outubro, 2019

2019ter08out19:3021:00O BIM e a sustentabilidade das construções19:30 - 21:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Serão apresentados os principais conceitos de BIM, de sustentabilidade e o potencial impacto de uso de BIM no projeto de edificações sustentáveis. Nesta palestra, o principal foco será no uso de BIM como facilitador da Avaliação Ambiental do Ciclo de Vida de edificações. Serão demonstradas as principais alterações entre o processo tradicional e o processo de projeto de edificações sustentáveis com uso de BIM. E serão demonstrados os principais estudos e ferramentas desenvolvidas até o momento.

 

 Palestrantes:

 

Natália Nakamura Barros

Cursa o Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na UNICAMP. Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Unicamp (2016). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Em 2018, participou do Programa Estágio em Docência na disciplina ‘Integração de Projeto’ do curso de Engenharia Civil da UNICAMP. Foi premiada no PhD workshop no XXII Congresso Internacional da Sociedade Ibero americana de Gráfica Digital em 2018 e recebeu o prêmio de melhor artigo no tema Desenvolvimento Sustentável no XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído em 2016. É autora de 12 publicações, sendo 5 em revistas de renome da área e 7 em congressos de relevância nacional e internacional. É docente no curso pós graduação Master BIM Especialista, oferecido pelo Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), localizado em São Paulo-SP, ministrando a disciplina ‘BIM intermediando a avaliação de desempenho’. Participa da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) – ABNT CEE-134, no grupo ‘Objetos BIM’. É diretora do Comitê Acadêmico da Câmara Brasileira de BIM – SP. Desenvolve pesquisas em Modelagem da Informação da Construção (BIM), Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Internet das Coisas (IoT), Aprendizado de Máquinas e Industria 4.0.

 

Meire Garcia

Arquiteta pela Unversidade Federal do Rio de Janeiro. Cursa Especialização em BIM pelo ISITEC. Possuí vinte anos de experiência em Projeto Autoral de Arquitetura, Acompanhamento de Obra e Retrofit. Coordena a Divisão Técnica de Informática do Instituto de Engenharia e atividades de BIM no ITIE.

 

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. José Manoel de O. Reis – Coordenador da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Hora

(Terça-feira) 19:30 - 21:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X