março, 2021

2021qui18mar18:0019:30Por que vazam com frequência reservatórios e piscinas de concreto armado?18:00 - 19:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

1. O desafio de domar as águas pluviais e trabalhar com drenagem eficiente;
2. Por que estudar drenagem? Conceitos importantes para projetos de drenagem;
3. Erosões, escorregamentos e assoreamento;
4. Estudos de caso do IPT: projetos visando a gestão eficiente das águas pluviais.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrante:

Antonio Carlos Reis Laranjeiras

Diretor-presidente da Academia de Engenharia da Bahia e responsável técnico da empresa ACR LARANJEIRAS & Cia Ltda.

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (1954). Pós-graduação pela UFRJ (Brasil, 1957), Universidade Técnica de Munique (Alemanha, 1961), Universidade do Texas (Estados Unidos, 1965) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal, 1974). Atuou como Livre Docente de Estruturas de Concreto Armado. Na UFBA foi Professor Titular da Escola Politécnica, onde havia desempenhado os cargos de Assistente Voluntário, Assistente de Ensino e Professor Adjunto. Atuou como Engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia. É ex-presidente do Clube de Engenharia da Bahia, diretor presidente da Academia de Engenharia da Bahia e responsável técnico da empresa ACR LARANJEIRAS & Cia Ltda. Participou de 113 projetos executivos de obras d’arte especiais, 111 projetos e consultorias na área de Saneamento e Abastecimento de água, 22 projetos executivos de estruturas de edifícios, 3 projetos executivos de estruturas de estádios, 9 projetos executivos de estruturas de instalações industriais, 39 verificações de projetos executivos de estruturas, 33 projetos de recuperação e vistorias de estruturas danificadas. É autor de artigos técnicos, teses, conferências, traduções, redação de Normas. Devido a sua atuação acadêmica e professional possui os seguintes títulos honoríficos e premiações: Professor Emérito da UFBA (2005); Presidente Honorário do 8º Congresso da Associação Internacional sobre Segurança e Manutenção de Pontes (IABMAS), Brasil, (2016); Personalidade da Engenharia Estrutural 2008 da ABECE, SP (2008); Sócio Honorário do IBRACON, SP (2007); Sócio Honorário da ABECE, SP (2002); Prêmio Emílio Baumgart, IBRACON; Prêmio Prof. Francisco de Assis Basílio, IBRACON; Prêmio Pontes Corrêa, ABPv; Prêmio ABCP.

Apoio à formação:

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas

Hora

(Quinta-feira) 18:00 - 19:30

Localização

Evento on-line