outubro, 2018

2018qua10out19:3021:00Patologias em Alvenarias19:30 - 21:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

 

 

Abordagem: Alvenaria é usada desde a pré-história e continua sendo o sistema construtivo mais difundido, inclusive no Brasil. Uma breve observação nas edificações existentes nos revela alta incidência de anomalias em alvenarias e revestimentos. Esta palestra vem trazer esclarecimentos e soluções a esses problemas.

Aborda aspectos de projeto e detalhes construtivos importantes em alvenarias de vedação e alvenarias estruturais, descreve as patologias e suas causas mais comuns, ilustradas por esquemas e fotos de casos reais, não descuidando ainda dos revestimentos argamassados. Aborda ainda a identificação dos maus desempenhos, suas causas e reparos possíveis.

Discorre que uma maior interação entre projeto, compras e execução é de suma importância para que não haja dúvida entre os agentes envolvidos. Mostra quanto é relevante a identificação das causas e efeitos de patologias em edificações, avaliação da gravidade da situação observada nas edificações para que se chegue ao reparo eficiente.

Palestrante:

Cristiana Furlan Caporrino.

Engenheira Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente doutoranda na mesma área e instituição. Sócia-diretora da Furlan Engenharia e Arquitetura, empresa especializada em projetos e obras.

Professora de pós-graduação no Instituto Mauá de Tecnologia, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na Funorte, Montes Claros, MG, entre outras.

Participou de projetos de barragens, indústrias, refinarias de petróleo, hospitais e empreendimentos corporativos, além de projetos em mineração, aviação civil, comércio e infraestrutura. Autora do livro “Patologia das Alvenarias”, 2ª Edição, Editora Oficina de Textos, 2018.

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto   –   Vice-presidência de Atividades Técnicas

Arqta. Bianca Giglio Beteloni  –   Diretora do Departamento de Arquitetura

Engª Stella Marys Della Flora  –  Coordenadora da DT. de Patologias das Construções

Hora

(Quarta-feira) 19:30 - 21:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X