julho, 2020

2020qui09jul17:0018:30Sustentabilidade nos materiais de construção17:00 - 18:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

  • Soluções para Concreto verde (Cenário Internacional);
  • Materiais produzidos a partir de resíduos;
  • Uso do Bambu na construção civil.

Público-alvo:

Engenheiros, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrantes:

Lylian Coelho Ferreira

Engenheira Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou em várias indústrias, como automobilística, estações de água, petróleo e gás. Atualmente é gestora de Projetos no Grupo Suez e é cofundadora e vice-presidente da ONG Womenvai. Lidera projetos de Reciclagem e Recuperação de Resíduos ligados à Direção de Desenvolvimento do Departamento de Concursos Públicos da SUEZ R&V França. Os projetos estão de acordo com as SDG’s, que incluem a redução das emissões de gás estufa, a promoção da igualdade de gênero e a coordenação de soluções para mobilizar voluntários, empresários e comunidades com o objetivo de acelerar a transição para uma economia mais circular, unida e ecológica. Ingressou na INWES em 2008 como oradora, desde então tem organizado eventos, tais como ICWES, WEC, Hult Prize Challenge, TEDX Champs Elysées W, COP24 e COP25.

Edna Possan

Engenheira Civil pela Unioeste (2002). Mestre e doutora em Engenharia pela UFRGS (2010). Atualmente é professora Associada nível II na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Coordenadora do mestrado em Engenharia Civil (PPGECI) e do Laboratório de Desempenho, Estruturas e Materiais (LADEMA) na UNILA. Foi diretora do Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura (CITI/UNILA) de 2013 a 2015. Desde 2010 é pesquisadora do CEASB/PTI (Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens/Parque Tecnológico de Itaipu), desenvolvendo em paralelo diversos trabalhos em parceria com o Laboratório de Tecnologia do Concreto de Itaipu (LTCI). Membro fundadora ALCONPAT-Brasil. Diretora de relações interinstitucionais da ANTAC gestão 2018-2020. Membro da Diretoria Regional do IBRACON (2020-2023) e Conselheira do CREA-PR (2020-2023). É membro da Comissão de Estudo de Durabilidade do Concreto da ABNT.

 

Mateus De Azevedo Barão

Engenheiro Civil, formado pela PUC-PR (2003). Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela UFPR (2007). Permacultor pela Rede Permear (2010). Instrutor de PDC – Permaculture Design Courses pela Rede Permear (2018). Formação em uso sustentável do bambú Módulos I-Introdução e II-Construções (CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, 2010, 2011). Master Internacional em Patologia Avançada III-Prevenção de Problemas Patológicos na Industria da Construção (IDD – Red PREVENIR, Curitiba-BR, 2016). Master Internacional em Técnicas Avançadas para o diagnóstico de manifestações patológicas em estruturas de concreto e materiais (IDD – CINVESTAV- Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN, Mérida-MX, 2019). Atua desde 2002 na área de consultoria e projetos com ênfase em sustentabilidade – avaliação de impactos socioambientais, gerenciamento de resíduos; e planejamento urbano e territorial. Atua desde 2007 na área de Patologia nas Obras Civis (Inspeções prediais e de obras; laudos técnicos; perícias e assistências técnicas; ensaios técnicos, projetos de reparo e reforço, supervisão, acompanhamento técnico e execução de obras de recuperação estrutural e reparos em edificações. Professor e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Patologia nas Obras Civis e do Curso de Graduação em Tecnologia da Construção de Edifícios na Faculdade IDD, desde 2014. Sócio-diretor da empresa Barão Engenharia S/S Ltda., desde 2007. Sócio- fundador da empresa Sustentarte – Construção, Desenvolvimento e Arte, desde 2015.

Co-realização do evento:

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas

Hora

(Quinta-feira) 17:00 - 18:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X