novembro, 2020
Atenção: Associados ao Instituto de Engenharia possuem 20% de desconto na inscrição. Para mais informações e inscrição, clique aqui.
Atenção: Associados ao Instituto de Engenharia possuem 20% de desconto na inscrição.
(Sexta-feira) 08:00 - 13:00
Hotel Grand Mercure – Centro de Convenções – Rua das Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Cep 04012-180 Telefone - 11.3466.9200
Jean Carlos Pejo
Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com MBA em Gerencia de Projetos e em Logística, ambas pela FGV, e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College do USA.
Realizou estágios nas ferrovias da França e Japão e cursos de especialização e extensão universitária em disciplinas de Engenharia Ferroviária na Espanha, Itália, Canadá, EUA e Brasil.
É secretário geral da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias, com sede no Brasil. Recebeu em 2019 o título de Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SESP). Foi secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, coordenador geral de Gestão, superintendente de Projetos e Engenharia da FEPASA e conselheiro da CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Apresentou várias palestras em Congressos no Brasil e exterior, bem como publicou textos e artigos em revistas especializadas.
Sergio Kobayashi
Jornalista e Consultor de Organização de Campanhas Eleitorais. Jornalista profissional graduado em 1980 pela Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero”, conduziu dezenas de campanhas eleitorais nacionais, estaduais e municipais. É autor de livros de Marketing Eleitoral pelas Editoras Ateliê e SENAC. Atua como consultor de estratégias de comunicação institucional, estruturas eleitorais e redes sociais. É permanente palestrante em seminários e congressos sobre temas de comunicação institucional, ativismo digital, marketing político, mercado editorial e programas de leitura.
Foi presidente da Rádio e Televisão Educativa – RTVE do Estado do Paraná (2015/2018), secretário de Comunicação de São Paulo (2005/2006), presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo-IMESP (1995/2003), presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação-FDE de São Paulo (2003) e coordenador geral de Educação de São Paulo (2007/2008). Presidiu a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais – ABIO (1998 a 2003) e coordenou o Fórum Permanente dos Jornais Oficiais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (1999 a 2003).
Atualmente é conselheiro da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura de São Paulo, conselheiro do Museu da Imagem e do Som – MIS, presidente do Instituto das Emissoras Estaduais Públicas de Rádio e Televisão do Brasil – IBEPEC e consultor institucional da Companhia das Cooperativas do Agro do Brasil – CCAB.
Maria da Penha Pereira Nobre
Arquiteta e Urbanista com especialização na área de Trânsito, Mobilidade e Segurança e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo e no Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV de São Paulo. Participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU; foi presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia e a sociedade civil; coordenou e ministrou cursos dentro do “Programa Nacional de Capacitação das Cidades” do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional.
É coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia; conselheira do Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT do Estado de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia; diretora e responsável técnica do Instituto Mobilidade e Educação PLANO – IMEP; coordenadora técnico-pedagógica dos cursos de pós-graduação do IMEP e dos cursos abertos nas áreas de Trânsito e Transportes.
Xico Graziano
Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP, 1974), mestre em Economia Agrária (USP, 1977), doutor em Administração (FGV/SP, 1989), é professor de MBA da FGV/SP, consultor em organização e marketing rural, comentarista de rádio e TV, articulista do Portal 360 e Portal AgroSaber. Foi chefe do Gabinete Pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995), presidente do Incra (1995), secretário de Agricultura de São Paulo (1996-98), deputado Federal (PSDB/SP, 1999-2007) e secretário do Meio Ambiente de São Paulo (2007-2010). Presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972/73) e a Cooperativa de Crédito Mútuo da UNESP/Jaboticabal (1988/90). Escritor, publicou dez livros sobre a questão agrária, agricultura, política e democracia.
Michele Caputo
Deputado Estadual no Paraná, onde também foi secretário da Saúde, de 2011 a 2018. Se destacou por elevar o Paraná como estado referência em Saúde Pública no Brasil. Implantou programas de excelência, entre eles o serviço de Transporte de Resgate Aeromédico (helicópteros e aviões), que no início foi objeto de descrédito e hoje é destaque no País. Zerou a fila de cirurgias de catarata por intermédio de mutirões. Também foi, por oito anos, secretário da Saúde da Cidade de Curitiba (2001 a 2007), onde desenvolveu o programa “Mãe Curitibana”, copiado por centenas de municípios no Brasil. Farmacêutico de formação, atualmente é deputado Estadual no Paraná.
Cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira
Coronel da Polícia Militar de São Paulo, é mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com bacharelado em Direito e pós-graduação pelo Insper. Foi secretário Municipal de Segurança da Cidade de São Paulo, chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo e coordenador Estadual da Defesa Civil.
É especialista em Redução de Risco de Desastre e Desenvolvimento Local Sustentável, pelo Programa Delnet do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência especializada das Nações Unidas (ONU) em Turin/Itália. Fez extensão acadêmica em Urban Crime and Violence Prevention, pelo World Bank Group e Curso de Extensão Justice pela Harvard Edx. Foi presidente Nacional do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC).
É professor de Política Municipal de Segurança e Defesa Civil, no curso de pós-graduação “Gerente de Cidades”, da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Iberê Bandeira de Mello
Advogado há mais de 30 anos, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, conhecida Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Dedicado em Direito Penal Empresarial, Direito Administrativo e Político. Tem escritório na cidade de São Paulo e correspondentes em dezenas de municípios no Brasil.
Atua na área de Direito Eleitoral em campanhas municipais, estaduais e nacionais desde 1996. Dedica-se a consultorias para formulações de Programas de Governo de candidatos, bem como as demandas judiciais de campanhas eleitorais.
Prof. Me. Julio Cesar da Costa Alexandre
Foi o introdutor e desenvolvedor da mais reconhecida ação educativa brasileira. Em uma década levou o município de Sobral ao melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todos os municípios brasileiros (8.8 em 2018).
Os alunos de Sobral, nos últimos anos, são classificados entre os primeiros em todas as provas de conhecimentos de alfabetização.
A experiência foi adotada em quase todas as cidades do Ceará e dezenas do País e hoje é reputado como a melhor e mais perene case de educação pública do Brasil.
Moacir Marques da Silva
É contador, administrador e advogado. Possui pós-graduação, mestrado e é doutorando em Direito Econômico e Empresarial pela Universidade Internacional Iberoamericana – UNINI do México.
Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, desde 1996.
Professor do curso de pós-graduação da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Professor convidado da Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP.
Coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão Pública e Gestão de Contas Públicas da Universidade Estácio de Sá e Universidade São Caetano do Sul, das quais também é professor.
Membro, pesquisador, e atual presidente do Instituto Brasileiro de Contas Públicas – IBCONTAS.
Autor dos livros: Curso de Auditoria Governamental, Controle Externo das Contas Públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, Enfoque Jurídico e Contábil para os Municípios, todos publicados pela Editora Atlas.
Ivan Hussni
Natural de Rio Claro, é empresário do setor de hotelaria e alimentação. Formado em administração pela PUC-Campinas, possui especialização em Turismo e Meio Ambiente no SENAC e pós-graduação em Gerente de Cidade na FAAP.
Em mais de uma década de vida pública, teve forte atuação como liderança empresarial: foi presidente da Associação Comercial de Rio Claro, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP (ABIH-SP) e chefe de gabinete da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Também ocupou as Secretarias Municipais de Turismo, Desenvolvimento Econômico e de Governo de Rio Claro.
De janeiro de 2011 até julho de 2012, atuou como secretário executivo do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, onde contribuiu para a alavancagem dos pequenos negócios paulistas, bem como para a disseminação da cultura do empreendedorismo e da inovação. Desde então, atua como diretor técnico na mesma instituição.
Nilo Martins Guimarães
Bacharel em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em 1979. Já participou da Seleção Brasileira de Basquete, sendo técnico em 2001 e assistente técnico, em 1999.
É o atual secretário municipal de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes, presidente da Liga Nacional de Basquete, gestor da equipe do Mogi das Cruzes Basquete e empresário de exportação de fungicultura.
Marussia Whately
Urbanista, é diretora e co-fundadora do Instituto Água e Saneamento, uma nova organização que atua com disseminação de conhecimento sobre o tema; fortalecimento do protagonismo municipal para construção de segurança hídrica; inovação para acelerar acesso a saneamento, em especial para comunidades urbanas vulneráveis e comunidades rurais.
Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental, entre 2003 e 2009, onde liderou a campanha “De Olho nos Mananciais”. Integrou equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha “Floresta Faz a Diferença”, em 2011. Morou em Belém, onde apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará, como consultora do IMAZON e da CLUA -Climate And Land Use Alliance. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo. É autora de diversos livros e publicações, entre eles o “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”.
Laurindo Martins Junqueira Filho
Físico pós-graduado em Física Nuclear pelos Institutos de Física, de Química e pela Escola de Engenharia Politécnica, todos da Universidade de São Paulo (USP). Extensão Universitária em Análise de Sistemas pela EPUSP; Estatística pela Universidade de Santo André; Teoria de Grafos/Automação de Sistemas pela Faculdade de Engenharia; e Planejamento Estratégico Situacional pela Faculdade de Economia, ambas da UNICAMP.
Foi secretário de Transporte, Trânsito e Desenvolvimento da Prefeitura de Campinas; presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas; presidente da Santista de Transportes Coletivos e da Cia. de Engenharia de Tráfego de Santos; presidente de várias Comissões Técnicas da Associação Nacional de Transportes Públicos; diretor de Manutenção da Municipal de Transportes Coletivos de SP; superintendente de Planejamento da São Paulo Transportes; coordenador de Operações no Metrô de São Paulo; coordenador de Planejamento Metropolitano para a Região de Campinas na EMPLASA; supervisor de programas de formação técnica e gerencial para empresas de transporte da Venezuela, Equador, Iraque, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília e Santos. Realizou intercâmbio de tecnologia com Japão, Índia, França, Iraque, Espanha, Alemanha, Canadá, Panamá, México, Venezuela, Peru e Equador. Foi consultor pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) no Equador.
Foi o vice-diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Exatas do Instituto de Engenharia.
Realizou mais de 500 trabalhos técnicos, cursos, palestras, cadernos tecnológicos e livros. E é detentor de dois prêmios (2009 e 2013) pelo Instituto de Engenharia e 2º lugar no Concurso nacional brasileiro “Homem do Transporte do ano de 1992″.
Celso Toshito Matsuda
Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. É professor universitário e possui especializações nas áreas de políticas públicas, relações governamentais e institucionais, tecnologia da informação, marketing público, comunicação empresarial, comunicação pública e governo eletrônico.
