novembro, 2023

Clique na foto e veja o currículo
-
Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação
Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação
Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE
Engenheiro Civil pela FEI (2015) e pós-graduando pelo Instituto Mauá de Tecnologia em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias. No Instituto de Engenharia atua como vice-coordenador na divisão técnica de Geotecnia e vice-coordenador no grupo de jovens. Tem artigo que será apresentado no Cobramseg 2022 sobre tema de fundações fazendo uma análise entre os critérios de rupturas a partir de um banco de dados de provas de cargas estatísticas de estacas.
Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE
-
Nelson Aoki – Palestrante
Nelson Aoki – Palestrante
Consultor de fundações e professor colaborador na EESC/USP
Engenheiro Civil (1963) pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Dr. Eng. (1997) conforme artigo 103 Reg. Geral USP. Atuou como engenheiro de projeto e execução de fundações de inúmeras obras de construção civil e foi diretor das empresas Estacas Franki (RJ) e Scac (SP). Na área de ensino e pesquisa foi professor de equações diferenciais e complementos de matemática e de fundações na Escola de Engenharia (UFRJ/RJ) e, de fundações no Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ) e na Escola de Engenharia (USP/SC). Presidiu a Comissão Técnica de Risco da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica no biênio 2012/2014. É autor e coautor de diversos livros e dezenas de artigos na área de geotecnia. Atualmente é consultor de fundações e professor colaborador na EESC/USP.
Consultor de fundações e professor colaborador na EESC/USP
Detalhes do evento
Abordagem: A Norma Brasileira NBR 6122:2019 reconhece que a engenharia de fundações não é uma ciência exata, e está sujeita aos riscos
Detalhes do evento
Abordagem:
A Norma Brasileira NBR 6122:2019 reconhece que a engenharia de fundações não é uma ciência exata, e está sujeita aos riscos inerentes a toda e qualquer atividade que envolva fenômenos ou materiais da natureza.
Neste cenário, apresenta-se o procedimento que permite relacionar os atuais fatores de segurança para a probabilidade de ruína e ao cálculo do risco em cada caso particular de fundação, definida por uma dada superfície resistente.
Público-alvo:
Engenheiros geotécnicos e civis.
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura
Eng. Arthur Teixeira Askinis – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia
IE Jovem
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Quarta-feira) 19:00 - 21:00
Localização
Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Geotecnia | IE Jovem