abril, 2017

2017qua12abr(abr 12)23:00qui13(abr 13)00:30Ligações Semirrígidas e seus efeitos na análise da estabilidade de estruturas pré-moldadas com múltiplos pavimentos em regiões não sísmicas - TRANSMISSÃO AO VIVO23:00 - 00:30 (13) Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

Abordagem: 

Tópicos a serem abordados: 

a) Conceituação do comportamento de estruturas pré-moldadas aporticadas com ligações viga-pilar resistentes à flexão em zonas não sísmicas.
b) Conceituação de rigidez secante da relação momento-rotação das ligações viga-pilar e seus efeitos na rigidez global da estrutura pré-moldada.
c) Resultados experimentais, representatividade e confiabilidade para obtenção da rigidez secante. 
d) Análise da estabilidade de estruturas pré-moldadas com ligações semirrígidas segundo considerações da nova NBR9062:2017. 

Este evento conta com o apoio institucional do

A transmissão ao vivo desta palestra conta com o patrocínio da

Realização
Eng. Miriana Marques – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. Natan J. Levental – Coordenador da DT. de Estruturas

Sobre o palestrante 

Marcelo Ferreira
Professor Associado da UFSCar. Pesquisador Líder do NETPRE e coordenador do Laboratório de Concreto Pré-Moldado na UFSCar. Consultor na área de Estruturas Pré-Moldadas. Docente do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da UFSCar. 

Engenheiro Civil com ênfase em Sistemas Construtivos pela UFSCar, mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas pela EESC-USP . Pós-doutorado (Visiting Scholar) pela University of Nottingham – UK. Pós-doutorado pela EESC-USP. Pós-doutorado (Academic Visitor) pela University of Nottingham – UK . 

Pesquisador há 25 anos sobre ligações em estruturas pré-moldadas de concreto, com orientações de doutorado, de mestrado e iniciação científica. Coordenou o Programa Centros Emergentes da FAPESP na UFSCar onde, em parceria com a ABCIC, foi responsável pela construção do primeiro laboratório no Brasil dedicado às Estruturas em Concreto Pré-Moldado. 

Recebeu o Henry Adams Award 2004 – Institution of Structural Engineers UK. É autor de vários trabalhos científicos e técnicos publicados em periódicos, congressos nacionais e internacionais. Membro do Comitê de Revisão da NBR-9062:2017 – Estruturas de Concreto Pré-Moldado. Membro da Comissão de Estudos para Elaboração da NBR-16475:2017 – Paineis de parede de concreto pré-moldado. Coordenou parte dos trabalhos da Comissão de Estudos de Lajes Alveolares ABNT:CE-18:600.19. Foi Membro Convidado do Comitê Connection Details do PCI-USA, do Comitê de Pré-Fabricados da FIB (CEB-FIP) Federação Internacional de Concreto Estrutural, desde 2007. Delegado brasileiro na Federação Internacional do Concreto Estrutural FIB (CEB-FIP).

Hora

12 (Quarta-feira) 23:00 - 13 (Quinta-feira) 00:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X