Foi Diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, Secretário Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional, Diretor-Presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Getais do Estado de São Paulo (CEAGESP) e Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Luiz Antonio Pirola
Engenheiro Industrial Mecânico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia Mecânica Automobilística. Sócio da Fomento Empreendimentos e Serviços Ltda. Atua no desenvolvimento de projetos estruturantes nas áreas de sistemas logísticos, trânsito e modelagem de rotas tecnológicas e sistemas logísticos para resíduos sólidos urbanos. Foi diretor de Relações Externas, membro do Conselho Deliberativo e Consultivo do Instituto de Engenharia de São Paulo, membro do Conselho Regional de Engenharia de São Paulo – CREA-SP, presidente do IBV – Instituto Brasileiro Veicular “Desenvolvimento e Segurança” e membro Titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN. Atualmente é presidente da Diretoria Executiva do iDESTRA – Instituto de Sistemas de Mobilidade Urbana e Logísticos.
João Negrini Neto
Advogado e sócio do escritório Dal Pozzo Advogados, renomado escritório especializado na área do Direito Público. Atua nas áreas do contencioso judicial público, contencioso administrativo, Tribunais de Contas e consultivo nas áreas de Direito Público, especialmente Direito Administrativo, Regulatório, Econômico, Financeiro e de Infraestrutura. Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também obteve o título de especialista na mesma área. É professor convidado de diversos cursos de Especialização em Direito. Pós-graduado em “Corporate Governance” pela Yale School of Management e em Direito das Contratações Públicas pela Universidade da Coruña, na Espanha. Membro de diversas entidades, dentre as quais se destacam a Comissão de Direito Administrativo do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, e a Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Atualmente é diretor financeiro do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI), eleito para o biênio 2017-2018.
Paulo Massoca
Engenheiro Civil, consultor em projetos de recuperação urbana e ambiental, sócio e responsável técnico da empresa PMP Engenharia e Consultoria, desde 2007. Foi diretor de Projetos e Planejamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em 2018, secretário adjunto de Habitação (2009/2016), diretor, assessor e secretário de Habitação e Meio Ambiente (1997/2007) em São Bernardo do Campo (SP). Foi responsável técnico de projetos e obras para projetos e obras de mutirão habitacional para movimentos de moradia junto à CDHU (1990/1996) e SEHAB/SP (1993/1995). Na Secretaria de Administrações Regionais do Município de Curitiba (1996/1989) foi administrador regional.
Felipe Sigollo
Possui graduação em Engenharia Civil pela FEI, MBA em Administração Executiva pelo Instituto Mauá de Tecnologia e cursos na Harvard University. Foi secretário-Executivo adjunto do Ministério da Educação (2016-2018) e do Ministério da Cidadania (2019), e secretário-Executivo substituto (vice-ministro) do MEC. Responsável pela idealização do NOVO FIES. Participou da reforma do Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes da regulação e do Ensino à Distância (EAD). Com mais de 20 anos de experiência em gestão e administração, desempenhou funções públicas relevantes na Prefeitura e no Governo do Estado de São Paulo. E é o atual reitor da Universidade Brasil.
Claudio Porto
Economista. Fundador e presidente do Conselho de Administração da Macroplan. Consultor há quase 50 anos. Reconhecido no mercado como um dos mais experientes profissionais brasileiros em planejamento e gestão estratégica com base em cenários. É coautor e coorganizador dos livros “2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário” e “Propostas para o Governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo”.
Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Docente e pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e membro do Corpo Diretivo do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2014), atua em projetos de consultoria e assessoria na área de políticas públicas e sociais voltadas a temas como trabalho, emprego, renda, qualificação profissional e proteção social. (Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3654583032159619)
Eduardo Benetti
Possui graduação em Direito, mais de 20 anos de experiência em empresas privadas e públicas como consultor e executivo interno. Assistência a clientes estrangeiros e brasileiros (empresas e investidores privados) na realização de negócios no Brasil: Fusões e Aquisições. Ampla experiência em due diligence, negociações complexas, elaboração de uma ampla gama de documentos corporativos e resolução de disputas corporativas. Suporte jurídico a clientes de diversos setores (telecomunicações, prestadores de serviços, varejistas, montadoras, imobiliárias, construtoras etc.). Especialidades: Fusões e Aquisições/ Direito Societário/ Compliance/ Contencioso e Arbitragem.
Éktor Passini
Começou sua carreira em 1995 como consultor do Banco Mundial na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Também foi diretor executivo de empresas como Abril Educação e Editora Saraiva. Em 2011 concluiu MBA pela Fundação Dom Cabral e FGV/SP. Como consultor, já desenvolveu ou coordenou projetos para UNESCO, União Europeia, Novartis, Abril Mídia, D-Link, Samarco e Falconi. Entre 2016 e 2018 foi diretor de programas prioritários na Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Atualmente é diretor de Relações Institucionais da Foreducation EdTech – Google for Education Partner.
Lívio Giosa
Administrador de Empresas com especialização em “Business Administration”, pela New York University. Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial; vice-presidente do Instituto Smart City Business America; vice-presidente da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços; vice-presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; coordenador Geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental; e coordenador do Grupo de Excelência de Gestão Pública – CRA/SP.
Autor dos livros “O Brasil Profissional: a Hora e a Vez da Competência” (Ed. Meta); “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil” (Ed. Senac); “Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade” (Ed. Senac); e “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica” (Ed. Thomson/Meca). Palestrante renomado em temas sobre Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Inovação na Gestão. É professor convidado da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina), da Universidade École de France (Paris, França), da Universidade Bocconi (Milão, Itália), da New York University e da University of Central Flórida (USA) para proferir palestras sobre Gestão Estratégica. É professor convidado da FAAP no curso de pós-graduação “Gerente de Cidades”, na cadeira “Modernas Técnicas de Gestão e Terceirização” e do curso de “Gestão Estratégica” (USP e FGV).
Já foi diretor de Administração da Eletropaulo, membro do Conselho da CESP, diretor Administrativo e Planejamento da CPOS, secretário Executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, deputado Estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia. Recebeu o Prêmio ONU de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos Líderes Sustentáveis Globais.
Renato Eliseu Costa
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo programa de pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da mesma universidade e mestre no programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor na pós-graduação “lato sensu” da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no curso presencial de Ciência Política e no curso EAD de Gestão Pública. Consultor na área de planejamento e orçamento público.
Alexandre Sabbag
Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com pós-graduação MBA pelo INSEAD, França. É especializado em Gestão de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e em Negociação pela Universidad de los Andes, Colômbia. No início de sua carreira atuou como consultor de Negócios na McKinsey e na A.T.Kearney, e posteriormente ocupou posições executivas em desenvolvimento de Negócios em grupos brasileiros como Natura, Promon e Fleury. Atua em executive search há 14 anos, tendo iniciado esta nova carreira na Colômbia e trabalhado no Equador e Chile, países aos quais também residiu. Na Boyden há nove anos, atua como sócio em Projetos na América Latina com foco nos setores de Serviços e Saúde. É voluntário da Associação de ex-Alunos do INSEAD no Brasil (IAAB) e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
Flavio Innocentini
Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, iniciou carreira como engenheiro de Obras e posteriormente ingressou na Votorantim Cimentos com passagem por diversas áreas, incluindo desenvolvimento de Negócios. Ocupou cargos de Liderança na área de Operações e Vendas. Migrou para o mercado de executive search em uma conceituada multinacional do setor. Com 13 anos de experiência no recrutamento de executivos para os mais diversos setores, já entrevistou mais de 10 mil executivos tendo concretizado mais de 450 movimentações. Sócio fundador da Valuing (jan/2009), conduziu o spin off de uma das operações para criar uma nova empresa com conceito inovador de soluções em Capital Humano, a LINCO. – People Experts. É uma referência no mercado de recrutamento para os setores de Infraestrutura, Construção e Real Estate.
Angelo Zanini
É doutor e mestre em Engenharia de Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em Engenharia Elétrica, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Realizou mais de 50 cursos de extensão, aperfeiçoamento, congressos e seminários nas áreas de Tecnologia, Marketing e Gestão. Como empreendedor, fundou e administrou duas empresas de inovação tecnológica. Possui sólida experiência como gestor acadêmico no planejamento, implantação e gestão universitária em graduação e pós-graduação, como diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas da Universidade São Judas Tadeu (por dez anos) e várias coordenações de cursos, com participação ativa na conquista de ótimos indicadores de qualidade (ENADE-CPC-IGC) e na expansão significativa do número de alunos da Universidade. Foi professor titular da Universidade São Judas Tadeu por 32 anos e professor convidado do programa de pós-graduação ‘stricto sensu’ do ITA, por 20 anos. É professor associado no Instituto Mauá de Tecnologia, onde também é coordenador do Núcleo de Empreendedorismo. Conselheiro do Conselho Deliberativo e diretor para Assuntos Acadêmicos do Instituto de Engenharia, onde articula com as escolas de Engenharia temas de qualidade, novas metodologias e eficiência
em educação. Foi conselheiro do CREA-SP por dois mandatos. Nomeado pelo Governo Federal para a Comissão de Especialistas MEC/INEP para o curso de Engenharia de Computação – ENADE 2017. Consultor em IoT, Segurança da Informação e Sistema Inteligentes.
Antonio Marcos de Aguirra Massola
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, todos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, automação de sistemas elétricos, sistema de informação, impacto ambiental e automação agrícola.
Luiz Fernando Portella
É CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços, consultor do BID na área de Mobilidade Urbana e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também é responsável pelo projeto ‘Mentoria a serviço da Engenharia’.
Eduardo Ferreira Lafraia
Presidente do Instituto de Engenharia, tendo presidido a Casa também nas gestões de 2003-2004/2005-2006. Desenvolveu sua carreira como empresário da Construção Civil, no setor da Habitação. Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, e concluiu com créditos e sem defesa de Trabalho de Conclusão de Curso o MBA em Administração de Empreendimentos da Construção Civil (Poli-USP). Foi presidente do Conselho Deliberativo da Apeop, membro do Conselho de Orientação do IPT, do Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp, da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil, Fiesp, conselheiro e diretor da Aliança Cultural Brasil-Japão, foi diretor do Sciesp – Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, diretor de obras da Cohab-SP e presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes, na Mackenzie. É membro dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do Instituto de Engenharia, e diretor-pleno da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Solange Jesus Cipriano
Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FECAP, com MBA em Varejo de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduação em Pedagogia pela UNIFAI – Especialização em Orientação Educacional. É analista de Cultura Empreendedora no Sebrae/SP.
Jamile Cruz
Fundadora e CEO da I&D 101, uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento e implementação de estratégias de Inclusão e Diversidade. Mais de 20 anos de experiência com clientes transformando empresas em organizações de alto desempenho; criando e implementando estratégias que utilizam soluções de negócios, tecnologia e liderança na criação de valor e redução de custos de operação.
Possui experiência internacional em vários setores, incluindo mineração, engenharia, telecomunicações e consultoria de gestão, em que trabalhou diretamente para a Embraer, Hatch, Vale e Accenture e assessorou grandes organizações (Fortune 500).
