julho, 2025

2025qua23jul(jul 23)08:30qui24(jul 24)18:30Mobilidade sobre duas rodas: desafios, comportamentos e soluções08:30 - 18:30 (24) Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | On-line: Youtube do IE Organizador: Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional | Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana | Divisão Técnica de Trânsito Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Adamo Bazani

    Adamo Bazani

    Jornalista especializado em Transportes

    Formado pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), com especialização em Economia pela FIPE/USP (2004). Trabalhou entre 199 e 2015 na Rádio CBN e atua em projetos especiais para comunicação em transportes. Editor-chefe do Diário do Transporte. MTB: 31521

    Jornalista especializado em Transportes

  • Alexandre Pelegi

    Alexandre Pelegi

    Jornalista, radialista e mestre em Ciência Política

    Trabalhou de 1998 a 2000 no Diário Popular, com a coluna diária "Saque Rápido", de economia e política. De 1999 a 2010, foi radialista, com programa próprio transmitido pelas rádios Nova Brasil FM (rede nacional), Metropolitana (Grande SP), e Transamérica (rede nacional). De 2011 a 2013 foi coordenador do Marketing das empresas CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e SPTRANS - São Paulo Transportes. Nos anos 80 e 90, atuou diretamente com a área de transportes, como assessor direto dos Secretários Estaduais Adriano Murgel Branco (governo Montoro) e Plínio Assmann (governo Covas). Atualmente, é consultor de mobilidade urbana e editor da Revista dos Transportes da ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos.

    Jornalista, radialista e mestre em Ciência Política

  • Flaminio Fichmann

    Flaminio Fichmann

    Consultor do Instituto de Engenharia

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia desde 2004, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas à mobilidade urbana junto a órgãos públicos e empresas particulares. É coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, diretor da ONG Bairro Vivo, presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e professor do curso de pós-graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

    Consultor do Instituto de Engenharia

  • Francisco Christovam

    Francisco Christovam

    Diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

    Engenheiro civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Engenharia Civil, pela Villanova University (EUA), e especialista em Administração Industrial, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Foi diretor de Operações da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes e da Secretaria de Estado da Habitação do Estado de São Paulo, presidente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e da São Paulo Transportes S/A (sPTrans), diretor de Assuntos Corporativos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), assessor Especial da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município de São Paulo, diretor de Gestão Corporativa da São Paulo Obras (SPObras) e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss). Atualmente, é presidente Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) e da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), bem como membro do Conselho Diretor da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). No Instituto de Engenharia, é membro do Conselho Deliberativo.

    Diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

  • José Eduardo Frascá Poyares Jardim

    José Eduardo Frascá Poyares Jardim

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Luiz Fernando Portella

    Luiz Fernando Portella

    Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

    Engenheiro Mecânico, com MBA em ADM e Finanças, pós em Análise de Sistemas e pós em Marketing Industrial Estratégico. Conselheiro no Instituto de Engenharia, conselheiro na Calypso Networks Association (Bélgica) e Clever Devices e membro da UITP (União Internacional de Transportes Públicos). Empresário na área de Tecnologia de Sistemas Inteligentes para transportes públicos.

    Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

  • Maria da Penha Nobre

    Maria da Penha Nobre

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do IE

    Arquiteta e urbanista especialista em trânsito, mobilidade e segurança, psicopedagoga, conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT –, sócia-diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano/Planotran, coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do IE

  • Vanderlei Coffani

    Vanderlei Coffani

    Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

    Engenheiro Civil, pela faculdade de Engenharia de São Paulo, São Paulo, em 1982. Vínculos: Then de Barros Ltda. – participação em projetos viários e coordenação do laboratório de solos em convênio com a L. A. Falcão Bauer, de 1975 a 1980. SEEBLA Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda. – participação em projetos viários, de fevereiro a setembro de 1981. Prefeitura Municipal de Sorocaba, de 1983 a 1998. Consultor autônomo, de 1998 até o presente. Participação nas atividades da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia, em que é coordenador. Histórico de atividades: Participação em projetos geométricos de Geotecnia e sinalização para prefeituras. Elaboração, revisão e manutenção do plano viário de Sorocaba/SP. Revisão e atualização do plano de orientação de tráfego de Sorocaba/SP. Elaboração do plano de orientação turística de São Roque/SP. Elaboração do plano de orientação turística de Boituva/SP. Elaboração de especificações técnicas de materiais de sinalização. Implantação e gerenciamento do sistema de gestão municipal do trânsito de Sorocaba/SP, abrangendo projeto e implantação de sinalização, controle eletrônico de velocidade e processamento de multas. Implantação do sistema de informações do transporte coletivo por ônibus em Sorocaba. Participação no desenvolvimento do Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação (Resolução nº 180/05) do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, através da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Prestação de serviços de assessoria de Engenharia de Tráfego para as prefeituras de Boituva/SP, de 2000 até 2015, Iperó/SP, em 2011, e Votorantim/SP em 2013. Elaboração de projetos de sinalização de trânsito para loteamentos fechados e aprovação dos mesmos nas prefeituras locais.

    Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE

Detalhes do evento

LINKS PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO AO VIVO:

1º DIA – 23/7/25: https://youtube.com/live/cz-HhSDmci4?feature=share

2º DIA – 24/7/25: https://youtube.com/live/Hr2YISJ7dlU?feature=share

Abordagem: 

A motocicleta, cada vez mais presente no cenário urbano, tornou-se uma peça central no debate sobre mobilidade, segurança e comportamento no trânsito. Pensando nisso, o Instituto de Engenharia promove o evento “Mobilidade sobre Duas Rodas: Desafios, Comportamentos e Soluções”. Um espaço dedicado à análise profunda das múltiplas dimensões que envolvem o uso de motos nas cidades brasileiras.

