outubro, 2019

2019ter15out08:0013:002º Workshop Petróleo e Gás – Desenvolvimento do novo mercado de gás natural08:00 - 13:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Seminários

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

A segunda edição do Workshop Petróleo e Gás tem como objetivo dar continuidade às discussões entre as diversas operadoras e concessionárias de exploração, produção e distribuição face ao Novo Mercado de Gás Natural, visando monetizar a oferta crescente de gás natural do Pré-Sal.

Este evento é uma iniciativa do Instituto de Engenharia com apoio institucional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO DO WORKSHOP PELO SITE (WWW.IE.ORG.BR) E PELAS PÁGINAS DO FACEBOOK, DO YOUTUBE E DO VIMEO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA

 

Programação*:

 

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

    • Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia
    • Marcos Rodrigues Penido – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

8h45 – Apresentação – O Mercado de Gás no Estado de São Paulo

  • Marcos Rodrigues Penido – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

 

9h15 – Painel 1 – O novo mercado de gás

  • Gabriel de Figueiredo da Costa – Consultor Técnico II da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
  • Adriano Pires – Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura e Energia (CBIE)
  • Marcelo Mendonça – Diretor da ABGás – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado.

10h30 – Perguntas (por escrito)

10h45– Painel 2 – Ações para viabilizar a utilização da crescente oferta de gás natural do pré-sal da Bacia de Santos

  • Dr. João Carlos Meirelles
  • Zevi Kann – Diretor Zenergas Consultoria em Energia e Regulação
  • Paula Campos – Diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Gás Canalizado da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP)

12h15 – Perguntas 

13h – Encerramento

Em breve mais informações.
*Sujeito a alterações

 

Palestrantes:

 

Adriano Pires

Sócio-fundador e Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII (1987), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (1983) e Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980).

Atua há mais de 30 anos na área de energia. Sua última experiência no governo foi na Agência Nacional de Petróleo – ANP, onde atuou como Assessor do Diretor-Geral, Superintendente de Importação e Exportação de petróleo, seus derivados e gás natural e Superintendente de Abastecimento.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, exerceu a função de professor, pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais.

Desenvolveu atividades de pesquisa e ensino nas áreas de economia da regulação; economia da infraestrutura; aspectos legais e institucionais da concessão dos serviços públicos e tarifas públicas.

Gabriel de Figueiredo da Costa

Consultor Técnico da área de Gás Natural na Superintendência de Petróleo e Gás Natural da Empresa de Pesquisa Energética. Engenheiro Químico, cursando mestrado em Planejamento Energético.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Marcelo Mendonça 

Diretor de Estratégia e Mercado da Abegás – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), entidade que representa todas as distribuidoras de gás canalizado do País.

É engenheiro químico formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gestão Empresarial e em Marketing, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Mendonça conta com mais de 23 anos de experiência no setor, foram 12 anos na Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG), hoje Naturgy. Na concessionária, atuou na área comercial como gerente de Vendas para grandes clientes.

Na Abegás, Mendonça é responsável pela elaboração de estudos de mercado e regulatórios, gestão dos comitês estratégicos permanentes e interlocução com órgãos estaduais e federais.

Paula Campos

Engenheira Eletricista/ Eletrônica, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e pós-graduada em Análise de Sistemas, pelo Instituto de Matemática da UERJ. Atualmente cursa a faculdade de Direito na Universidade Paulista. Com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e de gás, trabalhou como gerente na Consultoria Andrade&Canellas, como executiva master de contratos na COMGÁS, como coordenadora de energia na ABRACE – Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Gás Natural, como diretora técnica e regulatória na ANACE – Associação Nacional dos Consumidores de Energia, como gerente de energia e gás natural América do Sul na indústria química Air Liquide, como Head de Serviços na Safira Gestão e CEO na comercializadora Infinity Energias. Trabalhou ainda por 6 anos com engenheira biomédica.

Desde outubro de 2017, Paula é diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado da Arsesp, além de Conselheira do COE – Conselho de Orientação de Energia do Estado de São Paulo e coordenadora da Câmara Técnica de Petróleo e Gás da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação.

Zevi Kann

Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, graduado em 1973.

De 1998-2011, exerceu as atividades na ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (até 2007 CSPE – Comissão dos Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo). Sucessivamente: Comissário Chefe, Comissário Geral e Diretor. Foi responsável pela edição do Marco Regulatório dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado no Estado de São Paulo, atuou nos processos de desestatização dos serviços de energia no Estado de São Paulo; respondeu pelo desenvolvimento da regulação e da fiscalização das distribuidoras de gás canalizado no Estado de São Paulo, inclusive coordenando 06 (seis) Revisões Tarifárias Quinquenais.

De 2000 a 2003, participou da formação e exerceu a presidência da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), entidade com mais de 50 Agências Reguladoras federais, estaduais e municipais associadas – www.abar.org.br.

De 2003 a 2010, atuou como diretor da ABAR, neste período exerceu a responsabilidade pela Câmara Técnica de Gás Canalizado da ABAR, participando das discussões relacionadas à Lei do Gás.

Nos assuntos relacionados à regulamentação de consumidor livre, autoprodutor, auto importador e comercializador no Estado de São Paulo, foi responsável pela elaboração das Deliberações 230 e 231/2011, que disciplinam os citados agentes.

Desde novembro de 2011, sócio da Zenergas Consultoria Empresarial em Energia e Regulação Ltda. Consultor na área de regulação, em especial no setor de distribuição de gás canalizado.

 

Realização:

 

Apoio Institucional:

Hora

(Terça-feira) 08:00 - 13:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X