Membra do conselho do Women in Mining Canada e uma das diretoras-fundadoras do Women in Mining Brasil, grupos com foco no fortalecimento e avanço da participação das mulheres na indústria.
Ganhou em 2020 o Prêmio Palestrantes Ilustres do Instituto Canadense de Mineração, um reconhecimento do seu trabalho desenvolvendo ambientes mais inclusivos, principalmente na mineração. Formada em Engenharia e Gerenciamento de Projetos.
Prof. Messias Borges Silva
Engenheiro Industrial Químico pela EEL-USP, com pós-graduação em Ciências Térmicas pelo ITA e em Qualidade pela USJT. Mestre em Engenharia Mecânica pela UNESP e doutor em Engenharia Química pela UNICAMP. Engenheiro de Qualidade Certificado pela American Society for Quality (ASQ-EUA). Especialista em Design of Experiments, Lean enterprise, Lean Product Development, Innovation&Design Thinking (MIT-EUA). Cientista Visitante da Universidade Harvard (EUA). Livre docente em Engenharia da Qualidade na UNESP, acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), líder latino-americano da iniciativa CDIO. Professor, ex-diretor e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia da Qualidade da USP-Lorena. Orientador de mestrado, doutorado e supervisor de pós-doutorado. Possui mais de 120 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atua também como consultor de empresas.
Fernanda Tauffenbach
Engenheira Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV Management. É especializada em Administração pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas. Iniciou a carreira como trainee no Banco Itaú, trabalhando análise de dados e gerenciamento de informações. Ingressou no setor de infraestrutura em uma das maiores construtoras do Brasil atuando em diferentes segmentos como Energia, Óleo & Gás, Ferrovia e Mineração, nas frentes de produção, planejamento, controle e excelência operacional. Com 14 anos de experiência e especialista em Lean Construction e grandes projetos de transformação, migrou recentemente para uma das maiores consultorias do mundo integrando a prática de Infraestrutura & Capital Projects.
Victor Mirshawka
Engenheiro, mestre em Estatística, gestor Educacional por mais de 50 anos, professor, autor de dezenas de livros, palestrante, consultor Editorial da DVS Editora e editor da revista Criática.
Adolfo Bolivar Savelli
Sócio diretor da LOGIC Consultoria. Engenheiro Industrial/Mecânico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Administração pela FGV, cursos na Washington University/St.Louis/EUA e Salzburg Seminar/Áustria. Trabalhou em cargos de gerência e direção na Chrysler, Villares, VW Caminhões, Autolatina e Motores Cummins. Morou 11 anos nos Estados Unidos exercendo, pela Cummins, as funções de diretor de Operações Internacionais e diretor Internacional de Qualidade, com atuação em diversos países: Brasil, EUA, Índia, China, Japão, México e Inglaterra. Em 2005 fundou a LOGIC Consultoria, com projetos desenvolvidos para empresas no Brasil e exterior – EUA, China e França. Conselheiro do Instituto de Engenharia e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Edson Cezar Wendland
Possui graduação em Engenharia Civil pela UFMT, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, doutorado em Engenharia Civil pela Ruhr Universität Bochum, pós-doutorado em Engenharia de Petróleo pela UNICAMP e em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Minnesota.
Foi professor assistente no Departamento de Geologia Aplicada da Ruhr Universität Bochum, professor visitante da University of Applied Sciences Cologne, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental – PPGSEA, membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento – PPGSHS, coordenador da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EESC-USP, chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento, coordenador de Curso de Especialização Internacional em Saneamento e Recursos Hídricos.
Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e diretor da Escola de Engenharia de São Carlos. Foi membro do Comitê Editorial dos periódicos: Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), Águas Subterrâneas (São Paulo) (RAS), TEMA – Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com mais de 200 publicações entre livros, artigos em periódicos e eventos, principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação numérica, aquífero guarani, recarga e balanço hídrico. Tem participado como membro e/ou coordenador de projetos FAPESP, CNPq, CAPES, Finep, WUS e OEA.
Jaime Simão Sichman
Bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Foi um dos primeiros alunos a obter um Selo Europeu associado ao seu Doutorado em Engenharia de Computação, desenvolvido no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, já que parte de seu trabalho de pesquisa foi realizado no Istituto di Psicologia del CNR, Roma, Itália. Realizou um breve período de Pós-Doutorado na University of Utrecht, Holanda.
Seu principal interesse de pesquisa são os sistemas multiagentes, mais particularmente em temas como raciocínio social, organizacional, simulação baseada em agentes, reputação, confiança e interoperabilidade em sistemas baseados em agentes. Já orientou e co-orientou 20 alunos de Mestrado, 12 alunos de Doutorado e vários alunos de Iniciação Científica.
Juntamente com diversos outros colegas, foi um dos criadores de duas subáreas de pesquisa em sistemas multi-agentes, denominadas respectivamente de Multi-Agent-Based Simulation (MABS) e de Coordination, Organization, Institutions and Norms in Agent Systems (COIN), que originaram uma série de workshops internacionais desde 1998.
Publicou mais de 160 artigos em conferências e periódicos nacionais e internacionais. É membro do Comitê Editorial do Journal of Artificial Societies and Social Simulation (JASSS), Mediterranean Journal of Artificial Intelligence (MJAI), Computación y Sistemas (CyS), the Knowledge Engineering Review (KER), the International Journal on Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE), Computational and Mathematical Organization Theory (CMOT) and Autonomous Agents and Multi-Agent Systems (JAAMAS).
Organizou vários workshops e conferências nacionais e internacionais; em particular, foi o Tutorial Chair do AAMAS 2007, um dos Program Co-Chairs do AAMAS 2009, o General Chair do WCSS 2014. o Local Orgazation Chair do AAMAS 2017 e o Workshop Chair do AAMAS 2020. No Brasil, foi o General Chair do SBIA/IBERAMIA 2000, um dos Program Co-Chairs do SBIA/IBERAMIA 2006 e o Local Chair do WESAAC 2013. Foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2005 e 2009, além de ter sido coordenador da Comissão Especial em Inteligência Artificiial (CEIA) entre 2000 e 2002.
Ocupou, entre 2010 e 2013, a direção do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade de São Paulo (USP). Foi indicado como Distinguished Speaker pela Association for Computing Machinery (ACM) em 2012. É membro do Board of Directors da International Foundation for Autonomous Agents and Multiagent Systems (IFAAMAS).
Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa ainda os cargos de Chefe de Departamento (PCS) e de Presidente da Comissão de Pesquisa (EP).
Paulo Sérgio Cugnasca
Engenheiro Eletricista – modalidade Eletrônica (Poli/USP, 1987), Mestre em Engenharia Elétrica (Poli/USP, 1993), Doutor em Engenharia Elétrica (Poli/USP, 1999), Docente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli/USP (desde 1989), Pesquisador do Grupo de Análise de Segurança da Poli/USP (desde 2000), Coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Poli/USP (desde 2000).
Reinaldo Bianchi
Possui bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998/2004). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Investigation en Intelligencia Artificial, IIIA-CSIC, Barcelona, Catalunya, Espanha. Atualmente, é Professor-Titular do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo. Tendo como objetivo principal de seu trabalho de pesquisa a criação de Sistemas Robóticos Autônomos e Inteligentes, atua principalmente nas seguintes áreas: Robótica, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Sistemas Multi-Agentes e, também, no Ensino e Divulgação da Engenharia.
Miriana Pereira Marques
Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade. Com 20 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia e assistente técnica do Metrô e da Dersa. No Instituto de Engenharia, é vice-presidente de Assuntos Internos, vice-coordenadora da Divisão Técnica de Informática e da Divisão de Avaliações e Perícias, membro do Conselho Consultivo e da Câmara de Mediação e Arbitragem. Foi laureada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados” e “Calçadas”, pela mesma instituição.
Luiz R. Alencar
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Engenharia da Qualidade Industrial pela Unicamp, pós-graduação em Marketing pela ESPM e especialização em Marketing pela University of California/Berkeley. Iniciou sua carreira no setor de Embalagens, ocupando posições de liderança nas áreas de Vendas e Marketing na Tetra Pak, Grupo Orsa (Klabin), Avery Dennison e Scholle IPN para o Brasil e América Latina. Desde 2009, atua em empresas de Executive Search com foco nas áreas Industrial, Química, Papel e Celulose e Agronegócio e está baseado em Campinas, SP.
José Carlos de Souza Junior
Técnico Eletrônico pela ETE Lauro Gomes (1986), possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia – onde atua como Reitor. Também é professor adjunto II (licenciado) do Centro Universitário da FEI e professor titular (licenciado) da Universidade São Judas Tadeu. Fundou a Mosaico Engenharia Eletrônica Ltda., onde atuou até 2009. Fundador da VERSOR Inovação Tecnológica em 2010, é também seu responsável técnico. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica/Eletrônica, com ênfase em Processamento Digital de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Imagem, Processamento de Sinais Biológicos, Sistemas Embarcados e Telecomunicações.
Roberto Rodrigues
Graduado em Engenharia Agrônoma, agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Atua em conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Primeiro Titular da Cátedra de Agronegócios da ESALQ/USP. Foi presidente do LIDE Agronegócios, do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Eminente Engenheiro do Ano 2018 do Instituto de Engenharia.
Marcos Rodrigues Penido
Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo desde 2019; foi secretário Municipal das SubPrefeituras pela Prefeitura de São Paulo, em 2018; secretário Municipal de Serviços e Obras, em 2017; secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, de 2006 a 2010; diretor-presidente da CDHU – Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano pelo Governo do Estado de São Paulo, de 2011 a 2016; representante do Governo do Estado de São Paulo no Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano e ABC, em Brasília; representante da CDHU junco à UNEP-SBCI – United Nations Environmental Program – Sustainable Building and Climate Initiative, no biênio 2011-2012; coordenador-fundador do Programa QUALIHAB do Estado de São Paulo, de 1995 a 2005 e é funcionário de carreira da CDHU desde 1985.
Engenheiro Civil, com extensão em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV, é especialista na gestão de políticas púbicas em habitação e infraestrutura urbana no Brasil.
Ocupou cargos de responsabilidade nas administrações do Governo de São Paulo e da Prefeitura do Município de São Paulo, à frente de grandes desafios de programas de construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário e transportes, canalização e córregos, equipamentos públicos de escolas, creches, postos de saúde e hospitais, gestão da iluminação pública, lixo e zeladoria da cidade de São Paulo.
