mai, 2021

2021qui27mai19:0020:30Sustentabilidade e eficiência energética nos edifícios: Processo de etiquetagem do PBE Edifica-PROCEL19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Divisão Técnica de Controle e Automação Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

A palestra sobre Etiquetagem de eficiência energética em edificações tem por objetivo apresentar um panorama aos profissionais envolvidos nas áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, sobre o processo de etiquetagem de edificações, de modo a fornecer a compreensão dos conceitos envolvidos no Regulamento Técnico de Qualidade de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (RTQ-C).

Além disso, pretende-se possibilitar o conhecimento sobre a economia de energia em edificações a partir da utilização do método prescritivo do RTQ-C.

Será também abordado o projeto “Campus Sustentável”, desenvolvido pela Unicamp, suas aplicações e experiências, apresentando um diagnóstico termoenergético de etiquetagem de edifícios em diversas tipologias.

Por fim, pretende-se proporcionar uma discussão sobre como o conforto ambiental pode ajudar a melhorar o desempenho energético do edifício, por meio de medições, em busca da sustentabilidade e eficiência energética.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrante:

Adriana Petito de Almeida Silva Castro

Coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIMEP

Currículo Lattes - Guia de como fazer - FundacredPós-Doutoranda pela FEC/UNICAMP – subprojeto Etiquetagem de Edificações, projeto “Campus Sustentável”; Pós-Doutorado pela R3E – Rede de Eficiência Energética em Edificações, parceria entre UFRN e UNICAMP; Doutorado e Mestrado em Edificações, subárea Conforto Ambiental (UNICAMP); Engenheira Civil pela Unicamp; Coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIMEP; Docente dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na UNIP e UNIMEP. Atuação profissional: etiquetagem de edifícios, eficiência energética, conforto ambiental, materiais e componentes da construção.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Alessio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações
Eng.ª e Arqt.ª Aurea Vendramin – Coordenadora da Divisão Técnica de Controle e Automação
COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Divisão Técnica de Controle e AutomaçãoCoordenadora: Aurea Lúcia Vendramin Georgi / Vice-coordenadora: Gabriela Caetano dos Santos

X
X
X
X
X