julho, 2022

2022ter12jul19:0020:30O processo estratégico de mudança do modelo de negócio nas empresas de arquitetura, engenharia e construção19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos / Divisão Técnica de Gerenciamento de Empreendimentos Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Álvaro Antônio Bueno de Camargo - Palestrante

    Álvaro Antônio Bueno de Camargo - Palestrante

    Profissional com ampla experiência em projetos em organizações de grande porte nacionais e multinacionais. Atuou como consultor do Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, na implantação da linha 4 do Metrô de São Paulo, na modernização da usina termoelétrica de Piratininga, na implantação da Usina hidrelétrica de Tucuruí (PA), Porto Primavera (SP) e Machadinho (RS). Atuou em Projetos de Tecnologia da Informação em empresas multinacionais, como Syngenta, Roche, Embratel e Dufry, em projetos de telecomunicações na Alcatel e Embratel e em projetos nas áreas de saúde pública para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Foi coordenador de planejamento de implantação de duas plantas petroquímicas em Pernambuco (Cia Alcoolquímica Nacional) e em Alagoas (Alclor Química de Alagoas). É professor convidado nas seguintes instituições de ensino: Fundação Getúlio Vargas, Unicamp, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Osvaldo Cruz e da Brazilian Business School em Angola. É autor de livros e artigos científicos sobre gerenciamento de projetos, capacidades dinâmicas de adaptação das organizações e em estratégia e modelo de negócios. Possui experiência internacional no Japão, EUA, Peru, Argentina, Colômbia, Paraguai e Angola. Mestre em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Certificado como Project Management Professional pelo Project Management Institute. MBA em Administração de Projetos pela FIA/USP. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Paulista. Atualmente está concluindo seu doutorado com foco nas capacidades dinâmicas de adaptação das organizações, com base no estudo dos conceitos de valor, modelos de negócio, gerenciamento de projetos e agilidade estratégica e organizacional.

    URL www.alvarocamargo.com.br

  • Sérgio Luiz Azevedo Resende - Abertura e Moderação

    Sérgio Luiz Azevedo Resende - Abertura e Moderação

    Coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos do Instituto de Engenharia

    Executivo sênior com experiência no segmento de obras industriais, de empreendimentos em contratos de mais de U$D 600 milhões de dólares em empresas como Enesa, Camargo Côrrea, Odebrecht, Tenenge e Potencial, • Participação em unidades da Usiminas, Vale do Rio Doce, Eletronorte, Camargo Corrêa Metais, Camargo Corrêa Cimentos, Petrobrás, Metrô de São Paulo, Cosipa, Usimec, Alunorte, Acesita, Usimec, CST, Cosipa, TKCSA, Angra 3 - Eletronuclear. Coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos do Instituto de Engenharia SP • Membro do PMI até 2010 • Inglês avançado . APG Amana-Key PRINCIPAIS CONQUISTAS . Inserção da Tratex Civeletro no mercado de obras industriais buscando oportunidades, clientes, cartas convites, acompanhando orçamentos, negociando contratos promovendo a mudança de posicionamento da empresa no mercado. • Participante do grupo que desenvolveu o mercado de obras industriais e de Óleo e Gás.na Camargo Correa Desenvolvimento de confiança e credibilidade . Como coordenador de obras, captação de contratos no site da TKCSA (Cia Siderúrgica do Atlântico). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Levantamento de mercado; • Análise de editais e de concorrências; • Participação na elaboração e fechamento de propostas técnicas e comerciais; • Negociação de contratos com clientes; . Coordenação de vários projetos. • Visitas periódicas a Clientes e a obras; • Negociações de alterações técnicas e comerciais; • Planejamento e acompanhamento de obras, envolvendo dimensionamento dos recursos físicos, financeiros e humanos; • Identificação qualificação e contratação de subempreiteiros e fornecedores; • Implantação e acompanhamento de procedimentos de avaliação do desempenho de empreendimentos; • Elaboração, acompanhamento do custo da obra, e índices de produtividade; • Acompanhamento e avaliação do planejamento físico financeiro de empreendimentos; • Acompanhamento de medições, faturamentos e recebimentos; • Elaboração e negociação de reivindicações;

    Coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos do Instituto de Engenharia

Detalhes do evento

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

A inovação em modelos de negócios é considerada um fenômeno emergente em todos os ramos de negócio. Empresa montadoras de automóveis pesquisam como será o melhor modelo de negócio no qual as pessoas vão comprar pelo acesso de uso do veículo ao invés de comprá-lo. Fabricantes de caminhão estudam como vender capacidade de carga ao invés de caminhões. A venda de software como serviço é hoje um exemplo de modelo de negócio inovado em relação a venda de software em caixinhas que existia até há algum tempo atrás. As empresas de construção terão que lidar com novas tecnologias, como por exemplo, construção com tecnologia de impressão 3D, BIM, construção modular pré-fabricada e até mesmo o uso de madeira “engenheirada” que vai permitir fazer edifícios de vários andares de maneira mais sustentável. Essas tecnologias somadas aos aspectos de governança, compliance e exigência de abordagens éticas e sustentáveis na indústria da construção, vão impactar o modelo de negócios das empresas de arquitetura, engenharia e construção. A maneira antiga de fazer negócio não vai mais funcionar adequadamente. Infelizmente existe pouca pesquisa cientifica sobre como se dá o processo estratégico de mudança de negócios das empresas. Nesta palestra, Álvaro Camargo, consultor e professor, apresentará um modelo de como se dá o processo de mudança estratégica do modelo de negócios nas empresas, explicando os conceitos de capacidades dinâmicas de adaptação, agilidade organizacional, gerenciamento de projetos e interfaces de comunicação entre os diversos estágios da mudança. O conteúdo em foco permitirá que os participantes conheçam os problemas, dificuldades e desafios relacionados com a mudança estratégica de modelo de negócio na área de arquitetura, engenharia e construção. A palestra é produto de pesquisa cientifica com base na mais recente literatura cientifica e pesquisas com empresas brasileiras e estrangeiras que o palestrante desenvolve desde 2019.

Público-alvo:

Diretores e gestores estratégicos em empresas ligadas ao setor de engenharia.

Realização

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos
Eng. Sérgio Luiz Azevedo Resende – Coordenador da Divisão Técnica de Gerenciamento de Empreendimentos

 

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Terça-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos / Divisão Técnica de Gerenciamento de Empreendimentos

X
X
X
X
X