Texto publicado em 16/03/2021:
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Nesta lista referendamos o Eng. Paulo Ferreira para Presidente e destacamos os seguintes nomes para Diretoria e Conselhos
TRADIÇÃO, ISENÇÃO E INOVAÇÃO
Quer saber mais sobre os candidatos, ver suas propostas ou até mesmo conversar com eles, é só clicar em um dos links que segue abaixo:
Vice-presidência de Administração e Finanças
Luiz Fernando Portella
https://www.linkedin.com/in/lfportella/
Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos
Flávia Bartkevicius Cruz
https://www.linkedin.com/in/flavia-bartkevicius-cruz/
Segundo Diretor-Secretário
Felipe Geribello Ferreira Cabral
https://www.linkedin.com/in/felipe-geribello-ferreira-cabral-707506122/
Conselho Fiscal
Marco Antonio Gullo
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-gullo-15416943/
Conselho Deliberativo
Aurea Vendramin
https://www.linkedin.com/in/aurea-vendramin-ab630a44/
Débora Sanches de Alexandre Marinello
https://www.linkedin.com/in/d%C3%A9bora-sanches-de-alexandre-marinello/
Elcio Niwa
https://www.linkedin.com/in/elcio-kazuaki-niwa-b3607314/
Eny Kaori Uono Sanchez
https://www.linkedin.com/in/eny-uono-56a67224/
Luiz Felipe Proost de Souza
https://www.linkedin.com/in/luiz-proost-792b7b47/
Marcos De Carvalho Geribello
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/eleicoes-gerais/#marcosdecarvalhogeribello
Miriana Pereira Marques
https://sites.google.com/view/miriana-marques/in%C3%ADcio
https://www.linkedin.com/in/miriana-marques-2350566b/
Ricardo Henrique de Araujo Imamura
https://www.linkedin.com/in/ricardo-henrique-de-araujo-imamura-994938159/
Stella Marys Della Flora
https://www.linkedin.com/in/stella-della-flora-2b4a4050/
________________
Texto publicado em 11/03/2021:
Março é o Mês da Mulher! E, como nessa semana comemoramos do Dia Internacional da Mulher, minhas propostas esta semana não poderiam ser diferentes.
Prezado Colega,
Neste Mês Internacional da Mulher, dia de muita comemoração e muita reflexão, venho aqui reverenciar mulheres que trabalham e trabalharam pelo nosso Instituto de Engenharia. Algumas delas, como eu, almejam alçar voos ainda maiores. Conto com seu voto para continuar trazendo mais jovens e mulheres para a Engenharia e para o Instituto como VP de Assuntos Internos e Associativos por meio de um trabalho próximo com as Escolas de Engenharia.
Relembro aqui algumas homenagens que já fizemos a algumas mulheres que passaram pelo Instituto como Maria Aparecida Noronha, Norma Gebran Pereira e a outras que ainda atuam como Maria da Penha Pereira Nobre, nossa Coordenadora da Divisão de Trânsito, Beatriz Rosa, nossa Conselheira, Jessica Andrade Dantas e Natalia Linhares.
Minhas homenageadas vão também para aquelas que resolveram disputar um cargo no Conselho Deliberativo nessas eleições:
Miriana Marques que vem fazendo um excelente trabalho na VP de Assuntos Internos e Associativos e está candidatando-se ao Conselho Deliberativo, cargo aliás, ao qual estou concorrendo, mas que atua há mais 30 anos pelo Instituto de Engenharia.
Eny Uono, nossa atual vice-diretora de cursos
Débora Marinello, nossa diretora do Departamento de Produção
Stella Marya Della Flora, nossa Coordenadora da Divisão de Patologias
Aurea Vendramin, nossa Coordenadora da Divisão de Controle e Automação
Conto com o apoio de vocês!
Se quiser saber um pouco mais da minha história, pode ver aqui nessa entrevista:
Seguem abaixo minhas propostas:
V – COMPETE AO VICE-PRESIDENTE DE ASSUNTOS INTERNOS:
a) Orientar e supervisionar as atividades da Sede do Instituto de Engenharia;
b) Promover atividades sociais, culturais e de lazer;
c) Desenvolver ações visando o aumento do quadro de associados; e
d) Elaborar junto com o Vice-presidente de Administração e Finanças o relatório do exercício findo e do orçamento do ano social entrante.
________________
Texto publicado em 02/03/2021:
Prezado Associado,
Venho aqui apresentar-me a você como candidata à Vice-Presidência de Assuntos Internos e Associativos do Instituto de Engenharia.
Sou associada ao Instituto de Engenharia desde meu último ano de graduação da Escola de Engenharia Mauá em 2013. Em 2015, assumi o cargo de Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações, onde venho trabalhando temas de novas tecnologias como IoT, 5G, Eletrônica Flexível, entre outros.
Fui responsável pela coordenação dos três seminários referentes à Internet Internet das Coisas (IoT) nos anos de 2016 (A Revolução das Coisas), 2017 (Indústria 4.0) e 2018 (Agricultura 4.0).
Também no ano de 2018 foi criado o grupo de WhatsApp MulheresIE e, após uma série de discussões sobre as palestras da Global Marathon do DiscoverE, foi formado o COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia, que vem ampliando a participação feminina no Instituto de Engenharia por meio de nossas reuniões mensais nas quais discutimos temas relevantes à profissão e aos desafios enfrentados pelas profissionais em suas áreas de atuação.
Nos anos de 2019 e 2020, o COMET foi o responsável pela organização do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia” em que profissionais associadas são reconhecidas pela sua atuação em prol da sua profissão e do Instituto de Engenharia.
Como Conselheira do Instituto, participei de colações de grau da Escola de Engenharia Mauá fazendo a entrega do prêmio Melhores Alunos e também do prêmio Instituto de Engenharia na premiação AEXAM-Eureka.
Para saber mais sobre minha pessoa:
PREVISÃO DE AÇÕES 2021-2022
Vice-Presidência de Atividades Externas
Programas de Proposições para uma nova gestão
Ricardo Kenzo Motomatsu
CONTEXTUALIZAÇÃO
VICE-PRESIDÊNCIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS
Conforme estabelece o Estatuto, a presente Vice Presidência tem por competência:
“IV – COMPETE AO VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES EXTERNAS:
a) Orientar e acompanhar as atividades dos representantes do Instituto de Engenharia;
b) Propor a celebração de convênios com entidades congêneres, públicas ou privadas,
nacionais ou estrangeiras, a ser examinados pela Diretoria Executiva e celebrados na
conformidade dos dispositivos do Estatuto;
c) Acompanhar o cumprimento de convênios; e,
d) Elaborar junto com o Vice-Presidente de Administração e Finanças o relatório do exercício
findo e do orçamento do ano social entrante.”
PROPÓSITO
Este candidato pretende como VP, manter aquecida as cooperações, visibilidade e atratividade no relacionamento externo conduzindo o IE para novas fronteiras e futuro de participação e atuação na divulgação e promoção de seus associados e a instituição perante a sociedade, indústria e governo.
Manter a chama de visibilidade do IE, neste biênio 21-22, através de viabilização em participações dos associados em encontros de amplitude técnica, política e social nacional e internacional com foco de uma contribuição de representação ativa.
Promover inserção e capilaridade global para manter atualizada e ter acesso a melhores práticas e lições aprendidas para uma troca cultural, geopolítica e regulatória que promova um ambiente de aplicação técnica favorável para o desenvolvimento e a produtividade da engenharia, como prioridade deste candidato a VP para este período se eleito.
METAS
As metas programadas para este biênio, se eleito serão:
OBJETIVOS
Neste biênio, os objetivos em pauta, se eleito, serão:
Texto publicado em 16/03/2021:
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Nesta lista referendamos o Eng. Paulo Ferreira para Presidente e destacamos os seguintes nomes para Diretoria e Conselhos
TRADIÇÃO, ISENÇÃO E INOVAÇÃO
Quer saber mais sobre os candidatos, ver suas propostas ou até mesmo conversar com eles, é só clicar em um dos links que segue abaixo:
Vice-presidência de Administração e Finanças
Luiz Fernando Portella
https://www.linkedin.com/in/lfportella/
Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos
Flávia Bartkevicius Cruz
https://www.linkedin.com/in/flavia-bartkevicius-cruz/
Segundo Diretor-Secretário
Felipe Geribello Ferreira Cabral
https://www.linkedin.com/in/felipe-geribello-ferreira-cabral-707506122/
Conselho Fiscal
Marco Antonio Gullo
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-gullo-15416943/
Conselho Deliberativo
Aurea Vendramin
https://www.linkedin.com/in/aurea-vendramin-ab630a44/
Débora Sanches de Alexandre Marinello
https://www.linkedin.com/in/d%C3%A9bora-sanches-de-alexandre-marinello/
Elcio Niwa
https://www.linkedin.com/in/elcio-kazuaki-niwa-b3607314/
Eny Kaori Uono Sanchez
https://www.linkedin.com/in/eny-uono-56a67224/
Luiz Felipe Proost de Souza
https://www.linkedin.com/in/luiz-proost-792b7b47/
Marcos De Carvalho Geribello
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/eleicoes-gerais/#marcosdecarvalhogeribello
Miriana Pereira Marques
https://sites.google.com/view/miriana-marques/in%C3%ADcio
https://www.linkedin.com/in/miriana-marques-2350566b/
Ricardo Henrique de Araujo Imamura
https://www.linkedin.com/in/ricardo-henrique-de-araujo-imamura-994938159/
Stella Marys Della Flora
https://www.linkedin.com/in/stella-della-flora-2b4a4050/
________________
Texto publicado dia 09/03/2021:
Caros Amigos!
Ontem comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, assim Hoje a o tema principal é:
AS MULHERES QUE OCUPAM ESPAÇOS NO INSTITUTO DE ENGENHARIA!
Temos na gestão atual MULHERES na Diretoria Executiva, nos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal, nos Departamentos e Divisões Técnicas, no Grupo Mulheres do IE – COMET.
Falamos em algo em torno de 27 cargos, ocupados merecidamente por Mulheres que com competência e dedicação conquistaram seus espaços.
Vivemos a DIVERSIDADE – Tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si.
Vivemos a EQUIDADE – A imparcialidade para reconhecer o direito de cada um.
O Grupo de Mulheres do IE – COMET é uma história muito feliz!!!!
Nesses seus 3 anos de existência, fez e aconteceu…
Realizamos todos os meses uma reunião fixa com temas diversificados e relevantes, homenageamos MULHERES associadas do IE que fizeram a história, que fazem a história e que farão a história, agregar mulheres em todas as suas fase, é uma Missão do Instituto de Engenharia, temos um Grupo de WhatsApp com mais de 150 mulheres atuantes, dedicadas, extremamente competentes em sua área de atuação, diretoras, CEOs, presidentes, diretoras, empreendedoras, empregadas, mães, filhas, esposas, tias, avós, sobrinhas…
Aprendemos que ESPAÇO SE CONQUISTA através da capacidade técnica, das boas práticas e da ética.
Neste ano temos colegas de Primeira Linha concorrendo as Eleições do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia, todos com currículos excepcionais, a história e intenção de cada um dará o motivo para você escolher quais os melhores!!!
