julho, 2019

2019seg01jul08:0012:30Workshop Aeromóvel - Transmissão ao vivo08:00 - 12:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Seminários

Detalhes do evento

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À GRAVAÇÃO DESTE EVENTO!

Tecnologia Brasileira de People Mover – APM

Programação:

8h – 9h    Welcome Coffee e Credenciamento

9h– 9h30   Sessão de Abertura

  • Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia
  • Jean Pejo – Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos
  • Vicente Abate –  Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária- ABIFER
  • Pedro Machado – Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP
  • Luiz Carlos Mantovani Néspoli – Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP

9h30 – 11h30 – Aeromóvel Solução Nacional de APM – Aeromovel Brasil S.A. e Marcopolo Rail

  • 9h30 – 10h – O Aeromovel no contexto global de mobilidade – Marcos Coster 
  • 10h – 10h15 – Material Rodante Marcopolo Rail – Petras Amaral Santos 
  • 10h15 – 10h30 – Construção Civil – Eduardo Chrysostomo 
  • 10h30 – 11h30 – Tecnologia, Operação e Manutenção – Diego Abs 

11h30 – 12h15 – Mesa redonda e esclarecimentos

  • Ivan Whately – Mediador – diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do IE
  • José Claudio da Silva Sicco – Superintendente de Desenvolvimento e Expansão da TRENSURB
  • Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho – Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS
  • Peter Alouche – Consultor especialista em Sistemas Metroferroviários
  • Alberto Epifani – coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico da STM
  • 12h15 – 12h30 – Encerramento
  • Visita ao Veículo Aeromóvel na Marcopolo
  • Av. Pres. Tancredo Neves, 228 – Vila Nancy, São Paulo – SP
    Visitação livre das 14h às 17h.Será disponibilizado ônibus para deslocamento nos seguintes horários:
    * 14h – Primeiro grupo
    * 16h – Segundo grupo
  • Observações:
  • As visitas terão duração de 30 minutos. O ônibus sairá do Instituto de Engenharia e retornará ao Instituto após as visitas. É necessário que se faça inscrição para as visitas pelo e-mail: [email protected]

Abertura:

Eduardo Lafraia 
Presidente do Instituto de Engenharia, tendo presidido a Casa também nas gestões de 2003-2004 /2005-2006/2017-2018. Atualmente, é diretor da empresa Sebel Engenharia e Construções Ltda., que atua no setor de construção habitacional. Engenheiro Civil pelo Mackenzie, pós-graduado em Administração de Empresas (FGV) e MBA em Administração de Empreendimentos da Construção Civil (Poli-USP). Foi presidente do Conselho Deliberativo da Apeop, membro do Conselho de Orientação do IPT, do Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp, da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil, Fiesp, conselheiro e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão, foi diretor do Sciesp, diretor de obras da Cohab-SP e presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes, na Universidade Mackenzie. É membro dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do Instituto de Engenharia, e diretor-pleno da Associação Comercial de São Paulo.

Jean Carlos Pejo
Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Engenheiro Mecânico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduação com MBA em Logística Empresarial e Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. É especialista em ferrovias com cursos em quatro países: Japão, França, Reino Unido e Estados Unidos. Atuou como secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil), onde coordenou um projeto que busca a ocupação sustentável do território nacional por ferrovias associadas ao agronegócio. Também foi diretor de Planejamento e Gestão na Ferrovia Paulista S.A (Fepasa) e membro da empresa de transmissão e distribuição de energia Cia. Paulista de Força e Luz (CPFL).

Luiz Carlos Mantovani Néspoli
Engenheiro Civil pela Poli/USP, atual superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos. Carreira desenvolvida no setor público, a partir de 1975, onde atuou nas áreas de planejamento, projeto e operação nas seguintes empresas: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, Empresa de Planejamento da Grande São Paulo – EMPLASA e Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET. Como consultor, atuou, dentre outras atividades, no processo de privatização das empresas Flumitrens (hoje Supervia) e do Metrô no Rio de Janeiro, em planejamento e projetos de transporte e trânsito, na criação da Autarquia DETRAN/RS e na coordenação da elaboração da Política Nacional de Trânsito.

Vicente Abate
O presidente da ABIFER é engenheiro metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Poli-USP, possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É Consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion. É diretor do SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários; DECONCIC/FIESP – Departamento da Indústria da Construção;DEINFRA/FIESP – Departamento de Infraestrutura (Transporte e Logística). É vice-presidente da ABIFA/SIFESP – Associação Brasileira de Fundição / Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo, conselheiro da ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção; da ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos; da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos; do COINFRA/FIESP – Conselho Superior de Infraestrutura; do CONSIC/FIESP – Conselho Superior da Indústria da Construção; do Instituto de Engenharia; da SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Mesa Redonda

  • Ivan Whately – Mediador
    Engenheiro Civil e Arquiteto, especialista em planejamento de transporte. Trabalhou em empresas privadas e públicas do setor, acumulando experiência em projetos e
    gerenciamento de obras. Atualmente, é assessor Técnico do Metrô-SP. Anteriormente, exerceu a função de assessor do presidente do MetrôSP; assessor especial do secretário Municipal de Transporte; gerente de Projetos e Obras da EMTU; diretor de Projetos e Desenvolvimento Técnico da CPOS e diretor-presidente da CPOS. Ocupou outros cargos, como superintendente do DAEE,presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do Departamento de Transportes Públicos da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA; diretor da Divisão de Projetos de Engenharia do Fundo de Construções da USP;dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos de Engenharia de Transportes da SEEBLA, Serviços de Engenharia e coordenador de Projetos da CET. Diretor-Secretário do Instituto de Engenharia, é associado participante desta instituição há 41 anos é, também, o atual diretor do Departamento de Mobilidade e Logística.

    • Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho 
      Engenheiro Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Engenharia Civil/Construção (PPGEC/UFRGS) e PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance (Leeds University/UK). Professor Titular da UFRGS, atualmente é diretor da Escola de Engenharia (2012-2020), diretor do CEPED/RS e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres). Atua como coordenador do Comitê Operacional Pacto Alegre. Foi coordenador do Comitê de Engenharias da FAPERGS e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)(2009-2013), Secretário da Associação Sul Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE), presidente e presidente de Honra da Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación (ALCONPAT Internacional). Presidente e secretário da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e diretor e Membro do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). É membro honorário do IBAPE-RS, do IABMAS Brasil, do CBDB, da ABECE e do American Concrete Institute (ACI), além de representante da ABNT no Comitê ISO TC71 e consultor ad-hoc de diversas entidades de fomento. Experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia Civil, com ênfase nos temas: durabilidade e vida útil de estruturas, patologia das construções, concretos especiais, materiais compósitos avançados de engenharia, reforço e reparo estrutural, análise, teste e modelagem de sistemas estruturais, ensaios não destrutivos, efeitos de altas temperaturas em estruturas, segurança contra incêndio e pânico, perícias e desempenho e avaliação de sistemas construtivos. Além disso, atua na área de Prevenção de Desastres e Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades.
    • Peter Alouche 
      Engenheiro Eletricista pelo Mackenzie, pós-graduado para mestrado em Sistemas de Potência na Poli-USP, com diversos cursos de especialização em transporte público em universidades e entidades do Brasil, Europa e Japão.Durante 35 anos foi metroviário, assessor técnico da presidência do Metrô de São Paulo para Projetos Estratégicos, representante da Companhia na UITP e no CoMET (Benchmarking de Metrôs).  Foi professor titular de linhas de transmissão na Escolas de Engenharia da FAAP e do Mackenzie. Hoje é consultor independente de transporte nas áreas de tecnologia. Tem inúmeros artigos publicados em revistas especializadas do Brasil e do exterior.
    • Palestrantes: 
    • Diego Abs 
      Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha há quatorze anos na empresa Aeromovel Brasil S.A., atualmente ocupa o cargo de gerente de Sistemas, tendo sido coordenador de Engenharia e Responsável Técnico pela implantação do Sistema Aeromovel no Aeroporto Internacional e Porto Alegre, entre 2010 e 2013. Dedica-se também ao estudo das tecnologias de Automated People Mover e tem especial interesse na área de eficiência energética em sistemas de transporte terrestres em geral.
    • Eduardo Chrysostomo
      Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com especialização em Estradas de Ferro. Atua nas áreas de Sistemas de Transportes Terrestres, Automated People Movers e Fabricação de Componentes Eletromecânicos. Atuou na área de Engenharia Civil da Sur-Coester na primeira etapa de implantação da Linha Piloto do Aeromovel, em Porto Alegre, em 1988, e como Engenheiro Civil da Sur-Coester na segunda etapa de implantação da Linha Piloto do Aeromovel, em Porto Alegre, de 1989 a 1992. Como Engenheiro Consultor de Via Permanente na Aeromovel Brasil S.A., foi responsável pela fiscalização dos processos executivos e montagem da via permanente, meso e superestrutura e pela fabricação e instalação dos complementos de via da Implantação da Linha Aeromovel que interliga a estação do Trem Metropolitano de Porto Alegre ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Atualmente, exerce a atividade de Gerente Geral da Aeromovel Brasil S.A.
      Marcus Coester 
      CEO da Aeromovel Brasil S.A. e diretor do Grupo gaúcho COESTER. Graduado em Computação pela PUCRS e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. Possui sólida experiência internacional e amplo conhecimento e vivência em Mobilidade Urbana. Atua também no terceiro setor como atual presidente da Câmara de Comércio Brasil Alemanha, diretor da Federação das Indústrias do RS – FIERGS / CIERGS, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – ABIMAQ e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE.  É Membro Consultivo das Escolas SENAI da Região Metropolitana de Porto Alegre e professor visitante do Pós-MBA de Administração da UNISINOS
    • Petras Amaral Santos 
      Graduado em Design Industrial e pós-graduado em Inovação Tecnológica com ênfase em Sustentabilidade, possui também MBA Internacional em Empreendedorismo e Inovação pelo B.I. International/BabsonCollege. Como consultor, dedicou-se às áreas de Identidade Corporativa, Inovação em Produto e Design Estratégico. Atuou também como professor universitário na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, gerencia o Marcopolo Innovation Center, sendo responsável pela estratégia de inovação, o que inclui novos modais e sistemas, novos modelos de negócio e serviços. Principais prêmios: Concurso Volkswagen de Design 1999; Premio CNI 2009 – Marcopolo G7; IF Design Awards 2014 – Transportation Design (Viale BRT); Brazil Design Awards 2014 – Viale BRT e Hermès de I’Innovation 2015 – Best Creative Syntesis
      <

      TRANSMISSÃO AO VIVO DO WORKSHOP PELO SITE (WWW.IE.ORG.BR) E PELAS PÁGINAS DO FACEBOOK E DO YOUTUBE DO INSTITUTO DE ENGENHARIA

      Realização:

      Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidência de Atividades Técnicas
      Eng.  Ivan Metran Whately – Diretor do Depto. de Engenharia de Mobilidade e Logística

       

      Patrocínio:

       

      Apoio:

      Resultado de imagem para antp

Hora

(Segunda-feira) 08:00 - 12:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X