julho, 2022

2022qua27jul18:3020:00Porto de São Sebastião e sua importância na cadeia logística portuária de São Paulo18:30 - 20:00 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana SP-SP (online - site e Youtube IE) Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística / Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • ...José Wagner Leite Ferreira – Abertura

    ...José Wagner Leite Ferreira – Abertura

    Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos do IE

    Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Transporte Urbano pelo IPR/IPT, em Gestão do Transporte Fluvial, pelo IFIT Namur na Bélgica, em Portos e Vias Navegáveis, pela APEC – Antwerp – Bélgica. Com mais de 30 anos de experiência em sistemas hidroviários e portuários, atuou e visitou entidades e eventos em diversas localidades nos EUA, América Latina, Europa dentre as quais: CNR – Compagnie National du Rhone, TVA – Tennessee Valley Authority, Albert Canal, Du Rhone Canal, Le Havre Canal, Portos Fluviais em Duisburg, Hidrovia Rhein, etc. Participa e contribui das entidades CNR – Compagnie National du Rhone, RMD – Rhein Main Donau, TVA – Tenessee Valey Authority, INE – Inland Navigation Europe, PIANC – Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários e VNF – Voies Navigables de France. Organizou, fundou e coordenou entidades do setor como Faculdade de Tecnologia Fluvial de Jahu, em cooperação com a UNIVERSITÉ DE LIÈGE-BELGICA, CITP – Consórcio Intermunicipal Tietê Paraná, ADTP – Agência de Desenvolvimento Tietê/Paraná, CESP – Companhia Energética de São Paulo nos terminais portuários, Plano de Desenvolvimento do Turismo Fluvial para o GESP, Plano Nacional de Turismo Fluvial na EMBRATUR, Plano de Revitalização Hidroviária do Vale do Ribeira e de Transporte Flúvio-Marítimo de Registro a Cubatão, UNIMEP/UNIVERSITÉ DE LIÈGE, do Plano Hidroviário do Estado de São Paulo, Corredor de Exportação de Etanol – Transpetro BR, do PORTO BRASIL em Peruíbe, na Secretaria de Portos da Presidência da República – Sistema Hidroviário da Baixada Santista/Plano de Operação, na ligação fluvial de passageiros Bertioga/Santos – ANTAQ. Atualmente coordena a Divisão Técnica de Logística de Transportes do Instituto de Engenharia, é consultor associado da FIGUEIREDO FERRAZ ENGENHARIA DE PROJETOS, diretor do CEANI – Centro de Estudos Avançados de Navegação Interior, consultor da CODESP – Porto de Santos e coordenador do Convênio Universidade de Liège/Unimep – Navegação Interior.

    Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos do IE

  • .Casemiro Tércio Carvalho - Abertura e Palestrante

    .Casemiro Tércio Carvalho - Abertura e Palestrante

    Partner 4 Infra

    Engenheiro Naval pelo Politécnica da USP, Executivo do Mercado de Infraestrutura, sócio da 4 Infra (consultoria especializada em portos), foi CEO dos Portos de Santos e São Sebastião, Diretor Geral da Hidrovia Tietê Paraná, hoje também atua nos conselhos dos Portos de São Francisco do Sul e Imbituba.

    Partner 4 Infra

  • Bruno Felipe Tolino Grecco - Palestrante

    Bruno Felipe Tolino Grecco - Palestrante

    Superintendente de Planejamento Portuário (SUPOR) ns SPA - Santos Port Authority

    Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em gerencimaneto de projetos na FGV. Com atuação como Coordenador na Supervisão da Central de Monitormaneteo Logístico e Especialista Portuário nas áreas de Estatíticas na CODESP. Docente de pós-graduação no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

    Superintendente de Planejamento Portuário (SUPOR) ns SPA - Santos Port Authority

  • Frederico Bussinger - Palestrante

    Frederico Bussinger - Palestrante

    Sócio-Diretor (Partner) na KATALYSIS Consultoria e Empreendimentos

    Possui graduação em Engenharia e Economia, pós-graduação em Engenharia, Administração de empresas, Direito da concorrência e Mediação e Arbitragem. Foi diretor do Metrô de São Paulo, do Departamento Hidroviário (SP) e do CODESP. Presidente da SPTrans, CPTM, Docas de São Sebastião, CONSAD da CET/SP, CONFEA, RFFSA, da CNTU e Comitê de Estadualizações da CBTU. Foi coordenador do GT de Transportes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP), Secretário Municipal de Transportes (SP) e secretário Executivo do Ministério dos Transportes. Membro do CONSAD/Emplasa e da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização – PND. Atualmente é consultor.