Por 15 anos fui eleita para Diretoria Executiva nos cargos de 2º Diretora Secretária; Diretora Secretária; Vice Presidente de Assuntos Internos; Vice Presidente de Atividades Técnicas e nesta última gestão novamente Vice Presidente de Assuntos Internos. Mas este ano quero INOVAR.
________________
Texto publicado dia 02/03/2021:
Caros Amigos!
Com muito carinho quero apresentar um pouco da minha trajetória para vocês. Falo em mais de 30 anos de dedicação ao Instituto de Engenharia, que sempre me acolheu com carinho nas melhores e piores situações de minha vida.
Por essas e outras sempre procurei dar o meu melhor a esta casa, trabalhando com dedicação, boas práticas, ética e acolhimento
Por 15 anos fui eleita para Diretoria Executiva nos cargos de 2º Diretora Secretária; Diretora Secretária; Vice-Presidente de Assuntos Internos; Vice-Presidente de Atividades Técnicas e nesta última gestão novamente Vice-Presidente de Assuntos Internos.
Mas este ano quero INOVAR:
SOU CANDIDATA ao CONSELHO DELIBERATIVO do INSTITUTO DE ENGENHARIA.
Quero continuar trabalhando para meus amigos e associados e representá-los no Conselho Deliberativo que á a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia de forma democrática e transparente.
Durante esta Caminhada, aprendi muito e realizei atividades variadas, sociais, técnicas, institucionais e esportivas. Tenho realizado várias parcerias com as escolas de engenharia, atléticas, centro e diretórios acadêmicos e empresas juniores, participando de colação de grau, premiando os melhores alunos na área de
engenharia, participando da organização da 3º Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões, mantendo um laço forte com as escolas de engenharia, agregando associados universitários e docentes; as reuniões para as Engenhariadas (competição esportiva que reúne escolas de engenharia de todo Brasil) são
realizadas a mais de 8 anos no IE, recebi graduandos que queriam conhecer o IE, auxiliei em TCCs e sempre me mantive disposta para uma boa conversa.
Os Happy Hours para novos associados tem sido um sucesso, é uma forma social de acolhê-los em nossa Casa de maneira interativa e dedicada. Dentro dos Eventos Sociais também realizamos almoços comemorativos para o Dia dos Pais, Dia das Mães e confraternizações com estudantes de engenharia.
No Grupo de Mulheres do IE, temos agregado Mulheres do Brasil, temos mais de 150 participantes, e conversamos sobre situações recorrentes em nossa profissão, temos reuniões mensais abertas ao público em geral e com quase 3 anos de existência entendi que antes da igualdade precisamos de respeito.
Na área técnica participo ativamente da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, como vice coordenadora e na Divisão de Tecnologias Digitais como secretária, ambas premiadas em 2020, além de apoiar eventos de outras divisões técnicas. Além de organizar diversas Visitas Técnicas, citando aqui as obras do
Rodoanel e o Contorno da Tamoios.
Agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados”, “Calçadas” e “As maravilhas da Engenharia”
SOU CANDIDATA ao CONSELHO DELIBERATIVO do INSTITUTO DE ENGENHARIA.
PEÇO SEU VOTO! QUERO CONTINUAR APRENDENDO E TRABALHANDO PARA VOCÊ!
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Nesta lista referendamos o Eng. Paulo Ferreira para Presidente e destacamos os seguintes nomes para Diretoria e Conselhos
TRADIÇÃO, ISENÇÃO E INOVAÇÃO
Quer saber mais sobre os candidatos, ver suas propostas ou até mesmo conversar com eles, é só clicar em um dos links que segue abaixo:
Vice-presidência de Administração e Finanças
Luiz Fernando Portella
https://www.linkedin.com/in/lfportella/
Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos
Flávia Bartkevicius Cruz
https://www.linkedin.com/in/flavia-bartkevicius-cruz/
Segundo Diretor-Secretário
Felipe Geribello Ferreira Cabral
https://www.linkedin.com/in/felipe-geribello-ferreira-cabral-707506122/
Conselho Fiscal
Marco Antonio Gullo
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-gullo-15416943/
Conselho Deliberativo
Aurea Vendramin
https://www.linkedin.com/in/aurea-vendramin-ab630a44/
Débora Sanches de Alexandre Marinello
https://www.linkedin.com/in/d%C3%A9bora-sanches-de-alexandre-marinello/
Elcio Niwa
https://www.linkedin.com/in/elcio-kazuaki-niwa-b3607314/
Eny Kaori Uono Sanchez
https://www.linkedin.com/in/eny-uono-56a67224/
Luiz Felipe Proost de Souza
https://www.linkedin.com/in/luiz-proost-792b7b47/
Marcos De Carvalho Geribello
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/eleicoes-gerais/#marcosdecarvalhogeribello
Miriana Pereira Marques
https://sites.google.com/view/miriana-marques/in%C3%ADcio
https://www.linkedin.com/in/miriana-marques-2350566b/
Ricardo Henrique de Araujo Imamura
https://www.linkedin.com/in/ricardo-henrique-de-araujo-imamura-994938159/
Stella Marys Della Flora
https://www.linkedin.com/in/stella-della-flora-2b4a4050/
________________
Prezado(a) Associado(a),
Venho aqui apresentar-me a candidata ao Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia.
Sou associada do Instituto de Engenharia e em 2017 assumi o cargo de vice-diretora do Departamento de Engenharia de Produção e em 2019, suplente do conselho fiscal.
Em 2019, integrei ao grupo de WhatsApp Mulheres IE e, posteriormente foi formado o COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia, do qual faço parte e que vem ampliando a participação feminina no Instituto de Engenharia por meio de reuniões mensais nas quais discute-se temas relevantes à profissão e aos desafios enfrentados pelas profissionais em suas áreas de atuação.
Desde 2019 estou como Diretora do Departamento de Engenharia de Produção. Em 2020, o Departamento de Engenharia de Produção teve a Divisão Técnica de Avaliações e Perícias com a melhor Avaliação Qualitativa e contou ainda com a Divisão Técnica de Tecnologias Digitais como a divisão mais atuante do ano de 2020.
Atuo também como membro das Divisões Técnicas de Avaliações e Perícias e Patologia das Construções.
Para detalhes da minha atuação profissional, vide o LinkedIn:
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Nesta lista referendamos o Eng. Paulo Ferreira para Presidente e destacamos os seguintes nomes para Diretoria e Conselhos
TRADIÇÃO, ISENÇÃO E INOVAÇÃO
Quer saber mais sobre os candidatos, ver suas propostas ou até mesmo conversar com eles, é só clicar em um dos links que segue abaixo:
Vice-presidência de Administração e Finanças
Luiz Fernando Portella
https://www.linkedin.com/in/lfportella/
Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos
Flávia Bartkevicius Cruz
https://www.linkedin.com/in/flavia-bartkevicius-cruz/
Segundo Diretor-Secretário
Felipe Geribello Ferreira Cabral
https://www.linkedin.com/in/felipe-geribello-ferreira-cabral-707506122/
Conselho Fiscal
Marco Antonio Gullo
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-gullo-15416943/
Conselho Deliberativo
Aurea Vendramin
https://www.linkedin.com/in/aurea-vendramin-ab630a44/
Débora Sanches de Alexandre Marinello
https://www.linkedin.com/in/d%C3%A9bora-sanches-de-alexandre-marinello/
Elcio Niwa
https://www.linkedin.com/in/elcio-kazuaki-niwa-b3607314/
Eny Kaori Uono Sanchez
https://www.linkedin.com/in/eny-uono-56a67224/
Luiz Felipe Proost de Souza
https://www.linkedin.com/in/luiz-proost-792b7b47/
Marcos De Carvalho Geribello
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/eleicoes-gerais/#marcosdecarvalhogeribello
Miriana Pereira Marques
https://sites.google.com/view/miriana-marques/in%C3%ADcio
https://www.linkedin.com/in/miriana-marques-2350566b/
Ricardo Henrique de Araujo Imamura
https://www.linkedin.com/in/ricardo-henrique-de-araujo-imamura-994938159/
Stella Marys Della Flora
https://www.linkedin.com/in/stella-della-flora-2b4a4050/
________________
Caro Associado,
Sou Eny Uono, Candidata ao Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia de São Paulo (IE)
Os conselheiros do Deliberativo são representantes diretos de todos os sócios, principalmente daqueles que o elegeram, o que justifica a criação de um canal de comunicação eficiente dos Conselheiros com os sócios e vice-versa para que efetivamente exerçam essa representação.
Dentro do Instituto
Atualmente atuo como Vice Diretora de Cursos no Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), destacando cursos como Curso de especialização em BIM aplicado à implantação de obras de Infraestrutura, Vistoria e Comissionamento de Instalações elétricas, Avaliação e Perícia de imóveis urbanos.
Ativa participante do Grupo das Mulheres no Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), grupo esse que reúne 150 participantes com reuniões mensais abertas e ao público geral.
Ativa participante de DT de Avaliações e Perícias tendo participado da elaboração da Norma de Avaliações de Imóveis Urbano no Instituto de Engenharia de São Paulo (IE).
Formação
Técnica em Edificações pelo ETEVAV – Jundiaí, Engenheira Civil formada pela Fundação Armando Alvares Penteados (FAAP), Pós graduada em Avaliação e Pericias, com cursos de extensão em Avaliações e Perícias pelo IBAPE – SP e Instituto de Engenharia de São Paulo.
Profissional
Responsável técnica da empresa Uono Sanchez Engenharia, com mais de 9.000 avaliações no ano de 2020 e premiada com selo de qualidade em 1º Lugar do Banco Santander. 9 anos como credenciada da Caixa Econômica federal e Banco do Brasil. Perita Judicial com nomeações em Fórum da capital e Grande SP.
Trabalho diariamente para promover a Engenharia, gostaria do seu voto para fazer mais!!!!
________________
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Em homenagem a dia 08/03/2021 “Dia Internacional das Mulheres”, dedico este texto a uma mulher que me inspira e serve como grande motivadora das minhas ações em prol da ética e do trabalho, minha mãe Takako Kitano Niwa.
Apesar dela não trabalhar na área da engenharia , pelos ensinamentos que me ofertou pelo exemplo, e o carinho e amor dado, hoje sou o que sou , e busco cada dia mais ser melhor independentemente das adversidades, os quais subjulgo com sorriso, e determinação em solucioná-los, e quando não conseguir enfrentá-lo sozinho, compartilhar as dores de possuí-los com parentes, amigos e colegas para que possas melhor administrar estas dificuldades da melhor maneira possível. Ou em momento oportuno, aguardar quando possuir ferramentas e recursos mais capazes.
Parabéns! Engenheiras do Instituto de Engenharia, a quem eu estendo as minhas parabenizações à todas as mulheres.
