setembro, 2018

2018qua19set19:30Wetlands Construídos para tratamento de esgoto19:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

 

 

Resumo: 

Os wetlands construídos, conhecidos também como jardins filtrantes ou filtros de areia plantados, são sistemas naturais de tratamento de esgoto compostos por plantas aquáticas e substratos (brita, areia, bambu, casca de arroz, entre outros).

Esta tecnologia é aplicada na Europa e Estados Unidos a mais de 50 anos, no Brasil começou a ser utilizada em 1980 e foi intensificada a partir do ano 2000.

Comparado com os sistemas convencionais de tratamento, são de baixo custo, fácil operação e manutenção. Esse sistema é uma alternativa interessante para tratamento de esgoto pelo seu baixo custo de instalação e operação e por ser mais “sustentável” tendo em vista que não utiliza produtos químicos, consumo de energia e a biomassa gerada pelas plantas pode ser reutilizada como adubo e ração animal, entre outras vantagens.

Palestrante:

Eng.a M.a Cristiane Dias Poças

Engenheira de Materiais/Química pela Universidade Mackenzie, Especialista em Tecnologias Ambientais pela Faculdade Tecnologia de São Paulo (FATEC) e Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Consultora da Área Ambiental e Professora Universitária dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Faculdade Piaget, desenvolveu sua pesquisa de mestrado em wetlands construídos, participa de grupos de pesquisa sobre o tema e ministra cursos, palestras e consultoria. Trabalhou na General Motors, Bunge Fertilizantes e Ambev, onde exerceu atividades em sistema de gestão ambiental (ISO 14001); gestão de resíduos; licenciamento ambiental; instalação, otimização e operação de estações de tratamento de água e efluentes; planejamento e execução de auditorias ambientais; coordenação de equipes multidisciplinares e elaboração de editais para contratação de terceiros e equipamentos. Destaca-se a coordenação de projeto de reutilização de cem por cento de efluente tratado na Unidade General Motors do Brasil em Joinville, utilizando jardins filtrantes e sistema de osmose reversa.

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto  –  Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT.  de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Eng. Amir Hernandez Musleh – Vice Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Eng. Jefferson D. Teixeira da Costa  –  Coord. da DT. de Segurança no Trabalho

Arqtª Bianca Giglio Beteloni – Diretora do Depto. de Arquitetura

Hora

(Quarta-feira) 19:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X