dezembro, 2016

2016ter13dez21:0023:00Tecnologia LoRa e suas aplicações em IoT21:00 - 23:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. MarianaTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

Abordagem:
Tecnologia LoRa®
LoRa® é uma nova tecnologia de radiofrequência, já presente em muitos países da Europa, que permite uma comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia, e com um preço muito mais acessível do que os já existentes no mercado.
Seu funcionamento baseia-se em uma rede de topologia estrela, similar a uma rede de celular. Suas principais aplicações são sistemas de IoT (internet das coisas) como sensores e monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura etc.), sobretudo aqueles operados a bateria, de mensagens curtas de status que sejam fácil ou difícil acesso.
LoRaWAN™ é um standard aberto de protocolo de rede que utiliza gateways se comunicando com os dispositivos LoRa® e repassando esta informação para os servidores de rede e de aplicação final. 

Apoio Institucional

    IMT e

Realização:
Engª Miriana Marques – Vice-presidência de Atividades Técnicas
Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Depto de Engª de Energia e Telecomunicações
Engª Flávia Bartkevicius Cruz – Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações

Sobre os palestrantes 

Eng. Nilton Valente
Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Univ. Mackenzie em 1989; Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá em 1986; Sócio – Diretor da VAGON Engenharia LTDA desde 1994; Especializado em: Sistemas Embarcados e Microcontroladores (Hardware / Firmware), Plataformas Wireless / GPS, Protocolos e Interfaces de Comunicação, Aquisição e Tratamento de Dados. Responsável na Artimar pelo desenvolvimento de novos negócios no Brasil com tecnologia LoRa.

Eng. José Carlos de Souza Junior
Técnico Eletrônico pela ETE Lauro Gomes (1986), possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia – onde atua como Reitor do Centro Universitário. Fundou a Mosaico Engenharia Eletrônica Ltda., onde atuou até 2009. Fundador da VERSOR Inovação Tecnológica em 2010, é também seu responsável técnico. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica/Eletrônica, com ênfase em Processamento Digital de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Imagem, Sistemas Embarcados, Sistemas de Predição e IoT. 

Uma breve introdução sobre a tecnologia LoRa

A tecnologia LoRaTM é uma tecnologia de comunicação de longo alcance (Long Range) e baixo consumo de energia. 

Esta tecnologia está pronta para a “Internet das Coisas” embora seus padrões ainda estejam sendo estabelecidos pelo LoRa Alliance (https://www.lora-alliance.org/) e, no Brasil, pela Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC (http://www.abinc.org.br/). 

A tecnologia Lora irá substituir as soluções de comunicação atual? Não, ela chega como um processo complementar e não substituto. Algumas limitações do LoRa são, por exemplo, o fato de não poder ser usada para geoposicionamento visto que sua acurácia é menor que a do GPS. 

Mas, quais as características do LoRa e o que elas trazem de vantagem nesse padrão?
– Longo alcance tornando-a imune a interferências
– Longa vida útil para as baterias devido ao baixo consumo. Os dispositivos machine-to-machime (M2M) podem ficar em estado de hibernação sendo acionados apenas por curtos períodos de tempo.
– Multiuso, o mesmo dispositivo pode ser operado tanto como rede pública (aberta) quanto como rede privada – usando protocolos diferentes para cada rede?
– Escalável – a rede possui uma grande capacidade de expansão
– Funciona via rádio. 

Esta tecnologia teve seu início na Europa e seu alcance indoor atual é de até 75 metros.
Já está sendo estudada a implantação da LoRaWAN, com as seguintes características:
– Modulação proprietária
– Spread aumentado permitindo mais informações por bit
– Largura de banda ajustável
– Correção de erros melhorando a redundância 

Vários fabricantes já possuem kits e softwares para o cálculo de alcance do LoRa. Entre as vantagens do LoRa está o fato de obter maior alcance com um pacote menor de dados (redução de custo). Uma limitação, porém, é o tempo máximo de duração dos dados no meio ar, que é de apenas 400 ms.

Sobre a autora:
Flavia Bartkevicius Cruz é Engenheira Eletricista-Eletrônica graduada pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2013. Atualmente atua como Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações do Instituto de Engenharia e é voluntária dos GDTs – Grupos de Discussão Técnica da AEXAM – Associação de Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Hora

(Terça-feira) 21:00 - 23:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana

X
X
X
X
X