agosto, 2023

2023qua02ago19:0020:30Usinas fotovoltaicas / Parque solar / Fazenda solar19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações | Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação | Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Aurea Lúcia Vendramini Georgi – Abertura

    Aurea Lúcia Vendramini Georgi – Abertura

    Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

    Pós doutora em Eficiência Energética e Energia Renovável e doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do departamento de Controle e Automação – Instituto de Engenharia SP, membro do Comitê Técnico Green Building Council Brasil – GBC e Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, professora de pós graduação do IPOG - MBA Construções Sustentáveis e Edifícios Inteligentes, de pós graduação na Universidade Mackenzie e Universidade Belas Artes em São Paulo, experiência como palestrante em congressos internacionais, SESSION CHAIR e Conferencista em International Conference on Biodiversity and Sustainable Energy Development em Singapore e International Conference on Frontiers of Mechanical Engineering, Materials and Energy em Pequin.

    Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

  • Daniel Rodrigues do Nascimento – Palestrante

    Daniel Rodrigues do Nascimento – Palestrante

    Gerente de Projetos na SunSeven Energy

    Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2008, Mestre em Gestão e Tecnologia Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuação na implantação de projetos na área de petróleo, gás, naval, ferrovia e energia renováveis.

    Gerente de Projetos na SunSeven Energy

  • Tatiana Lourenço Machado - Moderadora

    Tatiana Lourenço Machado - Moderadora

    Vice-coordenadora da Divisão de Inteligência Artificial, Controle e Automação

    Engenheira Civil, pela Faculdades Unidas Metropolitanas – FMU; pós-graduada em Segurança do Trabalho, pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL; especialista em Prevenção e Combate a Incêndio; vice-coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação; coordenadora de Projetos na empresa Alumistar Engenharia Ltda.

    Vice-coordenadora da Divisão de Inteligência Artificial, Controle e Automação

Detalhes do evento

Abordagem:

A energia solar no Brasil vem crescendo exponencialmente a cada ano, ajudando a diversificar a matriz elétrica do País. Hoje, a energia solar está atrás apenas da energia gerada por fonte hídrica, superando outras fontes de energia, como eólica e gás natural. Estima-se que no ano de 2023, serão gerados mais de 300 mil empregos e aproximadamente R$ 50 bilhões de novos investimentos.

Mais de 50% dos sistemas instalados são residenciais, ou seja, no telhado das casas, entretanto o número de usinas solares remotas, com grande capacidade de produção, vem crescendo, para atendimento de um número maior de consumidores, que por algum motivo, não poderiam instalar no seu espaço. Podemos classificar essas usinas em dois segmentos, geração centralizada e geração distribuída remota (autoconsumo e compartilhada). Para a construção e montagem dessas usinas, são necessários fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços e um grande número de mão de obra qualificada, engenheiros, técnicos, tecnólogos, montadores, eletricistas, pedreiros, serventes, ajudantes, dentre outros. Os principais equipamentos, são importados, como os módulos, inversores e estrutura dos módulos (tracker), entretanto os demais equipamentos e materiais, podem ser adquiridos no país. Dependendo do tamanho das Usinas, o prazo de execução poderá ser de 4 a 24 meses de execução, tendo como padrão, para usina de geração distribuída, 4 meses e para usinas centralizadas, 24 meses.

Portanto, nessa palestra falaremos sobre o setor, desafios e oportunidades de melhoria na implantação desses projetos. As etapas de execução de um projeto de geração distribuída, os desafios fundiários, elaboração de projetos executivo, desenvolvimento de fornecedores locais, recrutamento de mão obra especializada e conexão na rede da distribuidora.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos e estudantes.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

Eng.ª Aurea L. Vendramin Georgi – Vice-Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações; Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quarta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações | Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação | Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

X
X
X
X
X