julho, 2023

2023ter04jul18:3020:00Mobilidade aérea urbana18:30 - 20:00 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística / Divisão Técnica Transporte Aéreo Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Adalberto Febeliano - Moderador

    Adalberto Febeliano - Moderador

    Coordenador da DT de Transporte Aéreo

    Engenheiro, pós-graduado em administração pela FGV-SP e Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA. Professor de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo no curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi por 7 anos, tem mais de 25 anos de experiência em aviação e transporte aéreo, tendo trabalhado em empresas como Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma. Foi Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e atualmente é Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, da qual é um dos sócios fundadores. É diretor -Adjunto da Divisão de Logística e Transportes do Departamento de Infraestrutura da FIESP e Conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção Civil da mesma entidade.

    Coordenador da DT de Transporte Aéreo

  • Edgar Mendes Rodrigues – Palestrante

    Edgar Mendes Rodrigues – Palestrante

    Executivo de Inovação, Estratégia de Produto e Inteligência de Mercado na Eve Air Mobility

    Engenheiro Mecânico-Aeronáutico formado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica e, atualmente, Executivo de Inovação, Estratégia de Produto e Inteligência de Mercado na Eve Air Mobility. Edgar também possui Pós-Graduação em INOVAÇÃO e Business Administration pela StarSe University e pela Universidade NOVA de Lisboa. É Mestrando em Infraestrutura de Aeroportos pelo ITA, com foco nos desafios da implementação da Mobilidade Aérea Urbana nas grandes cidades. Edgar tem mais de 15 anos de experiência como como Coordenador de Engenharia de Vendas, Inteligência de Mercado e Estratégia de Produto e Negócios na Embraer. Devido ao seu trabalho com inovação, Edgar participou e contribuiu com a criação da "Eve" – uma startup dedicada ao desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana, que combina agilidade e inovação de uma Startup com a experiência e credibilidade da Embraer. Edgar tem o seu foco de atuação nas áreas de Vendas, Inteligência de Mercado, Programas e Business Planning desde a criação da Eve.

    Executivo de Inovação, Estratégia de Produto e Inteligência de Mercado na Eve Air Mobility

  • Jorge Leal Medeiros - Moderador

    Jorge Leal Medeiros - Moderador

    Vice-coordenador da DT de Transporte Aéreo

    Engenheiro de Aeronáutica - Aeronaves pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1969), Attestation d´Études Approfondies - A.E.A. em Matemática Aplicada Pesquisa Operacional e Estatística pela Université Scientifique et Medicale de Grenoble França (1972) e Doutor em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). É professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1980, assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e consultor em projetos de engenharia de transporte e logística, especialmente em transporte aéreo e aeroportos. É assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e foi diretor adjunto comercial da VARIG e diretor da Atech (aviação civil), da VASP (planejamento) e da Translor/Ryder (logística e operações), e engenheiro sênior da Hidroservice. Tem experiência em Engenharia de Transportes, com ênfase em planejamento e organização de sistemas de transporte e de logística, atuando principalmente em transporte aéreo, empresas aéreas, aeroportos, avaliação econômica e operacional e segurança de voo, áreas em que desenvolve pesquisas. É piloto privado desde 1967.

    Vice-coordenador da DT de Transporte Aéreo

Detalhes do evento

Abordagem:

Atualmente, mais de uma dezena de empresas dedicam-se ao desenvolvimento de veículos aéreos com curto alcance, voltados ao transporte de passageiros em áreas urbanas.

A maioria desses veículos prevê propulsão elétrica, para diminuição dos níveis de ruído e capacidade de pouso e decolagem verticais, para prescindir de infraestrutura terrestre de grande porte. Entre essas empresas encontra-se a EVE, subsidiária que a Embraer criou para explorar esse mercado, e que já tem mais de 1.700 pedidos para seus veículos numa carteira que passa dos US$5 bilhões.

Será uma imperdível oportunidade para entender melhor o que esperar da mobilidade urbana futura. Até lá!

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos e estudantes com interesse na área de sustentabilidade.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística

Eng. Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Transporte Aéreo

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Terça-feira) 18:30 - 20:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística / Divisão Técnica Transporte Aéreo

X
X
X
X
X