junho, 2024

2024qui06jun10:3012:00O trânsito e a circulação urbana na Espanha, Alemanha, Polônia e Holanda10:30 - 12:00 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional | Divisão Técnica de Trânsito Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Inscreva-se nesse evento!

Faça parte desse evento

Clique no botão abaixo para confirmar a sua presença

Inscreva-se

OpenAinda há vagas

Clique na foto e veja o currículo

  • Jaques Mendel Rechter – Palestrante

    Jaques Mendel Rechter – Palestrante

    Vice-coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

    Arquiteto e Urbanista, pela Católica de Santos, em 1979. Advogado, pela PUC de São Paulo, em 1992. Pós-planejamento em Gestão de Cidades. Vínculos: Companhia de Engenharia de Tráfego CET, de 1981 a 2022. Consultorias e participações em municipalização de trânsito, de 1997 a 2016. Consultorias e participações em projetos viários e sistemas de gestão de trânsito, análises e proposições de soluções em aspectos institucionais e legais de projetos, programas e sistemas de gestão de trânsito em outros municípios, de 1990 até o presente. Participação na coordenação de divisões e atividades no instituto de Engenharia. Histórico de atividades: Normalização técnica de sinalização e sistemas de espaços viários, na CET. Assistente Técnico, no Gabinete do Diretor do DSV. Coordenador da JARI, na cidade de São Paulo. Elaboração e implantação de vários projetos geométricos e de sinalização, desvios para grandes obras, projetos funcionais, estudos de áreas, segurança de trânsito e pesquisas e desenvolvimento de projetos piloto de sinalização. Desenvolvimento e inovação institucional e organizacional e sistemas e aplicativos. Elaboração e implantação de soluções para equacionamento ou redução de danos em desconformidades e crises institucionais. Defesas técnicas, parajudiciais e administrativas institucionais. Instrumentalização de defesas judiciais da municipalidade/órgão de trânsito - Instrumentalização e fundamentação técnica para assessorias de imprensa e chefias de gabinete (DSV, CET e PMSP). Análise e proposição de posicionamento do Executivo face para projetos de lei e elaboração de decretos regulamentadores. Elaboração, desenvolvimento, ajustes e implantações da incorporação de novas tecnologias nos procedimentos organizacionais. Participação voluntária em atividades e entidades comunitárias de benemerência.

    Vice-coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

  • Maria da Penha Nobre – Abertura e Moderação

    Maria da Penha Nobre – Abertura e Moderação

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

    Arquiteta e urbanista, especialista em trânsito, mobilidade e segurança, psicopedagoga, conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT –, sócia-diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano/Planotran e coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

  • Vanderlei Coffani – Palestrante

    Vanderlei Coffani – Palestrante

    Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

    Engenheiro Civil, pela faculdade de Engenharia de São Paulo, São Paulo, em 1982. Vínculos: Then de Barros Ltda. – participação em projetos viários e coordenação do laboratório de solos em convênio com a L. A. Falcão Bauer, de 1975 a 1980. SEEBLA Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda. – participação em projetos viários, de fevereiro a setembro de 1981. Prefeitura Municipal de Sorocaba, de 1983 a 1998. Consultor autônomo, de 1998 até o presente. Participação nas atividades da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia, em que é coordenador. Histórico de atividades: Participação em projetos geométricos de Geotecnia e sinalização para prefeituras. Elaboração, revisão e manutenção do plano viário de Sorocaba/SP. Revisão e atualização do plano de orientação de tráfego de Sorocaba/SP. Elaboração do plano de orientação turística de São Roque/SP. Elaboração do plano de orientação turística de Boituva/SP. Elaboração de especificações técnicas de materiais de sinalização. Implantação e gerenciamento do sistema de gestão municipal do trânsito de Sorocaba/SP, abrangendo projeto e implantação de sinalização, controle eletrônico de velocidade e processamento de multas. Implantação do sistema de informações do transporte coletivo por ônibus em Sorocaba. Participação no desenvolvimento do Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação (Resolução nº 180/05) do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, através da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Prestação de serviços de assessoria de Engenharia de Tráfego para as prefeituras de Boituva/SP, de 2000 até 2015, Iperó/SP, em 2011, e Votorantim/SP em 2013. Elaboração de projetos de sinalização de trânsito para loteamentos fechados e aprovação dos mesmos nas prefeituras locais.

    Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

Detalhes do evento

Abordagem: 

Palestra sobre os aspectos interessantes do trânsito e do espaço viário em alguns países da Europa.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, urbanistas e demais profissionais interessados em gestão de cidades, questões urbanas e sinalização urbana.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Arq. Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

Eng.  Vanderlei Coffani – Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito

Arq. Jaques Mendel Rechter – Vice-coordenador da Divisão Técnica de Trânsito

Apoio Institucional: 

Apoio à formação:

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 10:30 - 12:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional | Divisão Técnica de Trânsito

X
X
X
X
X