março, 2022

2022qua09mar18:3020:00Segurança da água para abastecimento público18:30 - 20:00 Evento on-line Organizador: Departamento Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica Águas e Saneamento Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

A disponibilidade da água em regiões de grandes concentrações urbanas para atender as atividades humanas é uma questão premente nos dias atuais.

Em decorrência dos intensos movimentos migratórios de populações mais carentes na busca de oportunidades de trabalho (sobretudo para as regiões metropolitanas), a pressão sobre os recursos hídricos tem se intensificado de tal modo que, em algumas delas, ocorreram crises periódicas de abastecimento de água potável.

A solução da busca da água em locais cada vez mais distantes já não se sustenta. O impacto da retirada de água nas regiões de captação, aliados a geração dos esgotos onde a água é utilizada, tem se mostrado uma prática absolutamente equivocada.

Tendo isso como pano de fundo, o evento Segurança da Água para Abastecimento Público foi concebido em quatro itens:

O primeiro, é destinado ao lançamento do Centro de Referência em Segurança da Água, Cersa. A diretoria do Cersa dará conhecimento ao público das finalidades do Centro e seus objetivos e propósitos.

O segundo item é destinado à divulgação da obra Reúso de Água Potável Como Estratégia para a Escassez. Essa publicação destina-se a temas voltados para a questão da escassez de água, apontando o reúso de água como uma metodologia cada vez mais presente em todo o mundo.

O terceiro item, é o lançamento do livro A Primeira Estação de Potabilização de Esgoto da América Latina. Trata-se de um livro técnico, apresentado sob a forma de um conto que acaba levando o leitor a entender os principais processos e operações unitárias sem que seja exigido que ele seja um especialista no tema.

O quarto item corresponde a uma roda de discussão com alguns dos autores do livro sobre reúso de água.

Público-alvo:

Engenheiros, agrônomos, arquitetos, biólogos, químicos, advogados e interessados.

Assuntos:

Apresentação do Centro de Referência em Segurança da Água (CERSA);
Lançamento dos livros sobre reúso de água: Reúso de água potável como estratégia para a escassez;
A primeira estação da potabilização de esgoto da América Latina.

Programação:

Abertura:

Paulo Ferreira – Presidente do Instituto de Engenharia
Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Sandra Akemi Shimada Kishi – Procuradora Regional da República do Ministério Público Federal

Roda de Discussão com os seguintes participantes:

Pedro C. S. Mancuso/ Alexandra Hespanhol – Autor
Paulo A. M. Machado
Fábio Kummrow – Autor
José Carlos Mierzwa
Alexandra Hespanhol
Roseane Garcia/Alejandro Jorge Dourado – Autor
Paula Andreia Dagostino Vilela

Moderadores – Dione Mari Morita e José Eduardo Cavalcanti

Conheça os participantes:

Alejandro Jorge Dorado

Biólogo, MSc em Ecologia, doutor e pós-doutor em Saúde Pública e pesquisador do Centro de Referência em Segurança da Água (Cersa-CEAP/USP).

 

Alexandra Hespanhol

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu, Turismo pelo Senac e em Secretaria Trilingue pela Ecole Schultz -Genebra Suíça. Atuou por 15 anos no Centro Internacional de Referência em Reúso de Água -CIRRA, como Secretária Executiva e tradutora junto com o Prof Dr. Ivanildo Hespanhol e equipe. Experiência na área administrativa, eventos dentre outros. Formada em francês (Alliance Française) e em Inglês (Cambridge University), com experiência internacional, trabalhando para o Governo Suíço.

 

Dione Mari Morita

Engenheira civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1984); Doutora em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1993); Livre-docente em Engenharia Ambiental pela EPUSP (2010); engenheira da E.P.A. Engenharia de Proteção Ambiental Ltda. (1985 a 1988); Professora associada da EPUSP (1989 a 1998; 2001 a 2019); Assistente executiva da Diretoria de Controle da Poluição da CETESB (1999 a 2000); Assessora da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2000 a 2003); Professora visitante do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da UNICAMP (2002 a 2007).

 

Fábio Kummrow

Farmacêutico-Bioquímico. Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas do Instituto de Ciências Ambientais, Química e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema.

Ivan Metran Whately

No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

Ivanildo Hespanhol (In Memorian)

Graduado em Engenharia Civil (1961) e em Engenharia Sanitária (1968) em São Carlos, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Mestre em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley, CA – EUA (1972). Doutor em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley, CA (1975), e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1968). Professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Diretor fundador do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA/ IRCWR), da Universidade de São Paulo. Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação e Reúso de Água; Reúso de Água Potável, Gestão de Recursos Hídricos; Sistemas Avançados de Tratamento de Esgotos e Efluentes Industriais por meio de Sistemas de Membranas, Processos Oxidativos, Biomembranas e Evaporadores de Compressão de Vapor. Atuou como colaborador consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça, no período de 1987 a 1996.

José Carlos Mierzwa – Engenheiro Químico pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo –USP, Doutor em Engenharia Civil pela USP. Pós-Doutorado em Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. Livre-docência na Escola Politécnica. Professor pesquisador da USP, com experiência na área de projetos e processos de sistemas de tratamento de água e efluentes, conservação e reúso de água e tecnologia de separação por membranas. Professor Da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

José Eduardo Cavalcanti – É engenheiro consultor, diretor do Departamento de Engenharia da Ambiental do Brasil, diretor da Divisão de Saneamento do Deinfra – Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), conselheiro do Instituto de Engenharia.

 

Paula Andreia Dagostino Vilela – Engenheira Civil. Mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP – e pós-doutorado pelo Institute for Water Education, Holanda. Pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP.

 

Paulo Afonso da Mata Machado

Graduado em Engenharia Civil e Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Meio Ambiente pela Rice University – Houston, Texas – EUA. Atuou como professor titular da Universidade de Alfenas, MG e Professor Assistente da Escola Superior de Agrimensura nas cidades de Minas Gerais e Belo Horizonte, MG. Engenheiro Civil da Petrobras. Aposentado pelo Banco do Brasil.

 

 

Paulo Ferreira

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Engenheiro de Planejamento, coordenador de Projetos, superintendente de Projetos, diretor Técnico e de Meio Ambiente da Sabesp; diretor de Controle de Poluição da Cetesb; professor adjunto da E.E. Mackenzie. É conselheiro Consultivo e já foi vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, diretor Administrativo e Financeiro da Telebras do Ministério das Comunicações.

 

Pedro Caetano Sanches Mancuso

Engenheiro Industrial Modalidade Química, Especialista em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGV/SP e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo –FSP/USP, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela –FSP/USP, Professor Doutor Senior do Departamento de Engenharia Ambiental da FSP/USP, Diretor do Centro de Referência em Segurança da Água –Cersa, membro do Conselho Administrativo do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e consultor em Saneamento Ambiental.

 

Roseane Maria Garcia Lopes de Souza

Engenheira Sanitarista, especializada em Engenharia Ambiental e em Perícia e Auditoria Ambiental. Pesquisadora do Centro de Referência em Segurança da Água (Cersa- CEAP/ USP).

 

 

Sandra Akemi Shimada Kishi
Procuradora Regional da República, vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente e coordenadora do Projeto Conexão Água

 

 

 

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Luiz Fernando Portella – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
Prof. ª Dione Mari Morita – Coordenadora da Divisão Técnica de Águas e Saneamento
Engª Miriana Pereira Marques – Diretora Operacional

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quarta-feira) 18:30 - 20:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica Águas e Saneamento

X
X
X
X
X