abril, 2018

2018qua25abr19:0020:30Lei Anticorrupção e o compliance nos projetos de engenharia19:00 - 20:30 Instituto de Engenharia, Av. Dr. Dante Pazzanese, 120Tipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

 

Palestra gratuita.

Resumo

O Brasil ocupa, atualmente, a 96ª posição no ranking de percepção de corrupção no setor público (Corruption Perception Index), divulgado em 2017 por órgãos internacionais. O cenário no país está cada vez mais caótico, com a revelação de que não só o setor público, mas também o setor privado está diária e cotidianamente envolvido em atos de corrupção, tornando-a endêmica no país. Ao mesmo tempo, é fato que todas as empresas privadas, direta ou indiretamente, estão sujeitas a responder pela prática de atos lesivos contra a administração pública, inclusive e principalmente aquelas que têm que lidar com o poder público, em projetos ou licitações. Neste sentido, é preciso entender como funciona a Legislação Anticorrupção Brasileira e de que modo ela pode afetar não só as pessoas físicas, mas também as pessoas jurídicas que prestam serviços, principalmente aqueles ligados às áreas de maior risco, como a engenharia e infraestrutura.

Sobre o palestrante
Prof. Rodrigo Brandão Fontoura
Advogado e professor. Diretor Institucional da Associação Brasileira de Integridade, Ética e Compliance – ABRAECOM. Professor de Direito Societário, Contratos Empresariais e Técnicas de Negociação (PON – Harvard Law School) na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professor de Direito Societário e Contratos na Especialização em Direito Empresarial do Grupo DeVry Metrocamp. Mestrando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP. Especialista em Direito Societário pela FGV/SP, especialista em Direito Contratual pela PUC/SP e especialista em Direito Regulatório pelo Ibmec/SP. Consultor formado pela Thompsom. Palestrante e autor de diversos artigos publicados pelo jornal Valor Econômico e outros veículos de mídia. Autor do livro “Contratos de Prestação de Serviços e Mitigação de Riscos” e coautor dos livros “Direito e Energia”, “Tributação no Setor Elétrico” e “Direito e Geração de Energia Elétrica”.

Realização:
Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Apoio Institucional

  

Hora

(Quarta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Instituto de Engenharia

Av. Dr. Dante Pazzanese, 120

X
X
X
X
X