Mini Currículo
Engenheiro Civil, formado na Poli-USP (2010) com experiência em Projetos e Manutenção infraestrutura de ferroviário, hidroviário e aproveitamento de uso múltiplo de energia e água.
Pós graduado pelo PECE-USP em Infraestrutura de Via Permanente em 2014. Aplicando conhecimento em elaborações e editais para contratação de Manutenção ferroviária de obras de arte especiais e sistemas de super e infraestrutura para vias em lastro e em laje para ferrovias de passageiros.
Determinado em desenvolver o Brasil por meio sustentável nesta geração. Visão de um futuro comum com demais gerações. Possui interesse em buscar inovação em engenharia. Entusiasta da melhoria da sociedade pela educação em prol de ações coletivas e registros sistemáticos e organizados.
Prezado Colega e Associado do Instituto de Engenharia,
Chegou o momento importante para você exercer o direito democrático do voto ao eleger sua Diretoria Executiva, quinze dos trinta membros do Conselho Deliberativo e os três membros e respectivos suplentes do Conselho Fiscal para um mandato de dois anos para todos os eleitos.
Não desperdice esta oportunidade de usar seu direito e vote conscientemente naqueles que no seu entendimento são os melhores candidatos e que dedicarão suas horas cívicas para o engrandecimento desta Instituição que é sua e que defenderá os desígnios da Engenharia Brasileira cujo benefício reverterá em prol de toda a sociedade do País.
Proponho-me a propugnar pelo Fortalecimento do IE e da Engenharia!
Sou candidato à uma vaga no Conselho Deliberativo e peço seu voto e seu apoio!
Saúde e paz! Muito obrigado.
José Olímpio Dias de Faria.
[email protected] (11) 9 9252-6344
_________
Venho aqui apresentar-me a você como candidata ao Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia SP, engenheira civil, arquiteta e urbanista, associada do Instituto de Engenharia desde 2018.
Em 2018, assumi o cargo de coordenadora da Divisão Técnica de Controle e Automação, onde venho trabalhando com diversos palestrantes nacionais e internacionais sobre temas de extrema importância, difundindo aos profissionais de engenharia e arquitetura novas tecnologias que envolvem desde o controle e automação até eficiência energético em edifícios e residências.
Sou co-gestora do Projeto Prédio Eficiente na Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, aproveite para conhecer nosso projeto: www.predioeficiente.com.br
Também no ano de 2018, foi criado o grupo de WhatsApp MulheresIE e, após uma série de discussões sobre as palestras da Global Marathon do DiscoverE, foi formato o COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia que vem ampliando a participação feminina no Instituto de Engenharia por meio de nossas reuniões mensais nas quais discutimos temas relevantes à profissão e aos desafios enfrentados pelas profissionais em suas áreas de atuação.
Nos anos de 2019 e 2020, o COMET auxiliei na organização do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia” em que profissionais associadas são reconhecidas pela sua atuação em prol da sua profissão e do Instituto de Engenharia.
Caros Amigos e Amigas do IE,
Nesta semana inicia-se as Eleições no Instituto de Engenharia, VOCÊ terá que decidir seu voto a favor de colegas que se candidatam às cadeiras de Direção, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal gestão 21/22.
A votação deste ano será exclusivamente eletrônica e ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março de 2021. Verifique se você já recebeu por e-mail sua senha.
Este ano temos vários candidatos tanto às diretorias como ao conselho o que nos leva a refletir o por quê?!
O IE ainda privilegia as candidaturas democraticamente como reza em nosso estatuto, dando desta forma liberdade de opinião aos Diretores e Conselheiros evitando assim a politização dessa entidade centenária.
A participação de todos os ASSOCIADOS é muito importante: ESCOLHER DIRIGENTES E CONSELHEIROS que agreguem valor, que tenham competência, que atuem com dedicação e principalmente que representem vocês É UM DEVER.
Acreditamos que a escolha de uma liderança serena, que saiba ouvir e que se identifique com seus associados e colaboradores pode proporcionar maior segurança e tranquilidade, levando o nome centenário do Instituto de Engenharia ao seu protagonismo incontestável que não obstante vem se perdendo.
O ativo mais importante de uma organização são as pessoas de boa-fé, comprometidas, capacitadas e éticas.
Convidamos todos os Amigos e Amigas a fazerem uma reflexão sobre nossas propostas e os nomes dos candidatos qualificados abaixo que entendemos ser a melhor opção para o futuro do nosso IE.
Nesta lista referendamos o Eng. Paulo Ferreira para Presidente e destacamos os seguintes nomes para Diretoria e Conselhos
TRADIÇÃO, ISENÇÃO E INOVAÇÃO
Quer saber mais sobre os candidatos, ver suas propostas ou até mesmo conversar com eles, é só clicar em um dos links que segue abaixo:
Vice-presidência de Administração e Finanças
Luiz Fernando Portella
https://www.linkedin.com/in/lfportella/
Vice-presidência de Assuntos Internos e Associativos
Flávia Bartkevicius Cruz
https://www.linkedin.com/in/flavia-bartkevicius-cruz/
Segundo Diretor-Secretário
Felipe Geribello Ferreira Cabral
https://www.linkedin.com/in/felipe-geribello-ferreira-cabral-707506122/
Conselho Fiscal
Marco Antonio Gullo
https://www.linkedin.com/in/marco-antonio-gullo-15416943/
Conselho Deliberativo
Aurea Vendramin
https://www.linkedin.com/in/aurea-vendramin-ab630a44/
Débora Sanches de Alexandre Marinello
https://www.linkedin.com/in/d%C3%A9bora-sanches-de-alexandre-marinello/
Elcio Niwa
https://www.linkedin.com/in/elcio-kazuaki-niwa-b3607314/
Eny Kaori Uono Sanchez
https://www.linkedin.com/in/eny-uono-56a67224/
Luiz Felipe Proost de Souza
https://www.linkedin.com/in/luiz-proost-792b7b47/
Marcos De Carvalho Geribello
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/eleicoes-gerais/#marcosdecarvalhogeribello
Miriana Pereira Marques
https://sites.google.com/view/miriana-marques/in%C3%ADcio
https://www.linkedin.com/in/miriana-marques-2350566b/
Ricardo Henrique de Araujo Imamura
https://www.linkedin.com/in/ricardo-henrique-de-araujo-imamura-994938159/
Stella Marys Della Flora
https://www.linkedin.com/in/stella-della-flora-2b4a4050/
Aproveite também para ver a proposta dos candidatos neste bate papo realizado no dia 10/03:
________________
Enalteço o trabalho do presidente Lafraia e apoio ao candidato Paulo Ferreira para presidente!
COMPETE AO VICE-PRESIDENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:
PROPOSTAS E OBJETIVOS:
1) Definir processos internos mais produtivos e facilitar as informações ao associado,
2) Alinhar a estratégia de marketing do IE com um orçamento factível e contribuições associativas, fortalecendo as DIVISÕES TECNICAS,
3) Rigidez na gestão orçamentaria redefinindo premissas viáveis, bem como uma politica de preços que possibilite ao IE reduzir ao máximo o uso de suas reservas (sustentabilidade)
4) Dar maior transparência as contas do IE, respeitando as regras do estatuto e reportando trimestralmente aos membros dos conselhos e associados,
5) Capacitar a equipe de colaboradores para obter maior eficiência dos processos internos reduzindo a burocracia,
6)Dar transparência aos associados na eventual venda da área da sede, realizando um valuation efetivo propondo uma liberação da dação/doação,
7) Implementar o fundo patrimonial do IE nominado: “Amigos do IE” dentro das regras da CVM, que ira financiar as propostas de politicas publicas das Divisões Técnicas;
8) Assessorar o Presidente Eleito com as melhores informações para tomada de decisões que garantam a continuidade e do IE e os interesses de seus Associados.
Fale comigo pelo meu WhatsApp lendo o QRCode abaixo:
Ou pelo e-mail: [email protected]
TRADIÇÃO-ISENÇÃO-INOVAÇÃO o trinômio de sustentabilidade do IE.
Prezado(a) Associado(a),
Sou candidata ao Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia, com o intuito de representar os associados, que assim como eu, tem grande afinidade com o IE, além de contribuir para o crescimento da instituição, com responsabilidade e entusiasmo.
Minha atividade no Instituto de Engenharia foi iniciada em 2013, através da Divisão Técnica de Patologia das Construções, com o cargo de secretária. Em 2017 me tornei vice-coordenadora e desde 2018 estou coordenando a divisão. Nesse período foram desenvolvidos muitos debates técnicos sobre o tema, com organização de eventos, palestras, seminários e workshops, bem como a criação de uma parceria internacional, com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Além disso, houve a publicação do livro “Diretrizes Técnica de Engenharia Diagnóstica”, pela editora LEUD, para marco dos 100 anos do IE, em 2016.
Também faço parte do grupo Mulheres IE e do COMET (Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia), que vem ampliando a participação feminina no Instituto de Engenharia por meio de reuniões mensais nas quais discute-se temas relevantes à profissão e aos desafios enfrentados pelas profissionais em suas áreas de atuação.
Sou formada em Engenharia Civil pela FAAP, em 2012, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade São Judas e pós-graduada em Engenharia Diagnóstica: Patologia e Perícias na Construção Civil pelo INBEC. Especialista em Engenharia Diagnóstica com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias realizados para as construtoras e incorporadoras tradicionais do mercado brasileiro.
Para currículo completo, e detalhes da minha atuação profissional e acadêmica, acesse:
http://lattes.cnpq.br/3942344839015964
Obrigada,
Stella Marys Della Flora
Prezado(a) Associado(a),
Venho aqui apresentar-me a candidato ao cargo de Segundo Diretor-Secretário do Instituto de Engenharia.
Sou associado ao Instituto de Engenharia desde 2019, mesmo ano de minha formação, e logo assumindo o cargo de vice-coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia, participando na elaboração do caderno “Diretrizes para a Universalização do Saneamento”, bem como a organização de webinars e palestras.
Desde os primeiros momentos de minha vida profissional estive envolvido com o Instituto de Engenharia, tendo aprendido e evoluído muito como engenheiro e como indivíduo. Mais importante, entendi a importância que o Instituto tem para os estudantes e recém-formados como sendo a porta de entrada para aquilo de mais fundamental durante os primeiros passos na carreira: Experiência.
Com isso, me vejo mais do que nunca com a obrigação de abrir essas portas para mais colegas estudantes e recém-formado. A união de Experiência e Juventude será fundamental para que possamos projetar a história do Instituto de Engenharia pelos próximos 100 anos, buscando, sempre, a valorização dos profissionais e o desenvolvimento e prosperidade da Engenharia.
Para detalhes da minha atuação profissional, vide o LinkedIn:
Prezados colegas ,
Sou Engenheiro Civil, cuja carreira de mais de três décadas é desenvolvida como consultor em engenharia ambiental, engenharia civil e de segurança do trabalho.
