abril, 2018

2018qui19abr20:0021:30Radier simples, armado e protendido - Transmissão ao vivo20:00 - 21:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

Tópicos a serem abordados na palestra: Conceitos, origem do termo radier e um panorama histórico da evolução do sistema, Tipos de laje sobre o solo (radier), Um histórico dos projetos realizados no Brasil e o projeto emblemático do radier flutuante no México, Radier: parâmetros de projeto para as condições brasileiras, Coeficiente de reação vertical do solo, Solos expansivos, Solos colapsíveis, Radier estaqueado, armado e protendido e Execução e pós-execução dos radier.

Sobre o palestrante 

Eng. Fábio Albino de Souza
Engenheiro civil, pós-graduado em planejamento em docência do ensino superior. Mestrado em engenharia de estruturas – FEC/UNICAMP e CEO da EBPX (Escritório Brasileiro de Protensão). Frequentou a Escola Imperial College, Londres, nos cursos de desenvolvimento profissional na área de protensão. Membro do PTI (Post Tensioning Institute – USA), onde recebeu uma das maiores certificações internacionais na área de protensão entrando para o Certified Field Personal Directory da instituição. Eleito membro associado do comitê DC-10 – Slab-on-Ground, que elabora a norma PTI DC 10 – Design of Post-Tensioned Slabs-on-ground, EUA, e participa ativamente das atividades com sugestões em palestras técnicas. Fez parte do grupo de trabalho que traduziu a norma PTI M10.3S-16 – Field Procedures Manual for Unbonded Single Strand Tendons para o espanhol. Membro do ACI- American Concrete Institute e do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto. Possui inúmeros artigos publicados em congressos internacionais (Espanha, Itália, Portugal, Chile, Argentina e USA), congressos nacionais e revistas especializadas em estruturas e materiais de construção. Por cinco anos foi professor do UNASP e das Faculdades Metropolitanas de Campinas- METROCAMP. Fundador e presidente do SELAP (Seminário Latino-Americano de Protensão) e do INAEP (Instituto Nacional de Estruturas Protendidas), estabeleceu um marco criando a primeira pós-graduação em Elementos Estruturais Protendidos do Brasil. Autor de diversas apostilas da ADAPT Corp. na área de radier protendido e vigas protendidas atualmente é coordenador do curso de pós-graduação em Elementos Protendidos do Grupo IDD. Criou e dedica-se as atualizações do TENDON (primeiro aplicativo Android para estruturas protendidas).

A transmissão ao vivo desta palestra conta com o patrocínio de:

Este evento conta com o apoio institucional de:

  

Realização:
Eng. Jerônimo Cabral – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. Natan J. Levental – Coordenador da DT. de Estruturas
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Coord. da DT. de Geotecnia e Mecânica dos Solos e Fundações

Hora

(Quinta-feira) 20:00 - 21:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X