mai, 2021

2021qui13mai19:0020:30Topsoil: Significado e Diretrizes para o uso e ocupação do solo19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Divisão Técnica de Construção Sustentável e Meio Ambiente / Grupo de Mulheres IE Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Diante de tantas complexidades, de cenários e futuros eventos ainda em construção pós-pandemia de 2020, o atendimento às mudanças climáticas que devem ser mantidos em cobranças, posicionamentos para se reduzir e não simplesmente zerar, mas dar ganhos positivos ao meio ambiente são prementes e mais que necessários.

No sentido de oferta de emissões negativas de carbono, adotar o novo significado do topsoils pode oferecer essa aderência, contextualizado com o emergente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e marcando um contraponto para interessados na sustentabilidade pelo setor da construção civil por conceitos e diretrizes.

Para os profissionais da construção civil e de empreendimentos imobiliários, trata-se de fornecer as bases para a produção por meio da apresentação dos tópicos da certificação LEED, como sendo a de maior reconhecimento no mercado e especificando os créditos e pontos relativos ao solo e local da construção nas versões vigentes.

Este livro conta com exemplos, algumas tendências do manejo do topsoils no mundo, um painel geral das atuações em curto e médio prazos acerca da rede zero de emissões de carbono, a visão centrada da Europa em retrofit e zero energia e em sintonia com os desafios técnicos da análise de ciclo de vida.

Como resposta às emissões negativas de carbono, explora as potencialidades das áreas verdes e as oportunidades que a manutenção da qualidade dos topsoils pode gerar. Como contribuição e ressignificação do solo e dos topsoils como recursos naturais limitados, apresenta um novo caminho sobre como podemos zerar e negativar as emissões de carbono por estarmos tão próximo de um microbioma que é o solo, cuja superfície se revela como de maior potência para regular as emissões de carbono orgânico presente na TERRA e, também, regulador da vida – como um “ser” que é o berço e túmulo da vida.

Sua leitura se mostra necessária por apresentar fundamentos sobre o topsoil partindo de conceitos, características não vistas nos conteúdos de graduações e formações de profissionais da construção civil, arquitetura e urbanismo, de tecnólogos e atuantes em áreas e temas sobre sustentabilidade e meio ambiente, revelando o valor da natureza do topsoils como um indivíduo e elemento carregado de vidas.

 

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

 

Palestrante:

Sasquia Hizuru Obata – Professora doutora plena da FAAP e professora doutora na Universidade Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Civil pela FAAP, graduação em nível Superior de Formação de Professores de Disciplinas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie.

Desenvolveu estágio de pós-doutoramento em Sustentabilidade em Sistemas de Produção – Empreendimentos imobiliários sustentáveis, no LaProMa-UNIP/SP.

Atualmente é professora doutora plena da FAAP e professora doutora na Universidade Mackenzie – na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Estruturas de Concreto, Materiais e Tecnologias Construtivas e Sustentabilidades.

Colabora na assessoria de projetos em sustentabilidades das construções na RTKS.
Participou como pesquisadora no LaProMa em programa de pós-doutorado em Sustentabilidade em Sistemas de Produção.

É docente nos cursos de pós-graduação lato-sensu de Perícias e Avaliações de Engenharia, Negócios Imobiliários e Construções Sustentáveis da FAAP. Convidada ministrante da disciplina Avaliações e Certificação para Construções Sustentáveis no curso de pós-graduação lato-sensu em Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade no Centro Universitário Belas Artes.

Atua ativamente na promoção do tema e difusão dos conceitos sobre construções sustentáveis e verdes: através de palestras, entrevistas e treinamentos.

Coordenou o curso de Lato-Sensu em Construções Sustentáveis.
Coordenou o Núcleo de Pós Graduação Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia da FAAP, como coordenadora do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da FAAP; criou e coordenou o curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Projetos e do curso de Extensão em Gestão de Projetos na FAAP.
Coordenou Projetos Especiais e Modernização dos Laboratórios da Faculdade de Engenharia da FAAP.
Foi coordenadora de projetos de gestão aberta para inovação do Inova Paula Souza. Lecionou na FATEC Tatuapé – Victor Civita.

 

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depertamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de Oliveira Reis – Coordenador da Divisão Técnica de Construção Sustentável e Meio Ambiente
COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia.

 

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Divisão Técnica de Construção Sustentável e Meio Ambiente / Grupo de Mulheres IE

X
X
X
X
X