outubro, 2018

2018ter30out19:00Produção Limpa versus Legislação Ambiental19:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

 

 

Abordagem: Trata-se de um debate entre a Produção Limpa frente a Legislação Ambiental vigente. Serão abordados os conceitos científicos, da produção limpa e sustentável (Química Verde). A ligação deste tema da Engenharia Química é um segmento técnico que envolve outras modalidades de Engenharia e a busca da solução, da minimização, dos Impactos Ambientais, que potencialmente, podem ser gerados pela Produção Industrial, pelos Resíduos Industriais e Sobras de Produtos e Materiais, não somente na Engenharia Química, mas também, da correta destinação em todas as Modalidades de Engenharia.

Nesta Palestra serão enfocados os conceitos de: Produção Limpa frente à Legislação Vigente que envolve todos os seguimentos empresariais desde o  Ciclo das Matérias Primas e Busca de Melhoria Contínua dos Processos Industriais, até o produto final.

Os dispositivos legais a serem envolvidos Serão: Constituição Federal, Legislações Ambientais em geral, IBAMA/CONAMA, Politica Nacional dos Resíduos Crimes Contra o Meio Ambiente, Conceito do Poluidor Pagador, Licenciamento Ambiental, Princípios da Prevenção e da Precaução, Competências: Federal, Estaduais e Municipais. Também abordados, alguns Itens das Legislações Ambientais Extravagantes, todas elas ligadas aos Impactos Ambientais, à Produção Limpa e à Sustentabilidade.

Palestrante:

Eng. Miguel Tadeu Campos Morata

Engenheiro Químico, Pós Graduado em Gestão Ambiental, Perito Judicial há cerca de Trinta anos, Atuando na área de Pericias na área Ambiental há mais de quinze anos. Professor em Cursos de Pós Graduação em Perícias Ambientais.

Publico Alvo:    Alunos, Arquitetos, Engenheiros de todas as modalidades, Advogados e quaisquer outros interessados.

Apoio institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto  –  Vice-presidência de Atividades Técnicas

Eng. Miguel Tadeu Campos Morata – Diretor do Depto. de Química

Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Hora

(Terça-feira) 19:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X