No INSTITUTO DE ENGENHARIA, tive a honra e o prestígio de exercer as funções de Vice-Presidente de Assuntos Internos e de Relações Externas. Nesta posição, representei nosso Instituto de Engenharia no CONDEPHAAT; no CADES – PMSP; na OPERAÇÃO URBANA – SP URBANISMO, e; na FIESP, tanto no COSEMA quanto no Grupo de Trabalho de Segurança e de Sistemas Prediais – DECONCIC. Em 2020, fui candidato ao CONFEA, com a plataforma eleitoral de combate às eleições presenciais, em prol da eleição por meio de voto eletrônico pela internet, a exemplo do que fazemos há décadas nesta nossa Casa, exemplo de democracia e de valores republicanos.
Mas quero salientar dois trabalhos realizados em prol de nossa instituição, objetivo buscado há décadas por vários colegas que me antecederam quais sejam:
Para continuar a valorizar a nossa instituição, e para que a luta por nossa Engenharia não seja atenuada, conto com seu APOIO e seu VOTO para a. continuidade dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas administrações dos presidentes Camil e Lafraia!
__________
Nos últimos 15 anos estive em várias oportunidades na Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia. Assim, tive a honra e o prestígio de aprender e evoluir tanto com o colega Eduardo Lafraia durante a sua gestão na Presidência, quanto com o atual candidato, Paulo Ferreira, quando esteve na posição de Vice-Presidente de Atividades Técnicas. Ambos me conhecem há longa data e são fiadores de minha dedicação à nossa Casa, como reconhecem minhas competências e minha idoneidade para assumir o cargo de Vice-Presidente de Administração e Finanças.
Esta função é descrita em nosso estatuto e compreende, genericamente, orientar os serviços da secretaria, da contabilidade e da tesouraria, propor as contribuições associativas e as taxas de uso e locação de nossas dependências à Diretoria Executiva.
Nossas propostas para a próxima gestão:
Caros Amigos e Colegas!
Participo do Instituto de Engenharia desde 1979, embora tendo me afastado por alguns poucos anos por problemas pessoais e retornado em 2012.
Participo de diversas Divisões Técnicas, principalmente da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, desde 1979, tendo assumido em 2018 o cargo de coordenador desta Divisão e o cargo de vice-coordenador da Divisão de Compliance, além de participar da Comissão Editorial da Revista Engenharia, e diretor Financeiro do CDE-Centro Democrático dos Engenheiros, criado no IE. Sou representante do Instituto de Engenharia na Comissão da ABNT/ CE-002:134.003– PERICIAS DE ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Nos dois últimos anos estruturei e coordenei mais de 14 webinars e palestras, participando ainda de diversos outros eventos. Tive a honra de ser agraciado com a Medalha de Ouro pelo melhor Trabalho Técnico de 2020: “Engenharia de Perícias e Avaliações” e com a Medalha de Ouro pela Melhor Avaliação Qualitativa da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias de 2020.
SOU CANDIDATO ao CONSELHO DELIBERATIVO do INSTITUTO DE ENGENHARIA.
Quero continuar trabalhando para os Amigos e Associados e representá-los no CONSELHO DELIBERATIVO, que é a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia de forma democrática e transparente.
PORTANTO, PEÇO O SEU APOIO E O SEU VOTO! QUERO CONTINUAR APRENDENDO E TRABALHANDO PARA VOCÊ E PARA ENGRANDECER A ENGENHARIA DO BRASIL!
Prezado amigo associado,
Muitos associados, e também alguns não associados, retratam o Instituto de Engenharia como uma entidade “chapa branca”, isto é destituída de senso crítico com relação aos governantes de plantão aliando-se a eles em suas políticas públicas sem opor maiores contestações.
Concordo apenas em parte com esta narrativa mas afirmo que nosso Instituto com um histórico de mais de 100 anos de existência faz por merecer o prestígio que desfruta perante não só a comunidade técnica formada por engenheiros mas também diante de toda a sociedade.
Mas o fato é que nos últimos anos, as entidades que congregam profissionais liberais, como é o caso do Instituto de Engenharia, vem sofrendo muito com a perda de seus melhores quadros e principalmente pela falta de renovação por motivos diversos aliados principalmente à situação política e econômica por que passa nosso país o que de certa forma influi na falta de interesse dos jovens em se engajarem nestas instituições por não reconhecerem como um foro decisivo para discussões que conduzam a mudanças de paradigmas. Ou seja, não acreditam na capacidade destas instituições em mudarem o Brasil.
O Instituto de Engenharia não tem fugido a essa regra haja vista a grande desmobilização de associados que vem experimentando já a alguns anos malgrado os esforços que as sucessivas direções do IE tem feito em contrário tentando sem muito sucesso arregimentar novos sócios principalmente dentre os jovens engenheiros.
Disto, decorre que estamos nos transformando rapidamente em uma entidade de “sinhozinhos” que embora avançados em anos são na realidade profissionais do mais alto gabarito técnico e com grande experiência de vida, mas que, no entanto, carecem do indispensável apoio dos mais jovens que estejam no pleno exercício de suas atividades profissionais e que possam dar suas contribuições na modernização e alavancagem do nosso Instituto.
Para atrai-los, contudo, torna-se necessário criar condições para tal, como estimular o debate envolvendo políticas públicas em todos os seus segmentos questionando as autoridades elogiando ou criticando, propondo soluções, acompanhado “pari passu” a atuação dos governos nas suas três esferas de poder não necessariamente aceitando passivamente as soluções impostas. Procedendo desta forma, ninguém mais ousará nos acusar de “chapa branca.”
Acredito que com esta postura, debatendo o bom debate, nosso Instituto retornará ao bom caminho em que sempre trilhou.
________________
Prezado amigo associado,
Estou mais uma vez concorrendo a uma vaga para o Conselho Deliberativo do nosso Instituto de Engenharia de São Paulo nas eleições que transcorrerão ente os dias 19 a 24 de março do corrente com votação on line. Serão eleitos 15 Conselheiros objetivando a renovação parcial do Pleno
O Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia é formado por 30 conselheiros eleitos diretamente pelos associados, pelo presidente do Instituto, que também é presidente desse Conselho, e pelos quatro vice-presidentes que não têm direito a voto. É a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto. Todo ano são renovados, por meio de eleições, 15 de seus membros.
O Conselho Deliberativo possui diversas atribuições regidas pelo Estatuto dentre as quais se destacam a fiscalização dos negócios do Instituto de Engenharia; zelar pela observância do Estatuto e cumprir as decisões da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo, bem como a manifestar através do seu presidente, por qualquer meio de comunicação, em nome do Instituto de Engenharia, sobre assunto de interesse público.
Os conselheiros do Conselho Deliberativo são representantes diretos de todos os sócios, principalmente daqueles que o elegeram, o que justifica a criação de um canal de comunicação eficiente dos Conselheiros com os sócios e vice-versa para que efetivamente exerçam essa representação.
Sou Engenheiro Químico formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1968. Desde então, sou associado ao Instituto de Engenharia. Tenho exercido a profissão de engenheiro e empresário na área de engenharia sanitária sempre na iniciativa privada. Sou autor de livros técnicos dentre os quais, o Manual de Tratamento de Efluentes Industriais já na 3ª edição. Sou também Diretor do Departamento de Infraestrutura e membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp.
Apesar do Instituto de Engenharia nesta gestão, e a duras penas, ter se esforçado para se fazer ouvir junto à sociedade e às autoridades que comandam este país sinto ainda que muito ainda poderá ser feito com ações efetivas para que possamos ser decisivos nas tomadas de decisão por parte de quem de direito.
Tenho como aspiração que o Instituto participe mais ativamente da vida nacional e de nosso estado de São Paulo, mercê à proposição de projetos essenciais, particularmente os de infraestrutura abrangendo os vários setores de atividade econômica que propiciem o desenvolvimento da nação.
Nós, como membros do Conselho Deliberativo, caso sejamos eleitos, teremos as condições necessárias para também contribuir junto com a Diretoria do Instituto neste sentido.
José Eduardo W de A Cavalcanti
No dizer de Herbert Hoover: ”A Engenharia é uma grande profissão. É fascinante assistir um simples filamento da imaginação evoluir, com a ajuda da ciência, para um plano no papel, que cria emprego e constrói lares, que eleva o padrão de vida, adiciona conforto às pessoas. Este é o grande privilégio da Engenharia”
O texto acima bem identifica as missões que o Instituto de Engenharia tem desenvolvido com grande proeminência, contribuindo decisivamente para discussões e propostas para os grandes temas ligados ao desenvolvimento nacional.
Fiel a essa vocação, a gestão que ora finda sob o competente comando do Eng. Eduardo Lafraia, desenvolveu extraordinário trabalho em todas as vertentes da Engenharia, e em particular no engrandecimento do nosso IE.
Neste momento, apresentamos a você, caro Colega, um grupo unido de pessoas, coeso, competente e dedicado, comprometido com o futuro do nosso IE, sua sustentabilidade, protagonismo e compromisso com os grandes temas de nosso tempo:
Esta é a enorme responsabilidade que, se recebermos o prestígio do seu voto, meus companheiros de Diretoria e eu nos dispomos a perseguir.
Claro que não prescindimos de sua colaboração prezado colega; necessitamos de seu apoio, participação, críticas e estímulo para engrandecer ainda mais nosso IE.
É para essa importante missão que tomo a liberdade de convocá-lo para, mais uma vez, comparecer com seu voto, suas críticas, suas sugestões e sua colaboração mostrando todo seu idealismo e comprometimento com a nossa Engenharia.
Nesta oportunidade, pedimos o prestígio do seu voto, e desde já contamos com sua grande colaboração.
Muito obrigado!
Presidente: Paulo Ferreira
Vice-presidente de Administração e Finanças: Marcos Moliterno
Vice-presidente de Atividades Técnicas: Ivan Whately
Vice-presidente de Relações Externas: Ricardo Kenzo
Vice-presidente de Assuntos Internos: Vinicius Caruso
Primeiro Diretor-Secretário: Jeronimo Cabral
Segundo Diretor-Secretário: Rafael Timerman
Primeiro Diretor-Financeiro: Rui Camargo
Segundo Diretor-Financeiro: Roberto Berkes
Estou precisando do seu voto para dar continuidade a os trabalhos no Instituto de Engenharia.
Estou me candidatando para o Conselho Deliberativo.
Agradeço, seu apoio!
Prezado colega,
É uma honra ter sido convidado pelo Eng. Paulo Ferreira, nosso candidato à Presidência, para ser candidato à Vice-Presidência de Assuntos Internos e Associativos.
