mai, 2024

2024qui02mai19:0021:30Seminário de incêndio em estruturas19:00 - 21:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Carlos Britez – Palestrante

    Carlos Britez – Palestrante

    Sócio-diretor, na empresa Britez Consultoria e parceiro da PhD Engenharia e da GP&D Consultoria e Projetos

    Pós-doutor em Engenharia Civil, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Sócio-diretor na empresa Britez Consultoria e parceiro da PhD Engenharia e da GP&D Consultoria e Projetos. Professor assistente do PECE-USP (Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), do curso de Especialização da Escola Presbiteriana Mackenzie e dos cursos de pós-graduação e extensão do Grupo IDD. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase Materiais e Componentes de Construção (Doutor em Ciências), atuando principalmente nas áreas de tecnologia dos materiais e sistemas e de inspeções e diagnósticos de manifestações patológicas em estruturas de concreto de armado. Autor principal do capítulo "Ação do Fogo nas Estruturas de Concreto do livro Concreto, Ciência e Tecnologia", do IBRACON, lançado em 2011. O tema condiz com a tese de doutorado defendida em março de 2011, sob título "Avaliação de pilares de concreto armado colorido de alta resistência, submetidos a elevadas temperaturas" que recebeu o prêmio de melhor Tese de Doutorado do ano de 2012 pelo IBRACON.

    Sócio-diretor, na empresa Britez Consultoria e parceiro da PhD Engenharia e da GP&D Consultoria e Projetos

  • Douglas Couto – Abertura e Moderação

    Douglas Couto – Abertura e Moderação

    Vice-coordenador da Divisão de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

    Especialidades: Mecânica das estruturas, estruturas de concreto armado, estruturas de concreto protendido, patologia das estruturas, tecnologia do concreto estrutural.

    Vice-coordenador da Divisão de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

  • Fernanda Albano Hoeppers - Moderação

    Fernanda Albano Hoeppers - Moderação

    Engenheira Civil Estrutural

    Engenheira Civil com experiência nas áreas de estruturas e saneamento.

    Engenheira Civil Estrutural

  • Julio Timerman – Palestrante

    Julio Timerman – Palestrante

    Diretor da Engeti Consultoria e Engenharia

    Graduado em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – ABECE; Coordenador do Comitê Técnico de Pontes e Grandes Estruturas, constituído pela ABECE, em 2009, para propor ações para melhoria da qualidade e competitividade dos projetos e serviços ligados a construção de pontes e grandes estruturas; Diretor presidente do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON; Atua como consultor na área de projetos de reabilitação e recuperação de estruturas, para diversas concessionárias de rodovias, com intervenções em mais de 100 mil metros quadrados de tabuleiros; Ocupa o cargo de diretor da ENGETI Consultoria e Engenharia.

    Diretor da Engeti Consultoria e Engenharia

  • Paulo Helene – Palestrante

    Paulo Helene – Palestrante

    Professor titular na Universidade de São Paulo

    Engenheiro Civil e especialista em “Patología de las Construcciones”, pelo Instituto Eduardo Torroja, Madri. PhD e pós-doc, pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Professor titular, na Universidade de São Paulo. Educador, investigador renomado e respeitado e consultor de estruturas de concreto. Conselheiro Internacional, da Red PREVENIR, diretor de Publicações do IBRACON e presidente de Honor da ALCONPAT Int. (Asociación Latino Americana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción), que envolve especialistas de 18 países de Ibero América. Tem recebido homenagens e prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o prêmio do American Concrete Institute ACI AWARD “for sustained and outstanding contributions in the general area of design for high-rise concrete structures”, Personalidade do Ano 1997, pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Prêmio Ary Torres conferido pelo IBRACON e a Comenda “ Maurício de Nassau”, em 2015. É conselheiro permanente do IBRACON, diretor da PhD Engenharia e membro de ACI, ABNT, CTBUH, IABSE, fib, ABECE, ABPE, ALCONPAT Brasil. Foi presidente do IBRACON, presidente da ALCONPAT Int., vice-presidente do CB-18 da ABNT e Deputy Chairman da Comissão 5 de fib (FIP-CEB) “Model Code for Service Life”.

    Professor titular na Universidade de São Paulo

  • Rogério Lin – Palestrante

    Rogério Lin – Palestrante

    Diretor da CKC do Brasil

    Administrador de Empresas pela ESPM. Formação em Proteção Passiva Contra o Fogo, pela Fire Service College em Moreton-in-Marsh, Reino Unido. Curso de extensão em Organizações e Economia Internacional, pela Harvard University. Mestrando em Habitação, Planejamento e Tecnologia, no IPT. Especialista em Proteção Passiva Contra o Fogo, com mais de 15 anos de experiência. Diretor-presidente, co-fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP), superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas (CB-024), vice-presidente do Fórum Nacional Contra Incêndio (FONACI) e diretor da CKC do Brasil, empresa com mais de 25 anos de mercado focada em proteção passiva contra o fogo.

    Diretor da CKC do Brasil

Detalhes do evento

Abordagem: 

Apresentação e discussão dos recentes casos de incêndios em estruturas, suas consequências e mitigações.

Público-alvo: 

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Programação:

19h às 19h15 – Abertura

 19h15 às 19h45 – A problemática dos incêndios em fachadas de edifícios altos: como podemos mitigar esse risco no Brasil?

Eng. Rogério Lin – CKC do Brasil e ABPP

19h45 às 20h15 – Colapso do Edifício do Largo do Paissandu em 2018 e 80 minutos de fogo: como explicar esse paraxo?

Prof. Paulo Helene – PhD em Engenharia e EPUSP

20h15 às 20h45 – Resiliência do Edifício Comércio e Indústria (Prédio da 25 de Março) em 2022 e três dias de fogo: como explicar esse paradoxo?

Eng. Dr. Carlos Britez – Britez Consultoria e EPUSP

20h45 às 21h15 – Diagnóstico e recuperação estrutural do Edifício Comércio e Indústria (Prédio da 25 de Março)

Eng. Júlio Timerman – Ibracon e ENGETI

21h15 às 21h30 – Encerramento

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos

Eng. Douglas Couto – Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

Eng. Carlos Cotta – Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 21:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X