outubro, 2020

2020qua07out15:0017:00Planejamento Energético – SINAPSE: Inserção da variável ambiental na expansão da oferta de energia elétrica15:00 - 17:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Dando a continuidade da apresentação do Projeto SINAPSE – Inclusão da variável ambiental no Planejamento Elétrico apresentaremos com mais detalhes os módulos de desenvolvimentos do referido projeto.

Público-alvo:

Engenheiros, técnicos e pessoas interessadas na área.

Palestrantes:

Prof. Marciano Morozowski Filho

Tema: O Planejamento da Expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN)

Tem graduação (UFPR,1970) e mestrado (UFRJ,1975) em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ, 1995). Foi professor Titular em Engenharia Elétrica na UFSC e professor Titular no Mestrado em Regulação da Indústria de Energia na Universidade Salvador (Unifacs). Foi pesquisador do Cepel e do Lactec, consultor do MME e do Banco Mundial e assessor da Presidência da EPE. É Senior Member do IEEE e da System Dynamics Society, onde exerceu a função de presidente do Capítulo Brasileiro. É sócio Administrador da NTJ TEC Consultoria em Engenharia, onde presta serviços de consultoria nas áreas de planejamento, regulação e comercialização de energia elétrica e desenvolve projetos de P&D na área de modelagem e simulação de sistemas e mercados de energia.

Ricardo Cavalcanti Furtado

Tema: Quantificando a Sustentabilidade de Fontes de Geração de Energia Elétrica

PhD pela Universidade de Londres. Especialista em planejamento energético pelo Imperial College da Universidade de Londres e em sistemas elétricos pela EFEI da UFMG. Engenheiro eletricista pela UFPE. Foi superintendente de Meio Ambiente da EPE. Foi adjunto da Diretoria de Engenharia e Construção da CHESF. Foi secretário adjunto de Minas e Energia do estado de Pernambuco. É sócio-diretor da Diversa Consultoria em Sustentabilidade, atuando no desenvolvimento de estudos ambientais e energéticos, implantação de programas socioambientais e elaboração de projetos de P&D.

Amaro Pereira

Tema: Inserção de Variáveis Socioambientais no Planejamento da Expansão do Setor Elétrico

Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Atuou como consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e como professor Visitante na Universidade Pierre Mendès-France em Grenoble, na França e na Universidade do Texas em Austin, EUA. Atualmente é professor Associado do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, pesquisador do CentroClima/COPPE/UFRJ e membro do Comitê Técnico Permanente do Instituto LIFE (Lasting Initiative For Earth). Coordenador dos cursos de MBA em Gestão Energética – EUREM e de extensão em Gestão em Energias Renováveis – GENRE, ambos da COPPE/UFRJ em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK-Rio. É pesquisador de produtividade em pesquisa 2, pelo CNPq e Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ. Tem experiência em modelagem energética e ambiental, além de atuar nas áreas de regulação dos setores de energia, em análises da inserção de novas tecnologias das diferentes fontes de energia e nas questões relacionadas a mudanças climáticas. É autor de livros, capítulos de livros e de dezenas de artigos em revistas internacionais indexadas. 

Moderador:

MSc. Alessio Bento Borelli

Engenheiro Industrial, modalidade Elétrica formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI em 1973. Mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Eletrotécnica da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Fez os créditos para Doutorado na EPUSP, engenheiro consultor, pesquisador com vários projetos junto ANEEL e foi professor de Curso de Extensão junto ao CEDIS da Escola de Engenharia Mackenzie. Foi presidente da  Seção Sul Brasil do IEEE e presidente do Conselho Brasil, e é Life Senior Member do IEEE. Foi conselheiro do CREA-SP na Câmara de Elétrica. Atualmente é diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações do Instituto de Engenharia de São Paulo, diretor do Deinfra da Fiesp e membro do Conselho Editorial da Revista Engenharia.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações

Hora

(Quarta-feira) 15:00 - 17:00

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X