outubro, 2020

2020qua14out18:0019:00Proteção contra choques elétricos18:00 - 19:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Resenha:

Iniciou-se com esclarecimento sobre as duas primícias do Princípio Fundamental descrito na norma NBR-5410, ítem 5.1.1.1, quanto à proteção em sistemas elétricos. Seguiu-se discorrendo sobre as Medidas de Proteção, subdivididas em Básica, Supletiva e Adicional. Destacou-se, então, a Equipotencialização e Seccionamento Automático, ítem 5.1.2.2 da referida norma. Esclareceu-se sobre a aplicabilidade ou não de dispositivos DR e suas diferenças, quanto a dispositivos diferenciais ou diferenciais de alta sensibilidade, pertencentes aos sistemas de aterramento TN ou TT. A exposição se encerrou com a apresentação de um importante esquema elétrico, didático e abrangente, contendo os principais componentes de proteção e suas nomenclaturas, as saber, BEPPEN, PN, N, LEP, BEL, LES e outros. Encerrou-se com o atendimento a diversas perguntas efetuadas pelos participantes. 

Abordagem:

  • Princípio fundamental da proteção contra choques;
  • As medidas de proteção previstas em norma;
  • Considerações sobre a aplicação de dispositivos DR e de disjuntores;
  • Equipotencialização (BEP, PE, LEP, LES);
  • Novidades na revisão da NBR 5410.

Público-alvo:

Engenheiros, técnicos e pessoas interessadas na área.

Palestrante:

Paulo E. Q. M. Barreto

Diretor da Barreto Engenharia. Engenheiro Eletricista (FEI) com pós-graduação em Eletrotécnica (Unip). Experiência nas áreas de ensino, projeto, execução, manutenção, inspeção e perícia em instalações elétricas. Professor convidado da pós-graduação (Mackenzie, Inbec, Facens). Membro do CB-3/ABNT desde 1982. Coordenador da Divisão Técnica de Instalações Elétricas do Instituto de Engenharia. Articulista de revistas técnicas. Instrutor dos cursos: Projeto de instalações elétricas de baixa tensão; Conformidade das instalações elétricas de baixa tensão (partes teórica e prática); Patologia das instalações elétricas; Proteção contra choques elétricos. Atua como inspetor de instalações elétricas e detém a autoria da 1ª certificação de conformidade de uma instalação elétrica no Brasil, no âmbito do INMETRO.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações

Eng. Paulo E. Q. M. Barreto – Coordenador da Divisão Técnica de Instalações Elétricas

Hora

(Quarta-feira) 18:00 - 19:00

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X