    Sócio-Diretor (Partner) na KATALYSIS Consultoria e Empreendimentos

  • Jean Carlos Pejo - Moderador

    Jean Carlos Pejo - Moderador

    Secretário Geral ALAF ( Associação Latino-Americana de Ferrovias )

    Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com MBA em Gerência de Projetos, e MBA em Logística, ambas pela FGV e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College dos EUA. Realizou estágios nas ferrovias da França e Japão e cursos de especialização e extensão universitária em disciplinas de Engenharia Ferroviária na Espanha, Itália, Canadá, EUA e Brasil. É secretário Geral da sede do Brasil da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias. Recebeu em 2019 o título de Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Foi secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, diretor, coordenador Geral de Gestão e superintendente de Projetos e Engenharia da FEPASA e conselheiro da CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Apresentou várias palestras em Congressos no Brasil e exterior, bem como publicou textos e artigos em revistas especializadas.

    Secretário Geral ALAF ( Associação Latino-Americana de Ferrovias )

  • Luiz Alberto Fioravante - Palestrante

    Luiz Alberto Fioravante - Palestrante

    Special Advisor na Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo

    Brasileiro com cidadania Italiana, Profissional com mais de 40 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico de empresas e projetos, Administrador de Empresas atuando em nível executivo em diversas empresas do setor público e privado, com foco nos setores de transportes, energia e projetos urbanísticos com vários cursos na área de infraestrutura e mobilidade – smart cities, sendo, BIM Cosud, 5S (cinco esses), Visão Zero, Harvard em Cidade X, este último em 2020. Hoje, atuante na Secretaria de Logística de Transportes do Estado de São Paulo - Assessor Técnico e Coordenador do Grupo de Trabalho Ferrovias do Estado de São Paulo - instituído pela Portaria Conjunta SLT/SOG/DERSA n.° 1, de 30-11-2021. Atuou também na Empresa Pública – URBES – Trânsito Transporte – 2018/2019 – Presidente, na Secretaria de Transportes do Município de Sorocaba – SP – 2018/2019 – Secretário, na Secretaria de Planejamento e Projetos-SEPLAN do Município de Sorocaba - 2017 – Secretário, no Setor Público – Diretor do Metrô, Membro da Comissão de Transportes do DER – Departamento de Estradas de Rodagem por 15 anos, Presidente de alguns Conselhos Municipais na área de Organização não Governamental, Diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros, Vice-Presidente da CNT Confederação Nacional de Transportes, Diretor da Freta Sul, no Setor Privado, Presidente do Grupo Fioravante, Presidente da Real Energy, Presidente da True Energy Brasil, Presidente da FCE – Fioravante Consultoria Empresarial.

    Special Advisor na Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo

  • Mario Povia - Palestrante

    Mario Povia - Palestrante

    Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Ministério de Infraestrutura

    Paulista de Osasco, Mário Povia é graduado em tecnologia operacional elétrica pela Universidade Mackenzie e bacharel em direito pela Universidade Paulista. É pós-graduado em administração de empresas e direito processual e do trabalho também pela Universidade Mackenzie, e em regulação de serviços públicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).Servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na função de especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, Povia atuou como assessor da Superintendência de Portos, assessor técnico da diretoria, superintendente de Portos, diretor e diretor-geral da agência. Atuou, ainda, como presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de São Sebastião. Em 2020, assumiu o cargo na Companhia Docas do Rio de Janeiro.

    Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Ministério de Infraestrutura

  • Paulo Ferreira - Abertura

    Paulo Ferreira - Abertura

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Engenheiro de Planejamento, coordenador de Projetos, superintendente de Projetos, diretor Técnico e de Meio Ambiente da Sabesp; diretor de Controle de Poluição da Cetesb; professor adjunto da E.E. Mackenzie. É conselheiro Consultivo e já foi vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, diretor Administrativo e Financeiro da Telebras do Ministério das Comunicações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Paulo Tsutomu Oda – Palestrante

    Paulo Tsutomu Oda – Palestrante

    Presidente da CDSS - Companhia Docas de São Sebastião

    Engenheiro naval formado pela Escola Politécnica, da USP (Universidade de São Paulo) em 1977; e MBA em Gestão de Riscos Financeiros, pela FIPECAFI, USP, em 2002. Possui experiência de 15 anos, atuou na Divisão Naval do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) durante 11 anos; e foi engenheiro responsável pela reforma e manutenção do Navio Oceanográfico “Prof. W. Besnard”, no IOUSP (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo). Atuou também, no Banco Central do Brasil, nas áreas de Departamento de Câmbio, Departamento de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e no Departamento de Fiscalização Bancária. Foi consultor (2017), na área financeira do Banco Nacional de Angola (Banco Central Angolano). É professor assistente no Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” no curso de tecnologia naval em Jaú/SP.

    Presidente da CDSS - Companhia Docas de São Sebastião

  • Sérgio Pompéia - Palestrante

    Sérgio Pompéia - Palestrante

    Diretor-Presidente na CPEA

    Engenheiro Agrônomo graduado pela ESALQ-USP. Mestrado e Doutorado em Ciências, na área de Botânica e Ecologia Vegetal pelo Instituto de Biociências da USP. Com mais de 35 anos de atuação em planejamento, licenciamento e gestão ambiental nos setores público e privado, coordenou mais de 200 projetos nas áreas de infraestrutura, mineração e indústria em nível nacional, destacando-se o licenciamento ambiental da Embraport, BTP e TIPLAM no Porto de Santos, da dragagem do Canal de Piaçaguera, mineração e complexo industrial de fosfatos da Copebrás em Catalão, ampliação da USIMINAS em Cubatão e gestão ambiental de obras de infraestrutura com destaque para a implantação do Rodoanel - Leste e ampliação do Aeroporto de Viracopos.

    Diretor-Presidente na CPEA

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

*Programação sujeita à alteração

Abordagem:

O porto de São Sebastião será impactado pela operação da nova rodovia dos Tamoios. Será comentado pelas autoridades e especialistas das necessidades, propostas futuras e alternativas para Porto de Sebastião. Parceria Porto Sebastião e Santos. Papel da Desestatização do Porto de São Sebastião. A logística do Porto de São Sebastião no Planejamento Regional. Análise da questão ambiental do Porto de São Sebastião.

Público-alvo:

Profissionais ligados a logística, operações portuárias e engenheiros e arquitetos do Instituto de Engenharia.

PROGRAMAÇÃO:

18h30 – ABERTURA:
• Paulo Ferreira
• José Wagner Leite Ferreira
• Jean Carlos Pejo

MESA DEBATES – 1ª RODADA 18h45 às 19h35

18h45 Casemiro Tércio Carvalho – Partner 4 Infra – O que seria destes Portos com a Desestatização?

19h – Bruno Felipe Tolino Grecco – Superintendente de Planejamento Portuário (SUPOR) na SPA – Santos Port Authority – A Sinergia das Operações da CDSS e da SPA (Exemplo Antuérpia e Zeebrugge)

19h15 – Mario Povia – Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Ministério de Infraestrutura ; A Politica para Desenvolvimento Portuário

19h35 – DEBATES

MESA DEBATES – 2ª RODADA

19h45 – Paulo Tsutomu Oda – Presidente da CDSS – Companhia Docas de São Sebastião – Diagnóstico Situacional

20h – Sérgio Pompéia – Diretor-Presidente na CPEA – As Questões Ambientais da região e do Porto de São Sebastião

20h15 Luiz Alberto Fioravante – Assesssor na Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo – É Possível uma Ligação Ferroviária entre o Porto de São Sebastião e o Vale do Paraíba?

20h30 – Frederico Bussinger – Sócio-Diretor (Partner) na KATALYSIS Consultoria e Empreendimentos – Porto de São Sebastião no desenvolvimento do Vale do Paraíba?

20h50 – DEBATES

21h – ENCERRAMENTO

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística
Arqt. José Wagner Leite Ferreira – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos

 

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

 

Hora

(Quarta-feira) 18:30 - 20:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana SP-SP (online - site e Youtube IE)

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística / Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos

X
X
X
X
X