

O Worskhop contará com palestras que visam, além da apresentação por parte de profissionais de grande conhecimento e experiência, proporcionar o debate e a discussão com os participantes acerca das Soluções em Eficiência Energética e Hídrica dos Edifícios.

Para mais informações e inscrição, clique aqui!

 

PROGRAMAÇÃO

8h00 | CREDENCIAMENTO

 

8h20 | ABERTURA          

FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO, Vice-presidente do SindusCon-SP
CARMEN LANGNER, Coordenadora de Energias Renováveis e Eficiência Energética da GIZ          

 

8H40 | PAINEL I – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS EDIFICAÇÕES
Moderador FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO

 

8h40 – 9h00 | PALESTRA – Perspectivas de avanços em eficiência energética no setor da construção civil
MICHAEL LAAR, Doutor em Arquitetura pela Bauhaus e coordenador da Componente 3 do EEDUS da SNH/GIZ- Agência de Cooperação Alemã (GIZ)

 

9h00 – 9h40 | PALESTRA – Lançamento Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações
ALEXANDRE SCHINAZI, Engenheiro Ambiental formado pela PUC-Rio, Master em Engenharia pela École Centrale Marseille, na França e diretor técnico da Mitsidi Projetos.

 

9h40 – 10h00| DEBATES 

10h00 – 10h20 | COFFEE BREAK 

 

10H20 | PAINEL II – SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS EDIFICAÇÕES
Moderador FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO

 

10h20 – 10h40 | PALESTRA – Edifícios Zero Energia
MÁRCIO TAKATA, Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, Presidente do Comitê Técnico de Certificação GBC Brasil Zero Energy e Diretor da GREENER.

 

10h40 – 11h10 | CASE – Alta eficiência em geração água quente e energia em edificações a partir da solução CHP, cases Edifícios Residenciais
PEDRO MENDES, Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Energia pelo PECE/Poli USP e Pós Graduado em Gerenciamento Ambiental. Responsável pela área de Aplicações e Geração Distribuída da Comgas.

 

11h10 – 11h40 | CASE – Tecnologia para aquecimento de água – Hotel Tauá em Atibaia – SP
DANIEL FRAIANELI, Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade de Brasília, especialista em construções sustentáveis pelo INBEC, MBA em inteligência de mercado pela FIA e Gerente de produtos Multi V da LG Electronics.

 

11h40 – 12h00 | CASE 

12h00 – 12h20 | DEBATES 

12h20 – 13h40 | INTERVALO PARA ALMOÇO

 

13h40 PAINEL III – Esquadrias com foco em Eficiência Energética
Moderador FABIO VILLAS BÔAS, Coordenador do Comitê de Meio Ambiente e Coordenador Adjunto do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

 

13h40 – 14h20 | PALESTRA – Lançamento Guia e Vídeo Esquadrias com Foco em Eficiência Energética
FABIOLA RAGO, Engenheira Civil, Mestre em materiais de construção civil pela Escola Politécnica da USP, Coordenadora da CEE-191 – Comissão de Estudos de Esquadrias da ABNT, Diretora do IBELQ, Professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora da publicação – Esquadrias para Edificações e Aplicações da CBIC.

 

14h20 – 15h30 | MESA – Cadeia Produtiva de Esquadrias – visão dos Projetistas, Fabricantes, Construtoras, Órgãos de Governo
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FABRICANTES DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO – AFEAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE SISTEMAS, PERFIS E COMPONENTES PARA ESQUADRIAS DE PVC – ASPEC PVC
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE VIDRO – ABIVIDRO

 

15h30 – 15h50 – CASE – Soluções para esquadrias – Design, Conforto e Desempenho
CINTÍA FIGUEIREDO, Arquiteta pela PUCMG, Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia e Mestre em Conforto Ambiental pela FAUUSP e Responsável pela área de marketing da construção civil na Hydro Alumínio.

 

15h50 – 16h10 | CASE

16h10 – 16h30| DEBATE

 

16H30 | PAINEL IV – SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E HÍDRICA NAS EDIFICAÇÕES
Moderador FABIO VILLAS BÔAS,

 

PEGADA HÍDRICA E DE CARBONO DE PRODUTOS
16h30 –17h00 | CASE – Análise de Ciclo de Vida e a importância estratégica para a fabricação de produtos
OSVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA JR., Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP e Coordenador da Engenharia de Aplicação da Deca.
FERNANDA BUENO MARCONDES VIEIRA MIRANDA, Engenheira Ambiental pela UNIFEI e pós-graduada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP e Especialista de Sustentabilidade da Deca.

 

FACHADA VENTILADA

17h00 – 17h30 | CASE – Solução técnica e ambiental para as obras
MAINAR ALLGAIER, Engenheiro Ambiental pela UNESC, Pós graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho pela  UNISUL, Gestão Empresarial pela FASC, Direito Ambiental pela UNINTER e Supervisor de Meio Ambiente na Cecrisa Revestimentos Cerâmicos.

 

17h30 – 18h00 | CASE – Sistema, vantagens e Piso Elevado
GABRIEL ZANETTE RECCO, Engenheiro Civil pela UNISUL, parceiro da Incepa em engenharia e coordenador da Wandegar Brasil.

 

18h00 – 18h30 | DEBATE

18h30 | ENCERRAMENTO

 (*) programação sujeita a alteração

 

Público Alvo:

Empresas ligadas às atividades da construção, incorporação, projetos, administração de empreendimentos, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, sistemas prediais, saneamento e sustentabilidade, gestores públicos, fornecedores, pesquisadores, docentes e estudantes.

Hora

(Quinta-feira) 08:00 - 18:30

Localização

Auditório do SindusCon-SP – Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo/SP

X
X
X
X
X