O Instituto de Engenharia (IE) são os seus associados. Portanto, as ações desta Vice-Presidência são fundamentais para a vitalidade de nossa centenária instituição, o que aumenta a nossa responsabilidade. Para a próxima gestão, entende-se que há três segmentos que devem ser os focos:
No caso dos dois primeiros grupos, a intenção é a de dar continuidade ao que foi feito na gestão do presidente Eng. Eduardo Lafraia, que modernizou os canais de comunicação e incrementou as possibilidades de interação associado-instituto. Procurar a cada um, ouvir as suas demandas, estimular a participar das atividades da Casa – inclusive a produzir junto das Divisões Técnicas – serão diretrizes desta Vice-Presidência. Buscar entender por que antigos sócios deixaram o convívio do IE, com o objetivo de reintegrá-los. O norte é maximizar o proveito que o associado deve ter da mensalidade que paga.
A promoção das atividades sociais, culturais e de lazer, prevista no Estatuto (Art. 48, inciso II, alínea b) deve ser planejada de modo a proporcionar ao associado uma maneira alternativa de networking e congraçamento com os seus colegas, levando-se em consideração o “novo normal” e como se darão os eventos desta natureza em um cenário pós-pandemia. Neste conjunto, destacam-se as visitas técnicas, que contribuem para um melhor entendimento das potencialidades da engenharia.
Em relação ao terceiro grupo – os colegas que ainda não se associaram ao IE – pretende-se empreender trabalhos junto ao público acadêmico, apresentando a Casa aos estudantes e estimulando a sua participação, mostrando a importância da vida associativa para o desenvolvimento profissional. A participação dos mais diferentes grupos que atuam na engenharia, bem como das diferentes especialidades, será fortemente estimulada por esta Vice-Presidência. Pretende-se acompanhar, pari passu, as ações do IE em relação às mídias sociais, imprescindíveis nos dias de hoje.
Finalmente, cabe dizer que tenho 27 anos e sou associado desde o segundo ano do curso de Engenharia Civil no Mackenzie (2013). A oferecer a você, associado, tenho muita disposição para o trabalho e conquistas relacionadas ao escopo da Vice-Presidência que me proponho a disputar: quando estudante, no Mackenzie, fui um dos fundadores da primeira liga acadêmica da Escola de Engenharia, chamada “Mack Concreto”, que é reconhecida nacionalmente; ajudei na organização de duas Semanas de Engenharia e Tecnologia e, no contexto delas, de 30 visitas técnicas; e uma crença inabalável na Engenharia como instrumento de desenvolvimento econômico e social.
Diante do exposto, peço a sua confiança e o seu voto.
Receba o meu abraço,
Vinicius Caruso
Além de fazer parte do Conselho Deliberativo nos últimos dois anos, atuei no IE como Diretor de Comunicações e da TI nos últimos quatro anos. Durante o período 2017-18, participei da reestruturação das áreas de comunicação e de TI do Instituto. Nesse período, tendo como objetivo o início da transformação digital, começamos também a modernização e ampliação do parque de equipamentos do IE e a migração do site para uma plataforma mais moderna. Em 2018 coordenei o lançamento da modalidade de Associado Digital e a digitalização do processo de associação.
Nesses quatro anos fiz parte do grupo que conseguiu aumentar a busca do Instituto como fonte de informações para imprensa e sociedade. Desde o início de 2020, tivemos 831 matérias publicadas, entrevistas em rádio e TV fazendo referência ao Instituto, das quais 218 resultantes de entrevista com 16 diferentes porta vozes. Celebro este resultado com especial alegria por representar uma conquista que só foi possível pelo trabalho em equipe de algumas dezenas de pessoas entre funcionários, prestadores e serviços, associados e liderado pela Diretoria Executiva.
No começo de 2018 e no final de 2019 pude coordenar dois projetos com a participação de diretores, conselheiros e funcionários:
Em 2021, tive a oportunidade de coordenar, junto com o Prof. Carlos Nobre, Eminente Engenheiro do Ano de 2020, a elaboração do caderno especial “Amazônia e Bioeconomia”, que será lançado em 23 de março.
Como proposta principal, além de seguir com a Transformação Digital do Instituto de Engenharia, minhas prioridades são:
Neste momento, apresentamos a você, caro Colega, um grupo unido de pessoas, coeso, competente e dedicado, comprometido com o futuro do nosso IE, sua sustentabilidade, protagonismo e compromisso com os grandes temas de nosso tempo:
Esta é a enorme responsabilidade que, se recebermos o prestígio do seu voto, meus companheiros de Diretoria e eu nos dispomos a perseguir.
Claro que não prescindimos de sua colaboração prezado colega; necessitamos de seu apoio, participação, críticas e estímulo para engrandecer ainda mais nosso IE.
É para essa importante missão que tomo a liberdade de convocá-lo para, mais uma vez, comparecer com seu voto, suas críticas, suas sugestões e sua colaboração mostrando todo seu idealismo e comprometimento com a nossa Engenharia.
Nesta oportunidade, pedimos o prestígio do seu voto, e desde já contamos com sua grande colaboração.
INSTITUTO DE ENGENHARIA
Programa de Ação da VPAT na Gestão 21-22
A Vice-Presidência de Atividades Técnicas deve organizar e manter um ambiente colaborativo de estudos, pesquisas e projetos, com aplicação da Engenharia Brasileira. Deve, ainda, promover educação continuada, fomento do empreendedorismo, ampla divulgação dos trabalhos e o encaminhamento das reivindicações, interna e externamente, nas suas seguintes áreas de atuação:
Departamentos
Divisões Técnicas
Educação Continuada
Revista Engenharia
Caros Amigos,
Estou concorrendo a uma vaga para o Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia.
O Conselho Deliberativo é a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto.
Nesta última Gestão fui Vice-presidência de Administração e Finanças, que entre tantas funções, tem como prioridade manter o equilíbrio ECONÔMICO do Instituto de Engenharia, ação que sempre foi realizada com muita responsabilidade.
Nesses últimos dois anos, vivi diariamente o Instituto de Engenharia, aceitei desafios, inovei e procurei dar meu melhor.
Quero continuar trabalhando por esta Instituição com mais de 100 anos, aprendendo, ensinando e principalmente partilhando.
Conto com seu voto!
Prezadas amigas e amigos sócios do Instituto de Engenharia,
A partir de 19/03/2021 os associados do Instituto de Engenharia elegerão seus futuros administradores em nível de Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Estamos passando por período difícil e cuja normalidade, otimistamente se verá por volta do 3º trimestre de 2021.
O Instituto passou por enormes dificuldades e ultrapassou-as graças a uma extraordinária gestão do Presidente Eduardo Lafraia. Ultrapassamos a fase mais crítica graças à ousadia do mesmo, que com fé e desprendimento adiantou elevados recursos pessoais, até que após uma luta de 40 anos o Instituto tivesse reconhecido e materializado os direitos decorrentes da desapropriação de sua sede pelo poder judiciário, o que trouxe um fôlego.
Paulo Ferreira será nosso futuro presidente. Pessoa da mais alta confiabilidade por sua competência, honradez e disposição de entrega pessoal.
Temos na eleição que ora se materializa cerca de 30 pessoas todas também com elevada competência, disposição e principalmente honradez, para os sócios fazerem suas escolhas.
Fui convidado por Paulo Ferreira para compor sua chapa na qualidade de candidato ao Conselho Deliberativo, o que muito me honrou.
Sou associado ao Instituto de Engenharia desde 1965, ano que me formei.
Embora engenheiro Civil, trabalhei efetivamente na área, no segmento de planejamento, durante cinco anos, na Brasconsult Engenharia e Projetos, onde participei do “Plano Diretor da Região do Baixo Tietê”, do “Plano Diretor da Navegação Fluvial no Rio Tietê”, do “Plano do entroncamento hidro-ferro-rodoviário mais próximo da cidade de São Paulo”, na “Viabilidade da Barragem de Eldorado” e também no “Plano Diretor do Porto de São Sebastião”.
Em seguida, ao longo de minha vida, migrei para uma área surgida no inicio da segunda metade da década de 60, a chamada Engenharia Financeira que procurava unir o “como construir com o como gerar recursos para tanto”,
Dirigi quatro instituições financeiras de 1971 a 1989.
Trabalhei e trabalho como consultor desde essa data.
No Instituto de Engenharia, tendo entrado em 1965, comecei frequentando as Divisões Técnicas. Nesse período recebi o prêmio de Melhor Trabalho de colaboração ao setor publico.
No biênio 1967/68 mudei para o Rio de Janeiro onde atuei como assessor do Presidente do Banco Central Ruy Aguiar da Silva Leme, meu professor na Poli-USP.
Em 1969 o Presidente do IE Celestino Rodrigues convidou-me para coordenar o seminário “Problemas Econômicos Nacionais” que durou seis meses e trouxe para o Instituto de Engenharia como palestrantes, governadores, prefeitos, ministros de Estado, e empresários em nível de presidência.
A partir desse ano, por trabalhar na área financeira, fui convidado pelos presidentes Jan Arpad Mihalik, Bernardino Pimentel Mendes, Lauro Rios, Plínio Assmann, José Roberto Bernasconi e Maçahiko Tisaka, para exercer cargos de Diretoria principalmente por minha atividade na área financeira.
Durante os mandatos de Alfredo Savelli, Claudio Dall’Acqua, e Professor Hélio Guerra, fiquei um pouco afastado do IE por estar na fase profissional da faixa 30/50 anos onde se trabalha 12 a 14 horas por dia, agravadas também por dar aula ne Pós-Graduação da Escola de Engenharia Mauá.
Em 2003 Eduardo Lafraia elegeu-se presidente do IE pela primeira vez, e atuei durante quatro anos na Vice-Presidência de Administração e Finanças, em seguida fui para o Conselho Consultivo onde exerci a Presidência do mesmo por quatro anos. Participei também das Diretorias nos mandatos de Edemar Amorim, Aloysio Fagundes, Camil Eid e Eduardo Lafraia em seu segundo quatriênio. Participo presentemente do Conselho Editorial da Revista Engenharia, de diversos grupos de trabalho e sou membro vitalício do Conselho Consultivo.
Atuo também como Diretor Financeiro da Associação dos Engenheiros Politécnicos – AEP, como membro indicado pelo IE no Conselho Superior de Economia da FIESP e sou membro da Congregação da Escola Politécnica.
Calculo que dediquei 1/4 de minha vida a atividades de apoio à profissão, todas sem remuneração.
Foi um ônus? Não. Foi um prazer onde convivi com gente boa, honesta, competente, culta e amiga, essência dos engenheiros.
Modéstia à parte, conheço bem o Instituto de Engenharia e continuo disposto a prestar serviços ao mesmo.
Resumo do IE: lugar de gente boa.
Amigos associados do IE, na eleição que se avizinha, temos candidatos do mais alto gabarito, compareça, apoie Paulo Ferreira na sua missão e dê seu voto.
Ele é muito importante.