Serão dois dias de discussões temáticas, com especialistas, representantes de órgãos públicos, profissionais do setor, usuários e demais atores envolvidos. O evento abordará dados crescentes sobre acidentes, formação de condutores, características dos veículos, segurança individual, infraestrutura viária, fiscalização e os impactos sociais e econômicos desse meio de transporte em expansão.

Público-alvo: 

Engenheiros, arquitetos, gestores públicos, urbanistas e demais profissionais/interessados no tema.

PROGRAMAÇÃO: 

DIA 23/7/2025 – das 9h às 17h30 – Simpósio

8h30 às 9hCafé de boas-vindas e credenciamento

9h às 9h30Abertura do evento

José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia

9h30 às 10h40Painel 1: A complexidade do cenário existente: números que chocam

Everaldo Valenga – Coordenador do Observatório de Segurança no Trânsito do DETRAN-SP

José Everardo da Costa Montal – Diretor-administrativo da ABRAMET

Júlia Maria D’Andréa Greve – Fisiatra no Hospital das Clínicas FMUSP

10h40 às 11hCoffee Break

11h às 12hPainel 2: Fator humano – O comportamento no trânsito

Por que eu ando de moto? O comportamento dos motociclistas e as causas de acidentes

Edgar Franscisco da Silva – Presidente da AMABR

Flaminio Fichman – Consultor do Instituto de Engenharia

Gilberto Almeida dos Santos – Presidente do SindimotoSP – Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxista Intermunicipal do Estado de São Paulo

Luiz Carlos Mantovani Néspoli – Superintendente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos

Renato Campestrini – Assessor de Políticas Governamentais – Mobilidade Urbana na Prefeitura de Jundiaí e Presidente do Fórum Paulista de Secretários de Transportes e Trânsito

12h às 13h30Almoço

13h30 às 14h30Painel 3: Fator humano – Formação do condutor e exame de habilitação

Os CFC’s, a formação dos condutores de motocicletas, os exames de habilitação e os resultados no trânsito

Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do Instituto de Engenharia

14h30 às 15h40Painel 4: Fator veícular

Podemos categorizar por cilindradas ou por tempo de habilitação as categorias de veículos tipo motocicletas?

Luiz Fernando Portella – Membro do Conselho Deliberativo e Consultivo do IE, e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

15h40 às 16hCoffee Break

16h às 17h – Painel 5: Fator veícular

Basta ter tecnologia avançada ou é necessário investir mais no treinamento e capacitação dos motociclistas?

Paulo Guimarães – CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária

17h às 18hPainel 6: Fator humano

A visão sobre os usuários de motos

Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do Instituto de Engenharia

Comentarista: Adamo Bazani – Jornalista especializado em Transportes

18h às 21hCoquetel de Networking

DIA 24/7/2025 – das 9h às 18h15 – Simpósio

9h às 10h40Painel 7: Fator proteção pessoal

Equipamentos e vestimentas para segurança dos motociclistas

Renato Campestrini – Assessor de Políticas Governamentais – Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Jundiaí e Presidente do Fórum Paulista de Secretários de Transportes e Trânsito

Representante da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças

10h40 às 11hCoffee Break

11h às 12hPainel 8: Fator via e condições ambientais

A Engenharia de tráfego/trânsito e a segurança dos motociclistas

Hélio Antonio Moreira – Sócio-diretor da Indutil Indústria de Tintas Ltda.

Luiz Fernando Romano Devico – Diretor da Empresa Sttrada Segurança Viária

Vanderlei Coffani – Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia

Representante da CET-RIO – Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro

12h às 13h30Almoço

13h30 às 14h30Painel 9: Transporte alternativo de passageiros

Mototáxi e moto aplicativos: questões sobre segurança e conforto dos usuários

Claudio de Senna Frederico – Membro do Conselho Diretor da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos

Francisco Christovam – Diretor Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU

Gilberto Almeida dos Santos – Presidente do SindimotoSP – Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxista Intermunicipal do Estado de São Paulo

Jose Carlos Sacramone – Gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí

14h30 às 15h30Painel 10: Esforço legal – fiscalização e o código de trânsito brasileiro (CTB)

Fiscalização das motos e dos condutores: desafios e propostas

Silvio Médici – Presidente Executivo da ABEETRANS – Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito

15h30 às 16h – Coffee Break

16h às 17h30Painel 11: Diferentes visões sobre o uso de motos: comentários e propostas

Gilberto Almeida dos Santos – Presidente do SindimotoSP – Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxista Intermunicipal do Estado de São Paulo

Representante da ONG Corrida Amiga

Moderador: Alexandre Pelegi – Jornalista, radialista, e mestre em Ciência Política

17h30 às 18h15Conclusões do evento

Conclusões finais e propostas de encaminhamento

Realização:

Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

Ivan M. Whately – Coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana

Vanderlei Coffani – Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito

Patrocínio Bronze:

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

23 (Quarta-feira) 08:30 - 24 (Quinta-feira) 18:30

Localização

Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | On-line: Youtube do IE

Organizador

Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional | Divisão Técnica de Mobilidade e Logística Urbana | Divisão Técnica de Trânsito

X
X
X
X
X