janeiro, 2021

2021qua13jan17:0018:30O voo do impossível – a história do bandeirante, o avião que gerou a Embraer17:00 - 18:30 Evento on-line Organizador: Vice-Presidência de Relações Externas Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

A palestra do livro O voo do impossível – a história do bandeirante, o avião que gerou a Embraer faz parte da Série Biblioteca – Informação viva, conhecimento aplicado, uma realização do Instituto de Engenharia.

Abordagem:

Em comemoração aos 90 anos o engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer, e Eminente Engenheiro do Ano 1980 por este Instituto, lançamos a Série Biblioteca – Informação viva, conhecimento aplicado, com um bate-papo com Claudio Lucchesi Cavalca, autor do livro O voo do impossível – a história do bandeirante, o avião que gerou a Embraer”.

Livro:

Público-alvo: 

Engenheiros, técnicos, estudantes e demais interessados.

Autor:

Claudio Lucchesi Cavalca

Editor da ASAS – Revista de Cultura e História da Aviação

Bacharel em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e especialização pedagógica 2ª Licenciatura: História pela Uniplena Educacional. Palestrante em diversos eventos universitários e diplomáticos como: Campus Party 2010 na área de Simulação, IV Semana de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) – história da aviação, em diversas edições da Semana de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas (UNICAMP), na Faculdade Canção Nova, com o tema “A Imprensa e o Cenário Aéreo Brasileiro – Uma Perspectiva da Aviação Civil e Militar”, etc. Atuou em canais de comunicação como Jornal da Tarde, TVA, Flap Internacional e Jornal da Tarde, diversas revistas nacionais e internacionais e foi diretor técnico de Aviação e Histórico do curta metragem de animação “O Voo do Impossível” dirigido pelo João Marcos Massote. Ministrou aulas de História da Aviação na Universidade Anhembi-Morumbi. Autor dos livros: Loucos e Heróis (Fatos e Curiosidades da História da Aviação), Kursk 1943, Stalingrado 1942, O Voo do Impossível – A História do Bandeirante, o Avião que Gerou a Embraer e, publicou como editor e integrante de equipe de diversos livros como: Engenheiros da Vitória (Os Responsáveis pela Virada na Segunda Guerra Mundial) e Tudo pela Pátria. Recebeu comendas e homenagens pela Marinha, Comando da Aeronáutica, IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo e diversos outros dentre as atividades de comunicação. Atualmente é editor da ASAS – Revista de Cultura e História da Aviação.

Convidado Embraer:

João Marcos Massote

Diretor do curta-metragem “O Voo do Impossível”

Bacharel em ciências sociais pela USP, graduado em cinema e audiovisual pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas e especialização em Hi Definition Filmaking pela New York Film Academy. Atua há mais de 12 anos na Embraer como Diretor de Criação de Conteúdo da Marca Embraer, onde dirigiu e roteirizou centenas de peças audiovisuais, incluindo a animação “O Voo do Impossível” um curta-metragem de 14 minutos que conta a história de Ozires Silva, engenheiro que liderou a criação da Embraer e o seu primeiro projeto, o Bandeirante.

Participação Especial:

Ozires Silva

Engenheiro Aeronáutico e fundador da Embraer

Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1969, comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer.

Apoio Institucional: 

Realização: 

Eng. Ricardo Kenzo – Vice-Presidente de Relações Externas

Hora

(Quarta-feira) 17:00 - 18:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Vice-Presidência de Relações Externas

X
X
X
X
X